Pesquisar no Blog

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Armazenamento inadequado de medicamentos pode comprometer os efeitos terapêuticos





A interdição da fábrica de uma das maiores farmacêuticas do País por não cumprir as normas técnicas de temperatura ressaltou a importância do gerenciamento da temperatura ideal como processo fundamental. A qualificação térmica dos ambientes e embalagens é a garantia da qualidade dos insumos farmacêuticos e dos medicamentos que são entregues a população pois qualquer procedimento inadequado implica risco para a saúde, além de prejuízo para a indústria.
A farmacêutica e especialista em cadeia fria, Liana Montemor, explica que quando as características de temperatura não são levadas em consideração durante o armazenamento dos medicamentos existe o risco de a alta temperatura inativar o princípio ativo fazendo com que os efeitos terapêuticos não sejam atingidos com qualidade. “Muitas vezes as alterações de qualidade dos medicamentos e insumos farmacêuticos são imperceptíveis visualmente e só um profissional habilitado pode garantir que não sejam alteradas a identidade, pureza, potência e qualidade do produto. Justamente por isso a Anvisa tem normas tão rígidas no que diz respeito às boas práticas de processamento e fabricação de produtos farmacêuticos”, explica.

Liana Montemor - farmacêutica, gerente do Valida Laboratório de Ensaios Térmico do Grupo Polar, e vice-presidente da Associação Internacional de Engenharia Farmacêutica (ISPE) Brasil e está à disposição para comentar e explicar os impactos da falta do gerenciamento da temperatura ideal para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados