Engana-se quem pensa que o setor de alimentação reina isolado no
segmento de franquias. Cada dia mais, o nicho de moda e beleza ganha destaque
entre os que mais crescem. Segundo os levantamentos do Instituto de Estudos de
Marketing Industrial - IEMI, o mercado de vestuário brasileiro é considerado o
quinto maior do mundo com um consumo de 6,6 bilhões de peças ao ano. No franchising,
o setor ocupou a quarta posição entre os que mais crescem, representando 7,4%
na composição do faturamento de 2015.
Mesmo com os números animadores e o índice de consumo crescendo a
cada ano, o investidor pode ficar com medo de entrar no mundo da moda,
principalmente se está pensando em investir em uma loja de moda sazonal. No
entanto, não há motivo para preocupação. Se a rede for bem gerenciada e o
produto estiver ganhando aderência entre os consumidores, a loja certamente irá
dar lucro. Outra vantagem de se investir no segmento é que novas tendências
estão sempre surgindo, o que torna esse setor dinâmico e sempre atualizado. A
cada estação do ano, o mercado se movimenta e uma nova coleção é lançada.
Existe ainda um conceito que está ganhando cada dia mais força no
Brasil: a moda com proteção solar. A novidade visa aliar a moda ao conceito de
saúde. Os consumidores estão cada dia mais engajados com o estilo de vida
saudável e, explorar a união entre saúde e vestimenta, tem sido uma das
tendências do setor. Esse é o caso da Litoraneus, referência nacional na fabricação
de roupas e acessórios com proteção UV. A empresa desenvolve roupas que além de
confortáveis, modernas e versáteis possuem uma tecnologia capaz de absorver 98%
dos raios solares e protegerem a pele de maneira segura e saudável.
Mesmo estando cercada de vantagens, as franquias de moda também
possuem o melhor momento de receberem investimento. É uma linha tênue para ser
definida, mas o ideal é investir um pouco antes dos produtos virarem febre
entre os consumidores. Se deixar para entrar na rede junto com a explosão, o
fraqueado pode se atrapalhar com o volume de trabalho e perder grandes e boas
oportunidades.
Portanto, se você farejar um bom investimento, uma rede sólida que
está crescendo em um mercado promissor, pode apostar no investimento. Dessa forma,
é possível aprender sobre a operação da rede e começar a trabalhar no negócio
antes de crescer de maneira exponencial.
Neto Lima -
diretor comercial da Litoraneus, referência nacional na fabricação de roupas e
acessórios com proteção UV.