Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Saúde bucal não pode ser negligenciada nas férias, explica dentista

 

Quebra da rotina em viagens altera hábitos, pode causar doenças graves e piorar preexistentes  

  

Com a rotina alterada por conta dos recessos de fim de ano, muitas pessoas têm negligenciado a saúde bucal. Crianças de férias, viagens que promovem alimentação em horários diferentes e a intenção de apenas curtir a folga é capaz de desencadear diversos problemas na boca, desde o mau hálito até infecções bacterianas que podem levar ao câncer bucal. Por isso, dentistas reforçam a importância do hábito de higiene em todo o período de viagens ou mudança de rotina.   

Quando as bactérias da boca migram para outras áreas do organismo, por meio da corrente sanguínea, é possível que haja novas infecções e a piora de outras doenças preexistentes. Desta forma, a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Carolina Tavares, reforça que o compromisso com a saúde da boca não deve ser negligenciado, a fim de que problemas ainda mais graves não surjam. “Fugir da rotina habitual ou ficar fora de casa por semanas não pode ser pretexto para a falta de escovação, por exemplo. Nas férias, os horários mudam, talvez refeições sejam puladas, mas a escovação precisa continuar três vezes ao dia, após as refeições. Parece simples, mas isso pode evitar que o paciente desenvolva infecções, cáries ou até doenças bem mais graves, como a endocardite bacteriana e o câncer bucal”, reforçou Carolina.   

Para quem vai sair em viagem, a dentista lembra que os viajantes precisam separar espaço na bagagem para produtos de higiene bucal. Tavares também enfatiza que a alimentação pode interferir na saúde da boca, enfraquecendo o esmalte dental ou prejudicando a mucosa oral. "Uma necessaire com uma escova de dente, fio dental, um enxaguante e creme dental já são suficientes para um sorrisão livre de problemas. Separe sempre um momento pra realizar esse ritual de saúde. Sobre as refeições, evite choques térmicos, pois isso prejudica o esmalte dos dentes. Quando falamos em álcool, sempre com moderação. Essa substância reduz a produção de saliva e, consequentemente, temos grandes chances de aparecer o mau hálito. E, sem medo, saiba que a saúde começa na boca”, finaliza Carolina Tavares.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados