Sua estratégia de negócios agregando valor na coleta de dados
Quando
você ouve a expressão “marketing moderno”, pensa em mídia digital,
aplicativos inovadores e campanhas compartilhadas em múltiplos canais?
O marketing moderno omnichannel vai muito além,
pois aproveita os recursos do negócio para fornecer a melhor experiência ao
cliente, impulsionando o crescimento e a lucratividade.
Embora boa parte dos líderes não tenha clareza
sobre o que isto significa, o marketing precisa se modernizar. Nesta jornada,
evitar a adoção de iniciativas ao sabor dos modismos previne a frustração que
advém de resultados não concretizados. Em uma transformação tangível, os
colaboradores devem assumir uma nova mentalidade de gestão e decisão. As
definições top down
sobre “o que e como fazer” são pouco úteis, pois deixam de estimular a
colaboração multifuncional. É necessário adotar uma abordagem de baixo para
cima, baseada em dados, que desbloqueie o potencial da organização.
Com base em pesquisas e evidências corporativas,
destaco cinco características de empresas bem-sucedidas na gestão data-driven:
- Comprometimento
Geram valor a partir dos dados, indo além da simples utilização. - Mindset
Incentivam a exploração de dados e a curiosidade dos colaboradores. - Talento
Geram expectativas a partir de inúmeras iniciativas relacionadas aos dados. - Confiança
Valorizam e estimulam vínculos de confiança em decisões de governança. - Compartilhamento
Promovem colaboração e estimulam a quebra de silos internos.
Como impulsionar sua organização para que se torne data-driven?
- Concentre-se
em dados melhores, não em big data. Muitos gestores focam na variedade e
no volume de dados. Porém, a coleta de dados divorciada da estratégia da
empresa torna-se irrelevante.
- Defina
com clareza o problema do seu negócio. Aprimore a coleta de dados a partir
de uma visão clara do problema e da solução que oferece para a necessidade
do cliente. Entenda como isso afeta sua estratégia geral.
- Colete
dados significativos fazendo as perguntas certas desde o início.
Complemente seus dados internos com dados externos para garantir que a
análise inclua uma visão além dos limites de sua marca.
- Otimize
e faça experimentos para melhorar o valor e os resultados para o cliente.
Melhore o ROI para análises de marketing via aprendizado e experimentação
constante.
- Conheça
bem seus clientes. Os dados mais valiosos resultam da comparação entre os
clientes que se interessaram e compraram com aqueles que não compraram. É
frequente os gestores se concentrarem no ponto, e não no motivo, da perda.
O que levou esses clientes a desistir?
Antes de investir em iniciativas data-driven, esteja pronto
para responder às seguintes perguntas:
- Quais
dados fornecem mais informações para você?
- Quais
podem ser coletados de forma consistente?
- Em
quais dados podemos confiar?
- Quais
dados podem potencializar o lucro e p alcance da empresa?
- Quais
dados têm mais valor para seus clientes ou pessoas com as quais trabalha?
Por último, uma importante reflexão: você quer que
sua empresa seja informada ou orientada por dados? São os dados quem irão tomar
as decisões de negócios ou é você quem decide o que fazer com base nos dados?
A diferença pode ser sutil, porém as abordagens são
significativamente diferentes, o que muda a relação da sua empresa com os
dados.
Adotar uma abordagem baseada em dados, na qual eles
direcionam tudo o que você faz, pode ser a mais objetiva, porém você pode
perder contexto. Ao mesmo tempo, optar em ser informado via dados pode
flexibilizar demais as decisões.
Portanto, uma decisão equilibrada entre os métodos
“orientado” e “informado” por dados é o caminho ideal para sua empresa ganhar
vantagem competitiva. Obviamente, a decisão sobre a escolha do método ideal
depende das circunstâncias.
Andrea Rios - diretora da Orcas - Omnichannel Experience e professora convidada no MBA live da FGV.
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