As
cores falam muito sobre nós e exercem um poder extraordinário sobre nossas
emoções e sentimentos. Chamamos essa influência de psicologia das cores. Cada
uma delas possui um significado e, consequentemente, causam diferentes emoções
entre as pessoas. Por exemplo, no marketing, transmitir a emoção através das
cores pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta
estimulado a comprar determinado serviço ou produto.
A
Psicologia das Cores é um estudo que demonstra a maneira como o nosso cérebro é
capaz de processar essas cores, relacionando-as de forma quase imperceptível a
uma emoção ou sentimento. Daí ser tão importante que conheçamos o significado
das cores, não só para percebermos quais as paletas que mais nos favorecem,
como também para sabermos aplicá-las ao nosso dia-a-dia pessoal e profissional
e adequá-las à mensagem visual que desejamos transmitir ao outro e ao mundo.
Esse
estudo busca compreender o comportamento humano em relação às cores, analisa e
define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas
emoções, nos sentimentos, na criação de desejos e muito mais.
A
grande verdade é que somos seres extremamente visuais. Nossos olhos percebem as
cores bem antes de qualquer outro elemento, por isso, entender o que comunicam é
essencial! E é essa é o grande segredo das cores, elas influenciam nosso
humor e direcionam a energia do dia-a-dia. Visto que, geram estímulos para o
que desejamos e para nosso bem-estar.
A
Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos. São
elas: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a
aceitação e a alegria.
Cada
uma delas é representada por uma cor. Assim sendo, elas desempenham um papel
influenciador no comportamento das pessoas e podem estimular o nosso cérebro de
muitas maneiras diferentes, por serem muito mais que um fenômeno ótico.
Por
exemplo, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e
entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a
racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.
Seguindo
essa linha de raciocínio, pense qual a cor você mais gosta? Qual a cor menos
lhe atrai? Vamos ver o que cada uma delas pode significar ou quais as sensações
mentais elas podem provocar?
Te
proponho me acompanhar nesse universo colorido de dicas para que possa perceber
porque determinadas sensações se manifestam quando está em contanto com uma das
cores descritas abaixo:
O
Amarelo
Remete
à luz e ao calor. Pode estimular a fome. Não é à toa que marcas como Mc Donalds
e Burguer King a utilizam para estimular o consumo. Sensações: abundância,
otimismo, alegria, amizade, cautela.
O
vermelho
Representa
diferentes emoções como amor e raiva. Além disso, a psicologia diz que ela
ainda provoca a excitação e também a fome. Sensações: paixão, emoção,
exigência, juventude, perigo, desafio, urgência.
O Verde
É
uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e
harmonia. Essa cor também possui relação com a esperança e também remete à
saúde. Sensações: calma, tranquilidade, saúde, vida, cura, dinheiro,
crescimento.
O Rosa
O
rosa claro transmite a tranquilidade e a inocência. Enquanto, o rosa mais
escuro remete à paixão e a sedução. Sensações: romance, fé, beleza, amor,
sensibilidade.
O Laranja
É
uma cor alegre, que transmite energia ao público e estimula a criatividade.
Sensações: energia, desejo, calor, confiança, alegria.
O Azul
O
azul é uma cor unânime. Em tons mais claros transmite sensação de leveza e
tranquilidade. Enquanto o azul mais escuro é utilizado para demonstrar
segurança e poder. Esta cor é muito utilizada por empresas que desejam passar
credibilidade e confiança. Sensações: credibilidade, confiança,
profissionalismo, paz, segurança, força, integridade.
O Roxo
Significa
poder, sabedoria e respeito, além de transmitir uma ideia de criatividade.
Sensações: cura, proteção, inteligência, imaginação, dignidade, luxo.
Marrom
Passa
a ideia de elegância, também tem relação direta com a natureza, representa a
cor da madeira e da terra.
Preto
É
a mais elegante das cores! Remete à sofisticação, modernidade e
luxo. Sensações: sofisticação, poder, formalidade, mistério.
Branco
O
branco é a cor mais pura. Ela remete à claridade, pureza, paz e também à
elegância. Utilizada para transmitir higiene. Sensações: leveza, esperança,
bondade, luz, pureza, simplicidade
Cinza
É
uma cor agradável e que passa a sensação de modernidade e profissionalismo.
Sensações: equilíbrio, neutralidade, estabilidade, força, autoridade,
personalidade.
Ou
seja, quer mais equilíbrio aposte no verde. Quer vibrar na criatividade vá
de laranja. Quer se conectar com sua espiritualidade, vá de lilás. Quer
serenidade aposte no azul. Precisa de energia ou está triste, aposte no
branco e evite o preto!
Por
influenciar, psicologicamente, no estado de espírito, as cores podem alterar a
motivação e o humor, além de afetar a percepção da dimensão do ambiente. No
entanto, um outro aspecto importante na vida do ser humano e que também pode
ser influenciado pelas cores é o nosso senso de recordação.
A
visualização das cores pode estar associada a momentos específicos da vida de
alguém. Isso se assemelha ao que acontece com os cheiros. Consequentemente, uma
determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação vivida no
passado.
Enfim,
muitos desconhecem o poder influenciador das cores na energia interior que
determina nossas emoções e sensações. Mas estar atento a elas e a seus
significados, é fundamental para evitar sentimentos inadequados que podem
baixar nossa energia e estimular bons fluídos.
Portanto,
o autoconhecimento é uma excelente ferramenta na busca por respostas internas
que nos mostrem caminhos de crescimento pessoal, além disso, associar a
psicologia das cores como aliada, agrega ainda mais valor ao nosso bem-estar
físico e mental.
Dra. Andréa Ladislau
Psicanalista