Especialista
explica quais etapas são necessárias para tornar a cobrança livre de fraude
Muitos empreendedores digitais optam pelo
oferecimento de boleto parcelado para ampliar os ganhos relacionados aos
lançamentos. A alternativa, que é complementar ao cartão de crédito,
permite que sejam ampliadas as formas de receita e, consequentemente, o
crescimento do negócio. Porém, ainda há um temor comum referente à
inadimplência que pode vir dos boletos parcelados.
No caso dos infoprodutores, oferecer esse tipo de
solução pode ajudar a dobrar o faturamento, mas é preciso garantir segurança
nas transações e diminuir os riscos de falta de pagamento. “O problema não está
em vender no boleto parcelado, e sim na forma como você aplica ele em suas
vendas”, afirma Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, fintech especialista
em pagamento através de boleto parcelado.
De acordo com o executivo, cerca de 70% da
população brasileira tem dívidas e dificuldades de acesso ao crédito, por isso
oferecer alternativas de pagamento, como o boleto parcelado, é fundamental no
país. “Muitos brasileiros não possuem limites em seus cartões de crédito , sendo
que boa parte é destinada para pagar as despesas do seu cotidiano. O boleto
parcelado pode ser a única oportunidade que as pessoas têm para mudar de vida,
mas o infoprodutor precisa se precaver antes de oferecê-la”, explica.
Segundo Reinaldo Boesso, algumas etapas
são necessárias antes dos empreendedores digitais passarem a oferecer boleto
parcelado. São elas:
- Análise
de crédito e documentação: É preciso fazer uma análise financeira da
pessoa que está comprando o produto para reduzir o risco de inadimplência,
além de comprovar a autenticidade de documentos.
- Assinatura
de contrato: Exigir assinatura de um contrato em uma compra por boleto
parcelado reforça o compromisso do cliente com o pagamento e oferece mais
segurança jurídica para realizar cobranças.
- Gestão
dos pagamentos, cobrança e renegociação: Após garantir a segurança dos
dados é preciso cobrar uma parcela de entrada, enviar boletos de pagamento
todos os meses, cobrar o cliente para que os pagamentos sejam feitos no
prazo e renegociar dívidas para evitar inadimplência.
O CEO da TMB ressalta que são muitos processos,
entretanto, todos são necessários para garantir ao máximo que o pagamento será
realizado. “Na TMB, por exemplo, realizamos todas essas etapas de forma
automática, com 98% de aprovação, por isso o infoprodutor ganha facilidade e
rapidez”, afirma.
Para o executivo, outra forma de garantir segurança
para o infoprodutor é o trabalho com a antecipação de recebíveis. “No nosso
caso, oferecemos a possibilidade de antecipar as parcelas antes do cliente
terminar de pagar o produto. Ou seja, buscamos diminuir muito os riscos e até
oferecer uma alternativa sem risco para quem trabalha com lançamentos”, explica
Reinaldo Boesso.
TMB
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