Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Vacina contra o HPV deve ser estendida para novas faixas etárias para evitar câncer


Um estudo apresentado durante o ESMO Congress 2019 defende que a vacinação contra o papilomavírus humano não tratado (HPV) seja estendida para novas faixas etárias para prevenir casos de cânceres que têm relação com o vírus.

De acordo com William Nassib William Júnior, diretor Médico de Oncologia Clínica e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo a proposta discutida durante o congresso sugere ampliar a imunização para adultos com idade até 45 anos, uma vez que a vacina também pode prevenir tumores de cabeça e pescoço. Já se sabe que o vírus do HPV pode aumentar o risco de a pessoa desenvolver alguns tipos de cânceres, dentre eles o de colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, amídala, língua e boca. Por isso, a imunização é uma maneira importante de prevenir vários tipos de tumores.

No Brasil, a vacinação está aprovada, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e é recomendada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Em alguns outros países a faixa de pessoas elegíveis para a vacinação já foi ampliada sob recomendação médica para que mais pessoas recebessem a inoculação, visando à prevenção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados