Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Os alimentos de uma planta


A planta, para crescer, precisa de água, luz, oxigênio, carbono e elementos minerais. Ela encontra todos esses nutrientes em seu ambiente.

Quais são os principais princípios?

O ar contém o carbono e o oxigênio necessários para a fotossíntese e a respiração. Da água do solo provém o hidrogênio (H), oxigênio (O2) e os elementos minerais essenciais para o seu crescimento:

  •     Os principais nutrientes que a planta precisa são nitrogênio, fósforo e potássio. Eles fazem parte dos chamados macronutrientes primários (que a planta precisa em grandes quantidades) e são os elementos que mais provavelmente estão faltando no solo.
  •     A planta também necessita de nutrientes essenciais em quantidades menores (cálcio, magnésio e enxofre) e micronutrientes em quantidades muito pequenas (boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, níquel e zinco).


Importante entender

As plantas emprestam os nutrientes do solo. Portanto, é necessário manter a fertilidade do solo, devolvendo ao solo para reconstituir suas reservas através da aplicação de fertilizantes. Essas aplicações devem ser feitas de acordo com a fertilidade do solo e as necessidades das plantas.

A análise do seu solo por um laboratório permitirá, entre outros, conhecer o conteúdo dos principais nutrientes. Desta forma, será possível corrigir quaisquer deficiências, suplementando a deficiência do solo.


O que é fertilizante?

Fertilizantes, corretivos e condicionadores do solo e bioestimulantes são utilizados para garantir, suplementar e promover a nutrição das plantas e melhorar as propriedades e a vida do solo.

Suas ações são complementares e contribuem para a qualidade e produtividade das lavouras, respeitando o meio ambiente e a saúde.

Fertilizantes alimentam as plantas e reabastecem as reservas do solo quando colhidas.

Fertilizante Mineral ou Orgânico?

De origem mineral ou orgânica, os fertilizantes vêm do nosso meio ambiente:

  •     Fertilizantes vêm do subsolo (fósforo, potássio, cálcio, enxofre), mar (potássio, magnésio) ou ar (nitrogênio).
  •     Fertilizantes orgânicos vêm da transformação de matéria vegetal e animal selecionada.
  •     Fertilizantes organo-minerais combinam as duas fontes, mineral e orgânica.

Algumas plantas são mais exigentes por certos nutrientes do que outras. Por exemplo:

  •     Culturas exigentes de nitrogênio: gramados e bambus, arbustos, plantas ornamentais de interior, vegetais folhosos.
  •     Culturas exigentes de fósforo: principalmente espécies de flores e frutas e leguminosas.
  •     Culturas exigentes de potássio: árvores frutíferas, arbustos floridos, morangos, roseiras, bulbos, tubérculos.

Portanto, é necessário levar em conta as necessidades específicas de cada planta, para evitar as consequências relacionadas a deficiências, excesso ou desequilíbrio. Por exemplo:

  •     Folhas pálidas descoloridas podem indicar falta de nitrogênio. As folhas amarelas, com veios muito verdes, indicam uma deficiência de ferro (clorose).
  •     A superadubação pode causar queima direta da folhagem.


O bom desenvolvimento de uma planta está relacionado com sua harmonia com o solo. É importante compreender que uma planta é um ser vivo que tem suas necessidades e exigências.





Valter Casarin - agrônomo, coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados