Funcionários devem
ficar atentos ao divulgar o número de telefone corporativo. Cibercriminosos
aplicam golpes como phishing e fraudes via SMS
Em pesquisa da Trend Micro - empresa
especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem –
constatou-se que os celulares corporativos são agora o novo alvo de
cibercriminosos que realizam ataques por meio da engenharia de redes sociais e
ataques spear-phishing em contas de e-mails corporativos.
Funcionários que costumam divulgar
seu número de telefone corporativo em redes sociais, podem facilmente se tornar
vítimas de fraudadores que coletam números a partir de fontes facilmente
disponíveis. Estes mesmos cibercriminosos realizam ataques usando engenharia
social, ignorando assim os mecanismos de proteção normais em tráfego de rede e
de e-mails.
A equipe de Pesquisa de Ameaças
Futuras da Trend Micro em colaboração com a New York University, a Singapore
Management University e o Georgia Institute of Technology, destacou as questões
atuais relacionadas à telefonia móvel e os riscos que representam para as
organizações no mundo inteiro.
Foram analisados os ataques mais
sofisticados realizados através de celulares, e implantado um celular-isca para
investigar de perto as ameaças e o ecossistema desse tipo de cibercrime. O
objetivo principal da Trend Micro era não só aprender como esses ataques
totalmente sem fio são realizados, mas também como os cibercriminosos estão
organizados.
O celular-isca foi configurado com
cartões SIM controlados pelos pesquisadores para o registro de ataques
ocorridos por meio de ligações e mensagens.
Os números destes cartões foram
propositalmente espalhados para potenciais criminosos através de várias
técnicas, incluindo a execução de malwares que 'vazavam' os números armazenados
na lista de contatos do telefone usado no teste.
Ao longo de sete meses, os
pesquisadores coletaram 1.021 mensagens de 215 emissores e 634 ligações de voz
de 413 autores. Mais de 80% destas mensagens e ligações não foram solicitadas e
incluíam ameaças de golpes, fraude, phishing de voz e ataques direcionados.
A maior parte destas ligações e
mensagens de textos foram realizadas no horário comercial. Isto confirma que os
cibercriminosos usam o tráfego normal do telefone como disfarce para que
pareçam legítimos.
Os fraudadores também usaram
tecnologias de proxies GSM e VoIP para se disfarçar e encobrir seus números de origem.
Como resultado, a Trend Micro verificou que técnicas tradicionais de detecção
em blacklists são menos eficazes e por isso, a necessidade de novas técnicas
que levem em conta a informação contextual.
Fraudes e Spam
Usando ligações e mensagens de textos
automatizadas, golpes e spam representaram 65% do tráfego não solicitado. O
celular-isca foi alvo de mensagens oferecendo ring-tones, planos de celular,
serviços online e jogos, e outros tipos de propagandas e anúncios. Alguns
exemplos interessantes incluem:
·
Detetives particulares que oferecem serviços de observação e vigilância;
·
Serviços de hacking para acessar e-mails pessoais e espionar usuários;
·
Comércio de bens ilícitos, como cartões de crédito roubados, contas de pagamentos
sequestradas, PayPal com saldos verificados e faturas de diferentes quantidades
e formatos;
·
Propaganda política.
As fraudes eram geralmente iniciadas
manualmente pelos
fraudadores, que usavam engenharia social para atrair suas vítimas e fazer com
que realizassem transferências de dinheiro.
Ataques com diversas etapas foram
muitas vezes praticados, com os cibercriminosos entrando em contato várias
vezes com a mesma vítima primeiro através de um telefonema e depois por
mensagem de texto. Essas ligações e mensagens perguntavam a (possível) vítima
se o pagamento já havia sido feito. Os fraudadores que fizeram essas ligações
fingiam ser funcionários de bancos ou ONG’s.
Alguns dos fraudadores fingiram até
mesmo ser funcionários da operadora de celular dos cartões SIM implantados.
Eles “informavam” que o contrato seria suspenso, pois a conta não havia sido
paga e as informações para pagamento eram enviadas no mesmo dia. Várias
campanhas foram realizadas pelo mesmo atacante o que demonstra as conexões
entre pequenos círculos.
Soluções Potenciais
Resolver este problema exige foco
tanto no aspecto humano do problema, quanto nos aspectos técnicos.
Funcionários, em particular aqueles
em cargos críticos da empresa, devem estar conscientes com relação aos riscos
na divulgação de seus números nas redes sociais. Em alguns outros casos, é
melhor separar totalmente os dispositivos para uso pessoal e os dispositivos
para uso profissional.
Uma medida é certeira: colaboradores
devem sempre devem ser treinados para lidar com ligações não
solicitadas. Um bom treinamento de segurança inclui formas de lidar com
e-mails não solicitados: ou seja, a identidade do remetente deve ser
confirmada, todas as instruções contidas nos e-mails devem ser verificadas.
Estas práticas já fazem parte da
defesa contra esquemas que usam Falhas de Segurança em E-mails Corporativos
(Business Email Compromise - BEC).
A mesma lógica pode (e deve) ser
aplicada às ligações e mensagens de texto. Se necessário, essas decisões podem
fazer parte das políticas de uma organização.
Por outro lado, também existem
soluções técnicas. As ligações podem ser filtradas por produtos de segurança,
tais como o Trend Micro
Mobile Security para Android. Essa ferramenta ajuda os usuários a
gerenciar as chamadas que recebem em seus dispositivos.
Conclusão
A pesquisa da Trend Micro mostra,
mais uma vez, que o cibercrime se adapta rapidamente a um mundo em constante
mudança.
Em um ambiente no qual o crime
organizado e os ataques direcionados estão se tornando cada vez mais
frequentes, os dispositivos móveis dos funcionários já podem ser considerados
como uma ameaça às suas organizações.
Trend Micro Incorporated
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