Soluções
vivas conectadas, energia solar e outros produtos e serviços digitais estão no
topo da lista desses consumidores
A demanda dos consumidores por novos produtos e
serviços relacionados à energia é alta, especialmente entre a Geração Y (18 a
34 anos), demonstrando que este grupo irá estimular muito o valor futuro das
distribuidoras de energia, segundo uma nova pesquisa da Accenture (NYSE: ACN).
A
sétima edição da pesquisa anual da Accenture, realizada com consumidores de
energia, explora o ponto de vista de quase 10 mil entrevistados, em 17 países,
incluindo o Brasil. O relatório - "The New Energy Consumer: Thriving
in the Energy Ecosystem" ("O novo consumidor de energia:
prosperando no ecossistema de energia", em Português) - revela
que uma grande demografia, formada pela Geração Y, tem forte influência sobre
as principais tendências de engajamento do consumidor em meio a um conjunto
cada vez mais complexo de concorrentes disputando produtos, serviços e
experiências em energia.
A
Geração Y quer ser a primeira a adotar novos produtos e serviços de energia -
24% desta demografia são classificados como "early adopters",
comparado a 17% da faixa entre 35 e 54 anos e 7% dos indivíduos com mais de 55
anos. Além disso, 22% da Geração Y disseram que gostariam de experimentar novas
tecnologias, uma porcentagem maior que a dos demais grupos etários (15% para
aqueles com idades entre 35 e 54 anos e 6% para aqueles com 55 anos ou mais).
A
Geração Y, por exemplo, é muito receptiva e muito mais propensa a considerar
produtos e serviços de recursos energéticos distribuídos (DER) após receber
informações a respeito - 87%, comparado a 60% entre aqueles com mais de 55
anos. Quase 80% (86% no Brasil) disseram que estariam mais satisfeitos se fossem
oferecidos serviços de assistência e monitoramento digital em casa, que
sugerissem novas ofertas de produtos e serviços personalizados, contra 62% (78%
no Brasil) dos entrevistados com mais de 55 anos de idade.
Quando
se trata de gestão residencial de energia, 61% (70% no Brasil) têm a intenção
de adquirir um aplicativo para monitorar e controlar remotamente elementos
domésticos nos próximos cinco anos, contra 36% (59% no Brasil) dos indivíduos
com mais de 55 anos. Notavelmente, 56% da Geração Y, o dobro da população com
mais de 55 anos, devem adotar painéis solares nos próximos cinco anos. No
Brasil a discrepância entre gerações é menor, neste caso: 72% da Geração Y
contra 63% dos indivíduos com mais de 55 anos.
Geração
Y: mais exigente em relação aos seus provedores de energia
A
Geração Y enxerga a energia e se envolve de uma maneira muito mais profunda com
os fornecedores, e sob um ponto de vista completamente distinto. Embora exista
uma clara demanda por novos produtos e serviços nessa área, essa geração
demanda informações e deseja que tudo seja instantâneo e acessível de acordo
com seus termos.
As
expectativas da Geração Y com relação a utilização dos canais digitais também
são mais elevadas. Por exemplo, ela dá mais importância para a experiência personalizada
nos canais digitais do que a população mais velha, bem como ao acesso às mais
recentes tecnologias digitais que lhes permitam interagir com seus fornecedores
de energia. Além disso, 83% dos entrevistados globalmente não adotariam
produtos e serviços adicionais se o seu provedor não pudesse fornecer uma
experiência integrada; no Brasil, 97% da Geração Y também segue esta tendência,
contra 75% da população acima dos 55 anos.
"Os
provedores de energia devem levar a sério estes e outros insights sobre
esses grupos para explorar valor, já que as preferências e o comportamento dos
consumidores estão mudando rapidamente o cenário do mercado", alerta Tony
Masella, diretor executivo da Accenture Energy Consumer Services. "Os
provedores de energia de sucesso passarão a colocar o design no centro
de suas operações de negócios e considerar o cliente e as operações de varejo
como um ativo estratégico."
O
engajamento com este grupo em crescimento
A
pesquisa mostra que as distribuidoras têm oportunidades substanciais para se
envolver com a Geração Y, já que oferecem maior influência sobre os outros
consumidores.
Por
exemplo, 41% da amostra global da Geração Y interage com mais frequência com
seu fornecedor de energia usando as mídias sociais, e também ficariam mais
satisfeitos se pudessem se conectar ao portal do seu provedor usando suas
credenciais de mídias sociais. Curiosamente os brasileiros das duas gerações
demonstraram interesse muito similar nessa forma de interação, com 79% da
geração Y e 78% da população acima dos 55 anos sinalizando ter interesse em
conectar-se ao portal das provedoras de energia por meio de suas credenciais de
mídias sociais.
A
pesquisa também mostrou que novas propostas de valor geram maior interesse da
Geração Y: 77% dos entrevistados globalmente estariam interessados em um
mercado personalizado online para selecionar e comprar produtos e serviços
relacionados à energia. No Brasil, o número chega a 90% da geração Y contra 69%
da população acima dos 55 anos. Além disso, 42% da Geração Y brasileira estaria
interessada em soluções domésticas automatizadas e disposta a pagar por elas,
contra 23% dos indivíduos acima dos 55 anos.
"As
estratégias de clientes devem ter uma visão ampla das tendências que moldam os
atuais consumidores e, o mais importante, os consumidores de amanhã",
avalia Masella. "Para prosperar, os fornecedores de energia devem se
preparar para arquitetar rapidamente sua transformação, criar novas capacidades
para se beneficiar de novas oportunidades, atingir escala e inovar
continuamente usando digitalização, automação e operações multifacetadas."
Sobre
a pesquisa
O
programa de pesquisa anual New Energy Consumer é projetado para ajudar as
distribuidoras a entenderem as necessidades e preferências dos consumidores,
identificar novos desafios e oportunidades, e focar nas competências críticas
necessárias para obter sucesso no mercado de energia em evolução. O programa
baseia-se principalmente em insights de pesquisas com consumidores
finais em todo o mundo, melhores práticas de fornecedores da indústria e entre
indústrias, e na análise de adoção de tecnologia.
Metodologia
As
pesquisas globais da Accenture são baseadas em entrevistas por meio de
questionários com consumidores finais. O levantamento foi realizado online, em
idiomas nativos, pela Harris Interactive para a Accenture. Os países
selecionados representam uma gama de mercados regulamentados e competitivos. Em
2016, um total de 9.537 entrevistas foram realizadas em 17 países, incluindo
1.358 nos Estados Unidos, 647 no Reino Unido, 532 no Canadá e 500 na Austrália,
Brasil, China, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Holanda,
Filipinas, Portugal, Singapura e Espanha. Para os consumidores residenciais a
amostra foi estatisticamente representativa da população em geral de cada país,
com as exceções do Brasil e China, onde a amostra foi representativa da
população urbana. Para os países com populações grandes e/ou diversas, os
participantes foram selecionados em um amplo espectro de localidades. As
pesquisas incluíram questões atitudinais, comportamentais e demográficas.
Accenture - www.accenture.com.br
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