Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Médico defende Parto Humanizado como forma de atenuar a dor e amenizar o medo



Obstetra Alberto Guimarães defende a coragem e o enfrentamento durante os processos naturais do nascimento


O médico e obstetra Dr. Alberto Guimarães, autor do livro “Parto Sem Medo”, é totalmente favorável ao método de “Parto Humanizado”. De acordo com ele, é absolutamente natural a mãe sentir medo nessa hora. “Não dá para encontrar um só ser humano que não tenha medos reais em seu dia a dia. Conforme nossas crenças e cultura, o medo se faz presente. E, se para alguns algo pode causar medo, para outros aquilo não é motivo de tanta preocupação”, afirma.

A gravidez e a maternidade em si, na opinião do especialista, é um grande e profundo período de autoconhecimento para a mulher. “É nesse período em que ela carrega uma nova vida no ventre.
É preciso coragem e confiança. Entregar-se à experiência com determinação”, enfatiza.

Muitas mulheres preferem se submeter à cesariana por presumirem que o procedimento é mais indolor e menos sofrível. No entanto, o médico salienta que essa ideia pode ser um mito. “No parto cesárea, a paciente não sente qualquer tipo de dor devido a anestesia geral. Porém, pode sofrer muitas dores no pós-operatório e por conta das cicatrizes. Entretanto, no parto humanizado, há dores naturais e intensas, mas as pacientes são influenciadas e encorajadas pelo médico e pela equipe multidisciplinar a participar de um momento único e marcante. Passado o procedimento, quase não há dor e a mamãe estará pronta unicamente para cuidar de seu filho”, defende o médico. 





Dr. Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra - Defensor dos conceitos de Parto Humanizado, Dr. Alberto Guimarães lidera o Programa Parto Sem Medo, modelo de assistência à parturiente que defende que o parto é um procedimento pelo qual a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina, atualmente exerce o cargo de gerente médico do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana. Capacitado para explicar temas relacionados ao Parto Humanizado e o Programa Parto sem Medo, o médico também pode responder sobre novidades na Saúde da Mulher, além de assuntos como alterações emocionais nas gestantes e seus efeitos sobre o feto, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre outros. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados