Estudo
da plataforma Almoço Grátis entrevistou 500 pessoas e destaca cerca de 30 medidas
que restaurantes podem realizar após a pandemia
Pesquisa realizada pelo Almoço Grátis,
plataforma que conecta restaurantes e consumidores, dá algumas dicas de como
retomar confiança de clientes após a pandemia e aponta que o rigor na higiene
nos estabelecimentos é item indispensável para 91% dos entrevistados.
Entretanto, além da limpeza, 56% dos clientes consideram essencial que os
estabelecimentos recontratem funcionários demitidos.
O estudo ouviu mais de 500 pessoas e
consta mais de 30 ações que podem ser realizadas pelos estabelecimentos para
retomar a confiança de consumidores, como fornecer álcool e gel para clientes
fornecer álcool e gel para clientes (90%), desinfetar cardápios físicos a cada
uso (82%) e distribuir porção individual de condimentos, como ketchup e
maionese (55%).
Para Guilherme Satoru, chef e fundador
da Satoru Food Service Consulting (www.satorufsc.com.br)
- empresa que propõe aumentar a produtividade nas cozinhas e evitar
desperdícios de alimentos, explica que restaurantes e lanchonetes que
investirem em medidas protetivas de higiene e apresentar diferenciais sairão na
frente na retomada de confiança do consumidor.
“É possível notar que a maioria
esmagadora dos restaurantes está preocupada com a higiene, portanto, os
estabelecimentos que investirem em outros diferenciais, como a recontratação de
funcionários, sairão na frente nesta crise. Ainda é cedo para falarmos em
retomada da normalidade, mas é fundamental que, neste momento, os empresários
compreendam a insegurança dos consumidores e mantenham as ações recomendadas
por profissionais de saúde”, destaca Satoru.
O estudo cita ainda como ações
importantes os funcionários usarem luvas (51%), o estabelecimento fornecer cardápios
no celular (42%), limitar 6 pessoas em cada mesa (40%) e medir temperatura de
clientes na entrada (36%).
Para a Associação Nacional de
restaurantes, 65% dos restaurantes, padarias e lanchonetes já registraram queda
de faturamento de 70% no mês de abril, o que pode piorar nos meses seguintes.
Entretanto, Satoru afirma que a saúde e a higiene serão fatores primordiais
para a retomada dos estabelecimentos. “Restaurantes e lanchonetes que
investirem mais em medidas protetivas sairão na frente da concorrência depois
da crise”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário