Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quando devo começar a usar filtro solar no meu bebê para protegê-lo do sol?

É comum ouvirmos que o uso de filtro solar em bebês com menos de seis meses não é recomendado. Porém, um estudo da American AcademyofPediatrics (Academia Americana de Pediatria) reverteu tal afirmação. A instituição definiu que não há problemas em utilizar filtro solar em bebês, inclusive se o uso é realizado apenas em pequenas áreas do corpo (que geralmente não são protegidas por roupas), como as mãos e rosto.
De qualquer forma, é recomendado que os pais evitem a exposição direta do bebê ao sol, pois sua pele é fina e extremamente sensível à radiação solar. A exposição excessiva pode gerar queimaduras, sardas, manchas e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta. Desta forma, mesmo que seja aconselhado o uso de filtro solar em bebês com menos de seis meses, é importante que os pais não os deixem sob o sol, mas sempre tentem protegê-lo ao máximo, evitando, por exemplo, horários em que os raios solares tendem a ser mais fortes (geralmente entre 10h e 16h).
Confira outras dicas para manter seu bebê protegido do sol:
• Use um protetor solar que seja a prova d’água com fator mínimo de 30 e que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB. Certifique-se destas características antes de comprar o produto.
• Os protetores escolhidos para passar nos bebês devem ser antialérgicos, inodoros e sem substâncias químicas.
• A quantidade de protetor aplicado na pele do bebê é muito importante. Aplique o protetor em todo o corpo da criança e em seguida repita a aplicação. Assim, você consegue duplicar a quantidade aplicada e oferecer uma proteção segura.
• Lembre-se de reaplicar o filtro solar a cada 2 horas ou, caso seja necessário, com maior frequência, em situações em que seu bebê tenha entrado na água ou esteja transpirando muito.
• Lembre-se de passar o filtro solar pelo menos 30 minutos antes da exposição solar.
• Use o protetor solar mesmo se o dia estiver nublado. As roupas não são suficientes para absorver todos os raios UV que podem prejudicar a pele de seu bebê.
• Evite exposição em horários em que os raios solares estão mais fortes, o que acontece geralmente entre 10h e 16h.
• Além do protetor, use também roupas que protejam, como chapéus e mangas longas. E procure ficar em regiões de sombra (use guarda-chuva, ou busque a sombra das árvores).
• Incentive seus filhos mais velhos a usarem óculos escuros que possuam proteção contra raios ultravioleta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados