Este é o perfil de pessoas que
sabe que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e contorna as
dificuldades com muito otimismo. O levantamento encontrou as características
dos quatro perfis de microempreendedores mais dominantes no país. Teste rápido
e gratuito disponível no Serasa Empreendedor
avalia em qual perfil o microempreendedor se encaixa e sugere conteúdos
educativos e personalizados para melhorar a gestão dos negócios
Uma
pesquisa inédita realizada em 2017 pela Serasa Experian descobriu as
características e aspectos demográficos dos quatro perfis de
microempreendedores mais dominantes no Brasil – Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.
Segundo o levantamento, as mulheres estão mais concentradas no “Malabarista” –
pessoas que sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e
contornam as dificuldades com muito otimismo –, chegando a 40% do total. Os homens
também predominam no mesmo grupo, porém, com menor intensidade (33%).
Em termos
de educação, daqueles que estudaram somente até o Ensino Fundamental, a maior
parte (35%) faz parte do grupo “Arrojado” – pessoas que estão sempre atentas às
tendências do mercado e, com isso, dispostas a assumir mais riscos na
administração de suas empresas –, fazendo desse perfil o menos escolarizado. Já
aqueles que concluíram o ensino médio e superior dominam o grupo “Malabarista”.
Já por
setores da economia, na indústria, se sobressaem os microempreendedores
“Malabaristas”, com 60% do segmento representado por eles. Na outra ponta do
setor industrial, estão os microempreendedores “Arrojados”, com apenas 5% dos
integrantes comandando indústrias.
No
levantamento por regiões, no Norte e Centro-Oeste do país há maior incidência
(32%) do perfil “Realizador” – empresários com negócios estruturados e que se
dedicam a crescer de maneira sustentável. No Sul (36%) e Sudeste (41%) os
“Malabaristas” são mais recorrentes, enquanto no Nordeste há uma predominância
de “Autônomos” (34%).
Confira
abaixo todos os detalhes dos quatro perfis:
Quais são
as principais características de cada perfil?
- Malabarista (37% do total)
Os empreendedores “Malabaristas”
sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender”. Contornam as
dificuldades com muito otimismo e a maior motivação está em entregar um
trabalho de qualidade. Para atender bem, sacrificam o tempo, deixando para
depois as atividades pessoais. O desafio dos “Malabaristas” é começar o próximo
mês financeiramente melhor do que o anterior.
- Realizador (25% do total)
Os “Realizadores” sentem muito
orgulho por terem se tornado empreendedores. Possuem um negócio estruturado e
dotado de visão, fruto de muita pesquisa e dedicação e, para terem segurança no
que fazem, investem em cursos e pesquisa. A motivação para esse público é
buscar diferenciais para o negócio e, com isso, garantir a realização pessoal.
O objetivo dos “Realizadores” é crescer de forma estruturada e sustentável.
- Autônomo (23% do total)
Os “Autônomos” podem ter se
tornado empreendedores pela necessidade de atender às exigências das empresas
para as quais prestam serviço. Porém, agora eles têm por objetivo estruturar o
próprio negócio para atrair mais clientes e garantir a renda mensal.
- Arrojados (15% do total)
Os
“Arrojados” estão sempre atentos às tendências do mercado e, com isso,
dispostos a assumir alguns riscos. As frustrações, consequência desse
comportamento mais impetuoso, ajudaram esses microempreendedores a se preparar
e ganharam experiência ao longo do tempo. O sucesso financeiro é a motivação
dos “Arrojados” e, para alcançá-lo, sempre têm um plano B. O grande objetivo
das pessoas com esse perfil é serem empresários de sucesso.
Teste
ajuda microempreendedor a conhecer seu perfil empresarial
No portal
Serasa Empreendedor já está disponível o
teste para que o microempreendedor brasileiro identifique seu perfil
predominante. O acesso ao questionário é
rápido e gratuito e avalia a identificação do empresário com questões
relacionadas aos quatro pilares da administração: gestão financeira,
organização, estratégia e comportamento. O resultado o enquadrará em um dos
quatro grupos: Malabarista,
Realizador, Autônomo e Arrojado.
A partir
dessa identificação, o microempreendedor é direcionado para uma “trilha” de
conhecimento, com conteúdos sob medida e indicados a suas necessidades enquanto
gestor.
Metodologia
da pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo IBOPE, conforme
metodologia de perfis desenvolvido pela Serasa Experian. Para a realização do
Perfil Nacional do Empreendedor, o instituto obteve informações de 448
microempresários e microempreendedores individuais dessas categorias em todo o
país. A pesquisa foi realizada pela web, no formato questionário de
autopreenchimento e respondida pelos proprietários, sem distinção de ramo de
atividade, com base em listagem fornecida pela Serasa Experian e Ibope
Inteligência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário