Pesquisar no Blog

domingo, 4 de março de 2018

A cada dez mulheres empreendedoras no país, quatro são “Malabaristas”, revela estudo inédito da Serasa Experian



 Este é o perfil de pessoas que sabe que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e contorna as dificuldades com muito otimismo. O levantamento encontrou as características dos quatro perfis de microempreendedores mais dominantes no país. Teste rápido e gratuito disponível no Serasa Empreendedor avalia em qual perfil o microempreendedor se encaixa e sugere conteúdos educativos e personalizados para melhorar a gestão dos negócios


Uma pesquisa inédita realizada em 2017 pela Serasa Experian descobriu as características e aspectos demográficos dos quatro perfis de microempreendedores mais dominantes no Brasil – Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado. Segundo o levantamento, as mulheres estão mais concentradas no “Malabarista” – pessoas que sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e contornam as dificuldades com muito otimismo –, chegando a 40% do total. Os homens também predominam no mesmo grupo, porém, com menor intensidade (33%).

Em termos de educação, daqueles que estudaram somente até o Ensino Fundamental, a maior parte (35%) faz parte do grupo “Arrojado” – pessoas que estão sempre atentas às tendências do mercado e, com isso, dispostas a assumir mais riscos na administração de suas empresas –, fazendo desse perfil o menos escolarizado. Já aqueles que concluíram o ensino médio e superior dominam o grupo “Malabarista”.

Já por setores da economia, na indústria, se sobressaem os microempreendedores “Malabaristas”, com 60% do segmento representado por eles. Na outra ponta do setor industrial, estão os microempreendedores “Arrojados”, com apenas 5% dos integrantes comandando indústrias.

No levantamento por regiões, no Norte e Centro-Oeste do país há maior incidência (32%) do perfil “Realizador” – empresários com negócios estruturados e que se dedicam a crescer de maneira sustentável. No Sul (36%) e Sudeste (41%) os “Malabaristas” são mais recorrentes, enquanto no Nordeste há uma predominância de “Autônomos” (34%).

Confira abaixo todos os detalhes dos quatro perfis:


Quais são as principais características de cada perfil?

  • Malabarista (37% do total)
Os empreendedores “Malabaristas” sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender”. Contornam as dificuldades com muito otimismo e a maior motivação está em entregar um trabalho de qualidade. Para atender bem, sacrificam o tempo, deixando para depois as atividades pessoais. O desafio dos “Malabaristas” é começar o próximo mês financeiramente melhor do que o anterior.


  • Realizador (25% do total)
Os “Realizadores” sentem muito orgulho por terem se tornado empreendedores. Possuem um negócio estruturado e dotado de visão, fruto de muita pesquisa e dedicação e, para terem segurança no que fazem, investem em cursos e pesquisa. A motivação para esse público é buscar diferenciais para o negócio e, com isso, garantir a realização pessoal. O objetivo dos “Realizadores” é crescer de forma estruturada e sustentável.


  • Autônomo (23% do total)
Os “Autônomos” podem ter se tornado empreendedores pela necessidade de atender às exigências das empresas para as quais prestam serviço. Porém, agora eles têm por objetivo estruturar o próprio negócio para atrair mais clientes e garantir a renda mensal.


  • Arrojados (15% do total)
Os “Arrojados” estão sempre atentos às tendências do mercado e, com isso, dispostos a assumir alguns riscos. As frustrações, consequência desse comportamento mais impetuoso, ajudaram esses microempreendedores a se preparar e ganharam experiência ao longo do tempo. O sucesso financeiro é a motivação dos “Arrojados” e, para alcançá-lo, sempre têm um plano B. O grande objetivo das pessoas com esse perfil é serem empresários de sucesso.


Teste ajuda microempreendedor a conhecer seu perfil empresarial

No portal Serasa Empreendedor já está disponível o teste para que o microempreendedor brasileiro identifique seu perfil predominante. O acesso ao questionário é rápido e gratuito e avalia a identificação do empresário com questões relacionadas aos quatro pilares da administração: gestão financeira, organização, estratégia e comportamento. O resultado o enquadrará em um dos quatro grupos: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

A partir dessa identificação, o microempreendedor é direcionado para uma “trilha” de conhecimento, com conteúdos sob medida e indicados a suas necessidades enquanto gestor.


Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo IBOPE, conforme metodologia de perfis desenvolvido pela Serasa Experian. Para a realização do Perfil Nacional do Empreendedor, o instituto obteve informações de 448 microempresários e microempreendedores individuais dessas categorias em todo o país. A pesquisa foi realizada pela web, no formato questionário de autopreenchimento e respondida pelos proprietários, sem distinção de ramo de atividade, com base em listagem fornecida pela Serasa Experian e Ibope Inteligência.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados