Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

5 Exames de rotina para Saúde da Mulher





Fazer visitas periódicas ao ginecologista, repetir exames relacionados a essa especialidade com determinada frequência e ficar atento aos sinais de possíveis problemas no organismo. A partir da primeira menstruação, a mulher deve seguir à risca as orientações médicas. Esse compromisso é reforçado pela ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Maria Luísa da Rocha Mendes.
“Geralmente, recomendados realizar exames (ultrassom pélvico e de mama) anualmente. E a mamografia, após os 40. Quem tiver vida sexual ativa, deverá incluir o Papanicolau nessa lista”, diz a dra. Maria Luísa. A densitometria óssea é indicada como adicional para quem estiver na menopausa. Já os exames de sangue e outros clínicos de mesma linhagem fazem parte da de qualquer rotina, de acordo com as queixas e faixas etárias de cada mulher.
Os sinais de que o corpo não está funcionando como esperado são diversos. As cólicas incapacitantes em pacientes jovens podem indicar endometriose. Já a sonolência, a fraqueza e a depressão têm grandes chances de estarem associadas a anemias e alterações na tireoide. “Por outro lado, câncer na mama, no ovário, no endométrio e no colo podem não ter sintomas clínicos. Em razão disso, fazer os exames é algo extremamente importante”, completa Maria Luísa.
De acordo com dados recentes da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgados no fim de 2013, o número anual de diagnósticos de câncer no mundo aumentou de 12,7 milhões, em 2008, para 14,1 milhões em 2012. Entre as mulheres, o mais frequente é o de mama (25,2%), seguido pelo colorretal (9,2%), de pulmões (8,7%), útero (7,9%) e estômago (4,8%).
 
Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados