O que faria alguém optar por sua
marca, independentemente do preço de seus serviços em relação à concorrência?
Será que, no Brasil, que ainda engatinha para sair da maior crise de sua
história, há espaço para produtos e serviços que prezem pela excelência e não
pela combatividade de preços? Quem não conhece alguém que paga alguns reais a
mais pelo arroz cuja marca sempre foi utilizada por sua mãe e apontada como “o
melhor”?
Quem nunca foi além do orçamento
previamente estabelecido para comprar uma roupa “que dure mais” ao invés de uma
peça mais barata? “A primeira classe e a classe econômica de um avião pousam no
mesmo horário”, já dizia o grande e notável, Steve Jobs. A verdade é que a
visão de que o consumidor olha apenas para o preço é extremamente simplista e
capta apenas uma parte da realidade.
Obviamente, fatores financeiros
influenciam na escolha de um produto ou serviço, mas é a percepção de valor que
determinará a decisão final. Note que a palavra percepção é completamente
diferente da palavra valor. Trata-se de fazer com que o cliente se sinta
especial, único e parte de algo maior do que ele mesmo. A Educação, por
exemplo, é um dos setores onde este sentimento de transcendência pode ser mais
facilmente alcançado. Afinal, quem fala em educar automaticamente fala em
transformar vidas. Todos os pacotes de arroz possuem arroz. Não é o peso do
pacote que o leva da prateleira ao carrinho, mas a percepção que o cliente tem
da marca impressa no rótulo.
Cabe
ao empreendedor olhar para dentro de sua empresa e, reconhecendo o verdadeiro
mérito de seus concorrentes, responder à seguinte pergunta: “Qual é o nosso
verdadeiro diferencial? O que fará com que alguém nos escolha sem precisar
consultar uma planilha de cifras e percentuais?”.
Pensemos na Disney e em seus lendários
parques temáticos. Hoje, a Universal Studios também possui um rol de
parques repleto de grandes atrações que, em alguns aspectos, são superiores aos
de sua concorrente. Então porque a Disney continua na liderança do mercado? Por
que crianças – uma geração que consome pouco conteúdo na TV e não conhece
grande parte dos personagens dos antigos desenhos animados – continua sonhando
em ir à Disney e consideram o parque um lugar “mágico e especial”?
Porque a Disney soube despertar – e
manter – uma percepção de valor inabalável. O que você pode fazer para replicar
com êxito essa estratégia em seu modelo de negócios? Dos pacotes de arroz às
diferentes classes em um voo, as respostas passam por conceitos como valor
agregado, diferencial competitivo e encantamento. O verdadeiro encantar não é
espontâneo, mas cuidadosamente planejado. Embora ele abrigue ações improvisadas
(da gentileza de um colaborador diante de um imprevisto vivenciado pelo cliente
ao ressarcimento de uma taxa que, oficialmente, poderia ser mantida), o seu
cerne está nas ações estrategicamente elaboradas.
A verdade é que quem não encantar seus
clientes com o seu valor, irá perdê-los a qualquer momento, num piscar de olhos
ou, mais especificamente, num “piscar de preços”. Isso vale para aviões,
pacotes de arroz e para o seu negócio.
Ulisses Cardinot - CEO e Sonhador da International School, startup
que oferece um programa de educação bilíngue. Está presente em mais de 230
escolas, 23 Estados e,
atualmente, adotado por cerca de 70.000 alunos em
todo o Brasil. Possui escritório no Rio de Janeiro, São Paulo – capital e em
Fortaleza (CE).
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