Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de abril de 2014


Outono: época de doenças respiratórias

Vacina contra a gripe tem eficácia de mais de 80%

e as crianças devem ser imunizadas

Este ano a campanha nacional de vacinação inclui

os menores com até 5 anos incompletos

Chegou a época do ano em que consultórios, postos de saúde e prontos-socorros ficam lotados de casos de doenças respiratórias. Resfriado, gripe, rinite, sinusite, otite e alergias surgem com a incidência do tempo seco e das mudanças repentinas de temperatura, às vezes, em um só dia. A falta de chuva e a poluição também contribuem para o aumento das doenças típicas do outono.

Para ajudar a amenizar a situação, a campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano, que começa no próximo dia 22 e irá até 9 de maio, vai ampliar a imunização das crianças. Irão receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. Até o ano passado, apenas aquelas na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos recebiam a vacina.

“A gripe ou influenza é uma doença infectocontagiosa incapacitante que pode ter maior gravidade e até ser fatal e se caracteriza pelo mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, febre alta e problemas respiratórios de forma mais intensa”, esclarece o Prof. Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior (CRM/SP 21.769), do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio-Libanês. “Outras doenças respiratórias menos graves, como o resfriado comum, também se apresentam com tosse, coriza e febre baixa”, afirma o pediatra.

Todas as crianças a partir de 6 meses devem ser imunizadas, principalmente aquelas que têm asma, rinite, otite frequentes ou doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas, entre outras. “Se a criança estiver bem alimentada e bem hidratada, provavelmente, a gripe passará longe ou pelo menos será mais fácil combater a doença porque a eficácia da vacina é de mais de 80%”, enfatiza o Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior.

“As crianças que têm asma e alergias são muito suscetíveis nesta época do ano. Essas doenças se tornam frequentes especialmente no outono, em vista do ar seco e da poluição mais densa”, explica o pediatra.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas 53,5 milhões de doses que protegem contra três tipos de gripe, incluindo a influenza A (H1N1), a gripe suína. Em todo o país, 65 mil postos de saúde e 240 mil profissionais de saúde participam da campanha. O dia D da campanha será em 26 de abril.

O médico Paulo Taufi Maluf Júnior alerta os pais que mantenham atualizada a caderneta de vacinação de seus filhos. “Assim, a criança estará protegida de mais de 15 tipos de doenças que podem gerar complicações”, recomenda o pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio-Libanês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados