Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de março de 2018

Doenças cardíacas respondem por 33% das mortes de mulheres brasileiras



Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, 8,5 milhões de mulheres no mundo morrem por cardiopatias. No Brasil, as doenças do coração são responsáveis por 33% da mortalidade feminina. No Dia Internacional da Mulher (8/3), O Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta para os cuidados com a saúde cardiovascular feminina.

Uma das características da doença cardiovascular nas mulheres é a difícil caracterização dos sintomas. É conhecido que 63% das mulheres, que morrem subitamente por Doença Arterial Coronária (DAC), não apresentam sintomas prévios. Além disso, na mulher diabética, o risco de morte cardiovascular é 7,5 vezes maior do que na não diabética.

É essencial que as mulheres adotem hábitos de vida saudáveis e tornem a consulta com o cardiologista um hábito, no mínimo, anual, assim como a maioria faz com o ginecologista. Incluir dieta balanceada, atividade física, não fumar, manter o peso ideal, combater o estresse, controlar o colesterol, o açúcar no sangue e a pressão arterial são essenciais.

De acordo com o Dr. Hélio Castello cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o recomendável é que a partir dos 40 anos a população feminina procure um cardiologista e realize exames para acompanhar sua saúde cardiológica.


 








Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados