Veja como evitar o
"carrinho abandonado" e fazer com que o cliente enxergue suas
promoções
Chegou janeiro, época do ano em que o apelo das
marcas e empresas de produtos e serviços na web é intenso para atrair atenção
do cliente para compras e promoções. Segundo a pesquisa Market Review | Edição
1: Tendências do E-commerce para 2022, divulgada recentemente, 49% dos
brasileiros afirmam que querem fazer mais compras pela internet nesse ano.
Ou seja, o consumidor já sinalizou que vai recorrer aos meios digitais
com essa finalidade. Nesse sentido, utilizar canais variados de atendimento
para melhorar a experiência do cliente é essencial para qualquer
empresa que queira crescer em vendas.
Veja o que Julio Souza e Rafael Pedroso, UX/UI Designers
da Néctar Consulting e BExpert, ambas empresas partes da Accenture Interactive,
e especialistas em implementação e consultoria de soluções de CX líderes de
mercado, ensinam sobre levar o cliente até o final da compra online. E mais:
entenda como garantir que, efetivamente, os clientes enxerguem as promoções do
seu E-commerce.
1 - Personalize o seu layout
Começando pela tela inicial, o site deve ser
customizado para as datas de compra, sempre colocando o usuário como o primeiro
ponto a ser levado em consideração. Ao longo do período, o cliente pode passar
por vários momentos, entre estar decidido pela compra, ou estar procurando algo
que desperte seu interesse. No geral esse processo é rápido, e acontece
enquanto se compara preços e modelos em vários sites. Por isso, a
comunicação de grandes ofertas e catálogos de produtos devem estar
visíveis e claras logo no primeiro acesso ao site da loja.
2 - Seja óbvio
É fundamental deixar óbvia preços e promoções. Para
isso, é importante utilizar banners que comuniquem visualmente seus objetivos,
assim como renovar as tags nos produtos da vitrine. Além disso, é
importante trazer aproximadamente 1/3 de todos os
itens promocionais já para a página inicial, facilitando a
pesquisa para o usuário e o fazendo conhecer toda a gama de produtos
disponível na sua loja.
3- Categorize seus produtos
É extremamente recomendado que se crie uma
categoria de produtos para datas sazonais. De preferência, ela deve
aparecer em destaque no cabeçalho do site da loja. Além disso, é fundamental
criar filtros por preço, porcentagens de desconto e, principalmente, por itens
marcados com a tag de “promoção”, “férias”, “produto com desconto”.
Assim, facilita para o usuário achar os itens promocionais a partir de
qualquer página de catálogo que estiver, semelhante ao filtro “Prime” que
podemos ver na loja da Amazon, por exemplo.
4- Crie gatilhos de venda
Muitas vezes, várias funções da plataforma são
deixadas de lado nas lojas virtuais, mas algumas delas podem transformar
positivamente a taxa de conversão. Entre elas, o cross-sell,
que permite trazer mais opções de itens na página de produto ou
de carrinho, baseando-se em alguma regra. Nesse caso, o vendedor
pode mostrar os produtos que estão com desconto em um carrossel de
produtos relacionados, sempre oferecendo mais opções para o
comprador. Esses carrosséis também podem ser utilizados para apresentar os
últimos itens que o usuário visitou, sugerindo uma compra mais barata em
um produto que ele já demonstrou interesse. Também é importante atentar
para a forma de apresentação dos preços. É muito relevante, por exemplo,
deixar a visualização do preço antigo de um produto para o cliente
entender o custo-benefício que ele terá ao realizar a compra. Por
fim, outra boa prática é trabalhar o senso de urgência em páginas de produto e
carrinho. Mensagens que digam por quantas pessoas o produto está sendo
visualizado, quanto tempo falta para a promoção acabar ou até mesmo quantas
unidades restam no estoque, podem ativar o gatilho de compra do cliente.
5- Tenha cuidado com falhas técnicas
Nenhuma campanha vai adiantar, se a equipe técnica
da empresa não estiver preparada. Além da facilidade e clareza no processo de
compra, que deve estar impecável, é fundamental que os administradores de
e-commerce fiquem atentos ao número de acessos ao site em relação à capacidade
do servidor. Se o site cair por alta demanda de acessos, com certeza o
concorrente estará funcionando, e aí o esforço da campanha terá sido em vão.
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