Palestrante de
inclusão e diversidade, psicóloga e pedagoga, Natalie Schonwald, afirma que
respeitar a diversidade também é prevenir o bullying
O bullying é uma prática que se manifesta de
diversas maneiras, caracterizada por comportamentos violentos repetitivos de
intimidação e agressão, seja física ou psíquica, realizada por uma pessoa ou
grupo a outra pessoa ou grupo mais vulnerável. A prática do Bullying é sempre
baseada em uma relação entre pares que se caracteriza por diferença de poder
entre agressor e vítima.
O bullying não se dá por um único fator e sim à
soma de vários aspectos, e cada um deles deve ser entendido detalhadamente.
Podemos investigar cada um destes pontos utilizando diversos meios, como, por
exemplo, orientação familiar, levantamento da história do sujeito, e também é
muito importante que o agressor seja cuidado, já que a prática desses
comportamentos não ocorre sem um histórico.
Essa conduta pode resultar em graves danos
emocionais e físicos significativos para as pessoas envolvidas impactadas. Este
tipo de agressão é comumente observado em ambientes escolares, pois a pressão
psicológica ocorre muitas vezes contra indivíduos que não conseguem se defender
ou compreender os motivos por trás da agressão.
Logo, a coordenação da instituição de ensino e os
professores, assim como toda a equipe escolar, devem ficar atentos aos
comportamentos de quem pratica o bullying, e ficar ciente das consequências
para quem sofre as agressões. A luta contra o bullying ainda constitui um
desafio para educadores e diversos outros profissionais.
“Para respeitar a diversidade, devemos fazer
um trabalho constante durante a vida escolar, e é muito importante trabalhar
com cada criança, respeitando suas características e garantir seu espaço como
parte daquele grupo “, explica a psicóloga, pedagoga e palestrante de inclusão
e diversidade, Natalie Schonwald.
Dentro de uma instituição escolar, a prática do
bullying traz grandes danos físicos e principalmente psicológicos. A data de 7
de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, deve
ser lembrada como um alerta de respeito ao próximo e ao convívio sadio entre os
estudantes.
Estudantes, com ou sem deficiência, precisam ter as
mesmas oportunidades e condições de participar plenamente das atividades
escolares e desenvolver, integralmente, suas potencialidades e trabalhar para
superar suas dificuldades.
Medidas preventivas
Natalie afirma que existe uma necessidade de toda sociedade, principalmente aqueles envolvidos no ambiente escolar, local em que mais ocorre o bullying, de preparar adequadamente os profissionais da educação para identificar situações de bullying e conhecer as estratégias de intervenção e de prevenção para trabalhar constantemente o assunto com os estudantes, já que o “fenômeno” tem efeito direto na vida dos alunos”.
Natalie Schonwald - psicóloga, pedagoga e palestrante de inclusão e diversidade e autora do livro “Na cidade da matemática”. É pós-graduanda em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades (SP). Na área da educação e alfabetização, trabalha com os anos finais da Educação Infantil e iniciais do Ensino Fundamental I. Nesta área da educação, Natalie completa seu trabalho escrevendo artigos para o site A Escola Legal. A profissional também faz parte da direção da Associação dos AVCistas do Brasil - uma organização comunitária de acolhimento às vítimas de AVC e seus familiares. Como atleta, também participou do mundial de adestramento para equestre em 2003 – pratica esporte desde seus 9 anos e também é embaixadora da equipe surf adaptado feminino da escola Surfistas para Sempre.
@pedagoga_nati
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