Há quatro anos, a pandemia de COVID-19 abalou o mundo,
afetando todos os aspectos da vida, incluindo a economia global. As
consequências econômicas ainda são sentidas hoje, com impactos duradouros que
podem ser observados até 2050.
Durante a crise, muitas empresas fecharam suas portas,
levando ao aumento do desemprego. Em 2021, mais de 1,4 milhões de empresas
foram fechadas, um recorde histórico para um único ano. A pandemia paralisou a
economia, afetou o comércio global, fechou fronteiras, derrubou bolsas e
colocou países em recessão.
A gestão empresarial, que envolve um conjunto de práticas,
estratégias, métodos e processos utilizados para administrar e coordenar as
operações em empresas, tornou-se crucial durante a pandemia. Infelizmente,
muitas empresas falharam em sua gestão, focando excessivamente em vendas e
negligenciando a análise financeira.
“No mundo dos negócios existe um antídoto universal contra
crises que é a reserva financeira. Toda empresa precisa ter, pelo menos, 4
meses de gastos fixo sem caixa para poder lidar mais tranquilamente com
situações de crise. Mas, ao contrário do que a maioria dos empresários pensa,
não é vendendo mais que se constrói tal reserva, mas sim tendo uma boa gestão
do dinheiro” Renan Kaminski, sócio da 4blue
A falta de gestão financeira adequada durante a crise levou
a um ciclo vicioso de competição contínua, com empresas reduzindo cada vez mais
os preços na tentativa de superar os concorrentes. Isso resultou em margens de
lucro reduzidas e afetou a sustentabilidade financeira das empresas. Grandes
empresas, como a Avianca e a Oi, declararam falência devido a dívidas
substanciais acumuladas ao longo do tempo.
A estratégia de competição por preços baixos pode ser uma
armadilha. Embora possa atrair clientes inicialmente, pode levar a uma guerra
de preços prejudicial. Vender a qualquer custo pode colocar em risco a saúde
financeira de uma empresa, especialmente se a empresa não tiver uma compreensão
clara do custo de produção.
“Sempre ensinamos aos nossos clientes: o preço errado é o
atestado de falência da sua empresa. Mesmo que você venda mais, se vender
errado, essa conta não vai fechar” Aleksander Avalca, Sócio e CEO da 4blue
Uma visão macro na gestão empresarial é essencial. Ela
permite que as empresas entendam o mercado em que estão inseridas e se adaptem
estrategicamente às mudanças. Isso é especialmente importante em tempos de
crise, quando as condições do mercado podem mudar rapidamente.
A pandemia de COVID-19 teve impactos econômicos
significativos, levando ao fechamento de empresas e ao aumento do desemprego. A
gestão empresarial eficaz é crucial para a sobrevivência de negócios durante
tais crises.
“Nos esportes, se você pegar um atleta profissional ‘ruim’ contra um atleta amador ‘bom’, muito provavelmente o profissional vai vencer. E da mesma forma é nas empresas: os profissionais sempre vão vencer o jogo. Logo, sua gestão precisa ser profissional” Renan Kaminski, sócio da 4blue.
A gestão empresarial sólida é essencial para a resiliência durante crises, como a pandemia. As empresas devem fortalecer sua gestão financeira e empresarial, adotando uma visão macro e estratégias abrangentes que vão além do aspecto financeiro. Isso inclui a compreensão do mercado e a adaptação estratégica, garantindo um futuro mais seguro para as empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário