Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Especialista alerta sobre o consumo exagerado de álcool e energético no carnaval




O Carnaval chegou e, com ele, a folia e os exageros típicos. Entre as festas, é comum encontrar grande oferta de bebidas alcoólicas e energéticas, mas o que poucos sabem é que essa mistura representa um verdadeiro risco para o coração.
Muito procuradas por foliões que pretendem ficar despertos por horas de festas seguidas, as bebidas energéticas são compostas por substâncias com poder de excitação cardíaca, como cafeína, taurina e ginseng e, quando aliadas às bebidas alcoólicas, criam uma combinação que pode se tornar uma bomba relógio. “Quando misturada, a bebida eleva a frequência do coração, podendo causar irritação seguida de arritmia cardíaca”, explica o cardiologista Fernando Augusto Alves da Costa, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
E para os foliões com predisposição a doenças cardíacas, maneirar no consumo de energéticos é uma atitude ainda mais essencial: estima-se que uma lata de energético equivale a três xícaras de café, e esse poder de excitação aliado à ansiedade e altas taxas de estresse pode ser fatal. Entre os efeitos colaterais da ingestão dessa dupla perigosa estão taquicardias, ansiedade, insônia e tremores. Para prevenir tais riscos em meio à festa carnavalesca, o especialista alerta: “os lugares que vendem esse tipo de bebida e têm grande concentração de pessoas precisam estar preparados para atender vítimas da ingestão indevida da mistura, pois o primeiro atendimento é primordial para reverter o quadro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados