Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de outubro de 2019

O professor no Mundo VUCA: desafios para os novos modelos de educação


O dia do professor, 15 de outubro, é marcado por homenagens em todo o Brasil. Há diferentes versões para a atribuição desta data aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da educação no país.

Algumas menções dão conta que a origem da homenagem se daria pelo fato que, em 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I teria instituído um decreto oficializando o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Outras fontes apresentam a figura do professor paulista Salomão Becker, quem em 1947 teve a ideia de criar a data para uma confraternização entre os mestres. A motivação central se daria pela necessidade de uma pausa no segundo semestre, quando os docentes estariam muito sobrecarregado de aulas.

Há ainda uma menção ao ano de 1963, quando a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682. No documento, o art. 3º, detalha que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto teria sido de autoria do presidente João Goulart.

No entanto, os trabalhos do professor na atualidade perpassam por muitos outros desafios que tangem à configuração do que se entende hoje do processo ensino-aprendizagem.

O acesso à informação é outro, as coisas acontecem em extrema velocidade, e o aluno é mais do que uma figura central desse processo: o professor precisa adequar-se ao novo “individuo conectado”.

Segundo o Especialista em Inovação, professor e palestrante Marcelo Pimenta, no cenário do Mundo VUCA, o professor deixa o papel do único detentor do conhecimento e senhor da verdade. “Ele passa a ser um orientador, que aponta algumas direções, tira dúvidas, oferece problemas e desafios de forma que o próprio aluno tenha autonomia para encontrar a solução”, explica Pimenta.

Ele classifica o processo ensino-aprendizagem do Mundo Vuca em 7 diferentes aspectos: Aprender a aprender; Aprender a DESaprender, o professor como facilitador; o estudante como protagonista; o  Engajamento, Experiência, a Gamificação como essenciais neste processo; o valor da experiência emocional na educação, e a conexão entre o online e o off-line.

Para o especialista, a antiga sala de aula com carteiras enfileiradas deve ser urgentemente repensada, assim como a dinâmica e os métodos de avaliação. A gamificação vem para trazer uma nova perspectiva de começo, meio e fim, vitórias derrotas e aprendizado com os erros. Quanto mais o aluno for exposto a situações mais parecidas com a realidade do mundo, melhor preparado ele vai estar e menos propenso a decepções e frustrações.

Todos esses elementos detalhados nos estudos deo professor Marcelo Pimenta, apontam para a necessidade urgente de reconfiguração dos espaços e do conceito de aprendizagem.

“A antiga sala de aula com carteiras enfileiradas devem ser urgentemente repensadas, assim como a dinâmica e os métodos de avaliação. Como as informações em si estão distribuídas e acessíveis a todos, o aluno também é um agente “dentro da sala de aula”, que acrescenta, atualiza, recorre às suas experiências para criar um ambiente totalmente inovador e sem um padrão pré-formatado de aprendizado”, explica.

Para ele, em uma perspectiva ampla, pode-se afirmar que a educação já vem se adaptando a todas essas transformações, mas ainda há um bom caminho pela frente: o de compreender o quando é preciso repensar os velhos paradigmas do processo de educação.

“Tentar frear as transformações será em vão, portanto sofrerá menos quem se adaptar mais rápido ao mundo VUCA e todas as oportunidades e avanços que ele tem a nos oferecer”, explica e provoca: “Então… está pronto?”.





Marcelo Pimenta - inquieto e criativo se tornou empreendedor logo depois da faculdade. Foi se colocando à frente de vários negócios bem-sucedidos que descobriu que, para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática. Depois de estudar bastante o assunto e de aplicar o que aprendeu, encontrou ferramentas práticas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e se tornou um especialista em descomplicar a inovação. Professor da ESPM, consultor credenciado do SEBRAE desde 2010, palestrante de grandes eventos, como o TEDx e cocriador do Protagonistas, um programa de aceleração de resultados, Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um acreditador.  Um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem sua confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados