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quinta-feira, 4 de agosto de 2022

8 Causas de Vermelhidão Ocular

Um olho vermelho pode ser apenas resultado de um dia cansativo ou de outras situações cotidianas. Mas em outros casos pode ser um sinal de um problema ocular mais sério


Quem nunca ficou com os olhos vermelhos, levante a mão! A vermelhidão ocular, chamada de hiperemia, é uma das queixas oftalmológicas mais comuns.
 
A boa notícia é que na maioria dos casos é um sintoma que desaparece sozinho e não causa nenhum problema mais sério.
 
Você pode apresentar vermelhidão ocular depois de um dia de trabalho, estudos, bem como após o uso de computadores e dispositivos eletrônicos em geral, depois de atividades aquáticas, bem como mediante clima seco ou exposição a agentes como a poluição.  
 
Por outro lado, a vermelhidão ocular pode ser um sinal de algum problema oftalmológico mais grave e que precisa de tratamento imediato. Vale ressaltar que quando a hiperemia é acompanhada de outros sintomas, é um forte indício de algo mais sério.
 
Por isso, com a ajuda da oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, vamos falar mais sobre quais doenças oftalmológicas estão relacionadas à vermelhidão nos olhos.


 

1- Conjuntivite 

Conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva. A doença pode ser bacteriana, viral, alérgica ou irritativa. Um diferencial importante da conjuntivite é que, normalmente, os dois olhos são afetados. A vermelhidão vem acompanhada dos seguintes sintomas:

  • Ardência
  • Coceira
  • Sensibilidade à luz
  • Acúmulo de secreção
  • Inchaço
  • Sensação de corpo estranho no olho

Uma ressalva: há três tipos de conjuntivite: viral, bacteriana e alérgica/irritativa. A partir disso, os sintomas podem ser diferentes. A secreção na forma bacteriana e viral costuma ser esverdeada e abundante. Já na alérgica o muco costuma ser mais esbranquiçado e menos abundante.


 

2- Alergia ocular/irritativa

A alergia ocular também costuma afetar os dois olhos. Nesses casos, há muita coceira, ardência e sensação de areia nos olhos. As pálpebras ficam inchadas e os olhos apresentam lacrimejamento constante.
 
A alergia ocular pode ser causada por uma reação alérgica a certos agentes como pó, cosméticos, pólen, ácaros etc. Há também os casos em que a alergia é uma resposta irritativa mediada por agentes químicos como produtos de limpeza, cloro de piscinas etc.


 

3- Olho seco

A síndrome do olho seco é uma condição muito comum, principalmente após os 50 anos de idade, sendo mais prevalente nas mulheres. Essa patologia se caracteriza pela queda da qualidade ou da quantidade do filme lacrimal. A lágrima é responsável por manter a superfície ocular úmida e nutrida. Portanto, qualquer alteração na composição do filme lacrimal pode causar o olho seco.  
 
Além da vermelhidão, que afeta os dois olhos, pode haver:

  • Ardência
  • Irritação
  • Sensação de areia nos olhos
  • Coceira
  • Sensibilidade à luz
  • Dificuldade para ficar em lugares com ar-condicionado
  • Dificuldades para ler ou para usar dispositivos eletrônicos
  • Embaçamento visual ao longo do dia

 

4- Blefarite/Meibomite 

Quase sempre o olho seco está ligado a problemas na produção e na secreção do meibum, substância gordurosa produzida pelas glândulas sebáceas das pálpebras. O meibum compõe o filme lacrimal e evita a sua evaporação. Essa condição é chamada de meibomite que acarreta também na blefarite, inflamação crônica das pálpebras.
 
Além da vermelhidão no globo ocular, a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: 

  • Pálpebras inchadas e vermelhas
  • Coceira
  • Fotofobia
  • Perda de cílios
  • Formação de crostas na borda das pálpebras que chega a “grudar” as pálpebras inferiores nas superiores
  • Os sintomas afetam os dois olhos e são piores pela manhã
  • Secura ocular

 

5- Uveíte 

Pouco conhecida da população em geral, a uveíte é uma causa importante de perda da visão. Trata-se de uma emergência oftalmológica.
 
A condição afeta a úvea, parte do olho que é composta pela íris, coroide e processos ciliares.
 
A íris é a parte colorida dos olhos. O corpo ciliar é um conjunto de músculos que controla o cristalino. Finalmente, a coroide é um tecido que reveste a parte interna do olho que se estende desde os músculos ciliares até o nervo óptico, sendo responsável por cerca de 90% da circulação sanguínea nos olhos.
 
O grande diferencial da uveíte é que na maioria dos casos afeta apenas um dos olhos. Os sintomas surgem de forma súbita. Além da vermelhidão, a uveíte causa:

  • Dor ocular importante
  • Sensibilidade à luz
  • Leve perda visual

O tratamento da uveíte deve ser feito rapidamente para evitar complicações como a catarata e glaucoma de ângulo fechado.


6- Ceratite

A ceratite é a infecção da córnea, estrutura essencial para a visão que fica na parte da frente do globo ocular. Normalmente é causada por micro-organismos presentes em lentes de contato ou em águas contaminadas.

Geralmente, a ceratite afeta um dos olhos, mas pode afetar ambos em casos raros. Além da vermelhidão ocular, a ceratite causa:

  • Visão embaçada
  • Dor ocular
  • Fotofobia
     

7- Esclerite 

A esclerite é a inflamação grave do tecido que envolve o olho (parte branca do olho). É uma doença que requer tratamento imediato e pode causar sérios danos à visão. Pode afetar um ou ambos os olhos. Além da vermelhidão, que é intensa, há presença dos seguintes sintomas:

  • Dor ocular intensa
  • Lacrimejamento
  • Fotofobia

 
8- Glaucoma de Ângulo Fechado 

Glaucoma é um termo geral usado para designar doenças que causam lesões no nervo óptico. Há vários tipos de glaucoma, entre eles o de ângulo fechado.
 
Esse é o mais agressivo e perigoso tipo de glaucoma, que causa obstrução total da estrutura ocular responsável pela drenagem do humor aquoso, sendo isso fundamental para a estabilidade da pressão intraocular (PIO). O efeito desse processo eleva rapidamente a PIO e pode causar danos irreversíveis no nervo óptico.
 
Quando o ângulo se fecha, a pessoa pode apresentar vermelhidão ocular repentina. As outras manifestações são: 

  • Dor ocular intensa
  • Dor de cabeça
  • Visão turva
  • Enjoo 

O glaucoma de ângulo fechado é considerado uma emergência oftalmológica e deve ser tratado de forma rápida e adequada.


Conclusão
 
Como você viu, há várias condições que podem deixar seus olhos vermelhos, das mais inofensivas até as mais graves.
 
O importante é que você procure um oftalmologista quando há presença de outros sintomas ou ainda quando esse sintoma persistir por muitos dias.

 

Dia 07/08, domingo, acontece em São Paulo, a Carreata “Zolgensma para Todos” em prol da conscientização da Atrofia Muscular Espinhal (AME)

No próximo dia 07 de agosto acontece a carreata “Zolgensma para Todos”, que sairá da Rua Baltazar Carrasco, 187 (Largo do Batata, São Paulo), às 8:30h. O evento, que acontece anualmente no mês de agosto, mês de conscientização da Atrofia Muscular Espinhal (AME), tem como objetivo lutar pelos direitos de nossas crianças com AME. 

“Lutamos por acesso ao Diagnóstico da AME, que pode ser feito no teste do pezinho ao nascer; pela precificação oficial do medicamento Zolgensma no Brasil e para que a farmacêutica Novartis baixe o valor do Zolgensma no mundo; nossa luta também é para que o remédio Zolgensma seja distribuído pelo SUS”, explica Sylvia Cortezzi, uma das coordenadoras do Movimento Zolgensma para Todos. 

O Movimento Zolgensma para todos! é um movimento social, voluntariado e apartidário, que luta pelo direito ao diagnóstico e ao melhor tratamento precoce de crianças com AME.

 

AME Atrofia Muscular Espinhal 

É uma doença rara, genética, grave, progressiva, degenerativa, que causa a morte de neurônios motores. Os neurônios motores controlam todo o corpo, desde o os músculos, coluna, pernas, braços e, também, os movimentos internos dos órgãos, levando à incapacidade de deglutir e respirar. Sem o comando dos neurônios motores, os músculos se degeneram e a criança com AME morre um pouco a cada dia, portanto é letal. 

A AME é a principal causa de óbito infantil de ordem genética, depois da fibrose cística e afeta 1 a cada 11.000 nascidos vivos, atingindo igualmente as diferentes raças e sexos.



A missão do CHO: o que faz o chefe da felicidade?


Quem diria que a felicidade dos funcionários se tornaria uma tendência dentro das organizações, principalmente, após a pandemia da covid-19. A época em que os funcionários prezavam apenas pela segurança de ter um emprego e um salário estável acabou. O ambiente de trabalho definitivamente mudou, assim como as pessoas.

Em meio a tantas mudanças, uma coisa é certa. Independentemente do tamanho da empresa, do segmento, um ambiente de trabalho saudável e feliz faz toda a diferença. Justamente aqui entra a função de CHO (Chief Happiness Officer) ou simplesmente em português, Chefe de Felicidade no Trabalho.

O primeiro cargo de Chief Happiness Officer (CHO) surgiu no Vale do Silício, polo de tecnologia nos Estados Unidos. A posição logo se tornou muito atraente, tem se propagado nas startups mundo afora e já aterrissou em grandes empresas.  Trata-se do profissional que transita entre o departamento de Recursos Humanos e Comunicação Interna de uma organização. É comum também ver até psicólogos nesta função. Mas, independentemente da formação profissional, deve ser alguém que acredita que funcionários felizes são mais engajados e produtivos.

Ainda que envolver, motivar e elevar os níveis de desempenho dos colaboradores sejam atribuições do departamento de RH, essas são as responsabilidades mais comuns usadas para descrever a posição de CHO. Neste caso, cada ação dirigida a um colaborador e as relações deste com a empresa são um ponto de atenção para garantir uma experiência feliz e um ambiente de trabalho impulsionado pela felicidade. Recrutamento e seleção, planejamento de carreiragestão de desempenhogestão de sucessãodemissão e aposentadoria. Todas as áreas podem se beneficiar com uma abordagem orientada para a felicidade.

Um dos papéis do Chefe de Felicidade é interagir regularmente com os colaboradores da empresa. Às vezes, esses funcionários podem se sentir constrangidos ao falar sobre problemas do dia a dia com o gestor da área ou com o gerente de RH. Nesse caso, o CHO pode atuar como uma ponte entre eles e se tornar o canal da felicidade.

Essas conversas nem sempre são formais. Aqueles encontros no cafezinho - por meio das quais os funcionários podem falar abertamente sobre o momento em que estão passando, como confidenciar uma preocupação - são ações promovidas pelo Chefe da Felicidade. Ele é a ponte da cultura da empresa e dos colaboradores, além de ser a pessoa responsável por planejar treinamentos para os colaboradores, formulação de políticas internas, tudo para visar e tornar o trabalho agradável e divertido.

Entre as funções deste profissional estão as seguintes: escutar os funcionários, promover o crescimento, valorizar pequenas realizações e poder da liberdade, manter o espírito de equipe. A missão do CHO é também criar um ambiente de trabalho impulsionado pela felicidade, garantir que todos os funcionários se sintam valorizados e ao mesmo tempo, conseguir promover o desenvolvimento profissional, reduzir o estresse e ser o elo entre a administração e os funcionários.

Embora possa parecer que o cargo de CHO seja algo dispensável, o ambiente de trabalho hoje mostra um cenário diferente. Cada organização, especialmente de médio e grande porte, deveria ter alguém nessa função. Acompanhar os níveis de felicidade da empresa ajuda a envolver melhor os colaboradores e a retê-los. E este é um tema muito relevante especialmente para locais com força de trabalho composta pelos millennials. Já está provado que quanto mais ativo e satisfeito  o funcionário for, maior será a eficiência de uma empresa. 

 

Bruno Martins - CEO da Trilha Carreira Interativa.


Dia dos Pais: os melhores meios de pagamento digitais para seu negócio

Executivo do Grupo FCamara aponta quais os melhores meios de pagamento nos dias atuais durante as compras online


 

Uma pesquisa realizada pela OLX Brasil, no ano passado, constatou em uma pesquisa que antecedeu o Dia dos Pais, que 24% do público entrevistado pretendia pagar suas compras de Dia dos Pais com cartão de crédito à vista. Pagamento com cartão de crédito parcelado e cartão de débito ficaram com 22% e 17%, respectivamente. Outras formas lembradas na pesquisa foram PIX (6%) e boleto (4%). Porém, segundo um levantamento feio pelo Neotrust, houve em abril deste ano a marca histórica de 11,5% de pagamentos via pix no comércio eletrônico desde a criação da ferramenta em 2020. Em abril do ano passado, representava apenas 2,6%. Sendo assim, os indicadores mostram que tem sido um método em constante crescimento e mais escolhido pelos consumidores.

 

Em datas comemorativas, os e-commerces precisam estar preparados para a data e um dos cuidados importantes é garantir que o negócio possa receber diferentes meios de pagamento. 

 

“Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, explica   Felipe Correia - Head Solution Finance – OpenX & Fin Services do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

 

O executivo indica os principais e mais vantajosos meios de pagamento para um e-commerce oferecer aos clientes. Confira: 

 

Cartão de crédito


Levantamento da Opinion Box indica que os cartões de crédito ainda são a forma preferida de pagamento dos brasileiros. Isso porque é um meio versátil, que permite o pagamento a prazo e o parcelamento das compras. Por isso, é importante trabalhar com a aceitação das principais bandeiras, como Visa, MasterCard, Elo, Amex, Dinners, entre outras. Assim, você não perde o cliente por não aceitar o cartão que ele utiliza. 

 

PIX


Apesar de ser mais conhecido por permitir transferências, o Pix também pode ser uma forma de pagamento no e-commerce e lojas virtuais. Basta fazer uma integração com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda. “Há inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca Felipe. O pix é também um ótimo chamador para oferecer descontos para quem usar desta forma de pagamento, que acarreta na liquidação imediata da compra. 


 

Carteira digital


A carteira digital nada mais é do que um aplicativo que possui os dados pessoais do cliente e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para realizar o pagamento, o dono da carteira digital precisa apenas confirmar a operação no aplicativo. Essa ação pode ser realizada de diferentes formas, como autenticações via biometria ou reconhecimento facial. “Além disso, quando falamos em carteira digital, normalmente existe em conjunto o programa de pontos de cashback, que gera desconto e recompensas posteriores para o cliente”, diz Felipe. 


 

Boleto bancário digital


O boleto bancário é um dos meios mais tradicionais de pagamento e também tem sua versão digital. “Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Felipe.


 

Iniciador de pagamentos


A implementação do Open Banking trouxe diversos players para o mercado, e, a partir da terceira fase, que se une com o PIX, vem a entrada dos iniciadores de pagamentos, que são regulados pelo Banco Central do Brasil e permite aos usuários realizarem pagamentos ou transferências, sendo direcionados ao Internet Banking de forma imediata. Dessa forma, a jornada de iniciação de pagamento reduz as etapas para conclusão de pagamento via PIX. Atualmente esse processo consiste em até dez etapas, que envolvem o cliente sair do e-commerce e acessar o seu internet banking para efetivar o pagamento. “A partir da solução de Iniciação de Pagamento, o processo é reduzido para apenas 4 etapas dentro do próprio checkout, promovendo inúmeros benefícios na jornada do consumidor, como redução de até 50% do tempo de checkout com PIX, redução do abandono de carrinho e manter-se no ambiente de compra para realizar o pagamento, simplificando a jornada no e-commerce”, conclui o especialista. 

 


Grupo FCamara

 www.fcamara.com.br/


Como aplicar as normas sanitárias nos restaurantes por quilo? Confira 11 recomendações

Orientações dadas pela Sodexo são embasadas nas recomendações da Anvisa

 

Os restaurantes por quilo costumam ser a preferência dos trabalhadores brasileiros por serem espaços democráticos e oferecerem refeições a um custo mais acessível. Seu funcionamento em formato de buffet permite que a comida fique em exposição, aguçando o paladar  do consumidor que se vê diante de tanta  variedade. Porém, o modelo self-service exige alguns cuidados que precisam ser colocados em prática pelos estabelecimentos a fim de evitar a contaminação dos alimentos. Segundo as regras da Vigilância Sanitária, é preciso adequar a temperatura dos buffets e tentar proteger ao máximo o espaço onde a comida é servida para evitar os casos de contaminações alimentares.

Para ajudar os restaurantes nesse desafio de aplicar corretamente essas normas  e assim evitar  que aconteçam irregularidades que provoquem multas, interdições e até o encerramento de suas atividades, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado da Sodexo Benefícios e Incentivos, preparou um material com algumas recomendações com base nas regras estabelecidas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É importante lembrar que apesar da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa Nº216/2004 ser a principal legislação do setor, alguns estados e municípios possuem suas próprias exigências sanitárias voltadas para esse tipo de estabelecimentos. Por essa razão, mesmo seguindo as normas gerais, a recomendação é entrar em contato com a vigilância sanitária local em casos de dúvidas sobre qual legislação seguir”, explica a nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, Soraia Batista.

 

Confira a seguir as dicas:

  1. Só use água potável para o preparo de alimentos e também o do gelo;
  2. Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado;
  3. Tenha lixeiras com tampa e pedal, que sejam fáceis de limpar;
  4. As pessoas responsavéis por manipular os alimentos devem estar uniformizadas, usar touca no cabelo e evitar adornos;
  5. As mãos devem ser lavadas constantemente;
  6. Faça o armazenamento correto dos alimentos. Não deixe ingredientes refrigerados e/ou congelados fora da geladeira por muito tempo ;
  7. O ingrediente cru não deve entrar em contato com o cozido;
  8. Durante o preparo, é importante que o alimento atinja 70°C no cozimento;
  9. A temperatura de estufas e buffets deve estar adequada;
  10. Na ilha do buffet, tente ao máximo proteger o espaço do alimento que está em exposição para que na hora de se servir, o cliente não contamine a comida;
  11. Siga todas as normas exigidas pela ANVISA.

 

SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS 

 

TIM ativa 5G em todos os bairros e lidera cobertura na cidade de São Paulo

Operadora conta com 1.150 antenas na capital paulista, sendo mais de 1.000 ativadas até o fim do mês; número de sites representa sete vezes mais do que a obrigação mínima estabelecida pela Anatel e cobertura contempla acima de 91% da população da capital

 

A TIM é a primeira operadora a oferecer cobertura 5G Standalone em todos os bairros da cidade de São Paulo, conectando 91% da população com a nova tecnologia. O lançamento comercial acontece hoje (4), conforme liberação oficial da frequência de 3,5GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cobertura contará com 1.150 antenas, sendo mais de 1.000 ativadas até o fim de agosto, antecipando a evolução da demanda do mercado.  

Desde o início de julho, a TIM vem ativando comercialmente a tecnologia 5G em capitais pelo país, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço. Na última semana, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) foram as capitais contempladas com 5G Standalone, com pelo menos duas vezes mais antenas que o mínimo exigido pelas normas do leilão e presente em mais de 100 bairros nas três capitais. 

Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil, destaca a importância da atuação da TIM em São Paulo e o papel da cidade em movimentos de inovação e pioneirismo: “a transformação tecnológica que lideramos com a implementação do 5G passa pela capital paulista e sua relevância no cenário brasileiro. Em São Paulo, realizamos alguns dos testes mais importantes para viabilidade do 5G, e queremos oferecer ao consumidor em todas as regiões da cidade o melhor serviço e cobertura, mostrando como a tecnologia pode mudar não só a vida das pessoas, como também do ambiente de negócios. A cidade de São Paulo responde por 10% do PIB brasileiro e acreditamos que o 5G será fundamental para impulsionar o desenvolvimento de toda a região”. 

Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos piloto com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.


Novas possibilidades para o cliente final

Desde a primeira ativação de rede 5G, em Brasília, a TIM destaca a forma como seus consumidores podem se beneficiar da nova tecnologia. Clientes pós-pagos contarão com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses. 

Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo com foco em games, com transmissões de competições de eSports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos, além de realidade aumentada e realidade virtual. Já há uma nova parceria firmada com a plataforma de Cloud Gaming AWG Games, que permitirá que clientes TIM joguem títulos renomados – como Fortnite e GTA V – sem precisar de um PC gamer ou console.

Vale destacar que o cliente TIM não precisa trocar seu TIMChip para navegar na nova rede 5G. Basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. A operadora tem ofertas vantajosas de aparelhos, com descontos que alcançam a marca de R$ 3.500 em modelos de ponta.


Inovação em SP

A TIM foi a primeira operadora a oferecer 100% de cobertura 4G a todos os municípios do estado de São Paulo, desde abril de 2018, além de disponibilizar para seus clientes a tecnologia VoLTE, que permite ligações em alta definição pela rede de quarta geração, em todo o estado. Na capital, outros investimentos em rede, como o “Massive MIMO” e “Street Level Solution (SLS)”, foram implementados em diversas regiões de maior densidade populacional para melhorar ainda mais a performance da rede e tráfego ao tornar antenas mais eficientes. Os clientes TIM em São Paulo têm também à disposição o 5G DSS, que permite uma experiência otimizando as frequências do 4G e que agora evolui com a chegada do 5G puro.

Por seu pioneirismo em projetos relacionados em 5G, desde 2019, a TIM investe em projetos piloto e parcerias que auxiliam na consolidação da tecnologia. Desde então, a cidade de São Paulo é palco de testes e projetos, como o piloto com a Enel São Paulo, para testes nas redes de distribuição de energia. Outro exemplo é a atuação da TIM no Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, no qual a operadora participa em projetos e testes 5G desde 2019, envolvendo startups e pensando já em novos negócios. 

Mapa de cobertura 5G TIM em São Paulo, presente em todas as regiões:

 


 

 



TIM
www.tim.com.br


Em ação inédita, Serasa se une a 45 empresas para oferecer negociação de dívidas com parcelamento sem juros

Durante todo o mês de agosto, mais de 48 milhões de dívidas estarão com condições de parcelamento inéditas


Em função do cenário atual da economia, a Serasa convocou executivos de diversos setores para buscar alternativas para ajudar milhões de brasileiros a pagar as suas contas atrasadas. Durante todo o mês de agosto, a ação oferecerá parcelamento de dívidas sem juros. “É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, diz Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome.

 

No período, serão disponibilizadas mais de 48 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros. Os tradicionais descontos de até 90%, sempre oferecidos pela plataforma, também estão mantidos.

 

A ação surgiu depois de a Serasa realizar uma pesquisa que ouviu 2.645 endividados de todo o país. O levantamento mostrou que descontos e parcelamentos sem juros são os maiores motivadores para o consumidor quitar suas dívidas.  

 

Segundo Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome, essa é uma solução buscada pelas empresas para que os brasileiros endividados possam recuperar o poder de compra sem impactar a renda mensal. “Quando um inadimplente renegocia o débito, a dívida sai do seu nome logo após pagar a primeira parcela, o que o auxilia a retomar crédito”, explica Aline. “A ação foi a maneira que as empresas envolvidas encontraram para conter a alta da inadimplência”, complementa.

 

Empresas participantes

 

·      Claro

·      Ativos

·      Atlântico

·      Banco BMG

·      Banco Digio

·      Banco Digio

·      Banco Inter

·      Banco Losango

·      Banco Neon

·      Boticário

·      Bradescard

·      Bradesco

·      Bradesco Financiamentos

·      BTG +

·      Carrefour

·      Crediativos

·      Credsystem

·      Digio

·      DmCard

·      Eudora

·      FortBrasil

·      Grupo Tracker

·      Havan

·      Hoepers

·      Intacto

·      Ipanema

·      Itapeva

·      Itau

·      MGW Ativos

·      Money Plus

·      Multi Crédito

·      Nalin

·      Net

·      Nextel

·      Recovery

·      Renner

·      Riachuelo

·      Santander

·      Sascar

·      Sicoob

·      Sorocred

·      Uze

·      Via Varejo

·      VoxCred

·      Zema

 

Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas

 

O Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa Experian mostra que o crescimento da inadimplência no Brasil desacelerou em junho, com aumento de 200 mil novos inadimplentes no mês frente à média de 400 mil registrada nos meses anteriores. Apesar da desaceleração, o indicador de inadimplência ainda é alto, com 66,8 milhões de brasileiros com o nome restrito. Veja abaixo a evolução nos últimos 12 meses.



Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os consumidores tiveram mais acesso a recursos financeiros no período, o que pode explicar esse avanço mais tímido da inadimplência no país. “A antecipação do 13º salário dos aposentados e os saques especiais do FGTS, por exemplo, possivelmente atenuaram a trajetória de crescimento da inadimplência, pelo menos no mês de junho”.

 

Em relação aos tipos de dívidas, o segmento de bancos e cartões permanece com a maior parte das contas atrasadas (27,8%), seguido de Utilities, contas básicas como água, gás e luz, (22,6%). Financeiras e Varejo vêm em seguida com, respectivamente 13,2% e 12,5% dos inadimplentes. Serviços (10,5%), Telefonia (7%) e Securitizadoras (2,2%) terminam o ranking de dívidas por setor. 

Na comparação estadual, São Paulo fica no topo do ranking com 15,7 milhões de inadimplentes, seguido do Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Minas Gerais (6,4 milhões). Veja no gráfico abaixo os demais estados: 

 

A Serasa reforça que as ofertas disponíveis na ação não aplicam juros sobre o acordo de parcelamento, mas podem conter juros relativos ao atraso de pagamento.

 

Disponível nos canais digitais, a ação também pode ser negociada presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as condições e os descontos especiais da campanha mediante o pagamento de uma taxa de R$3,60.

 

O consumidor pode conferir se tem parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa:


● Site: serasalimpanome.com.br


● App Serasa no Google Play e App Store


● Ligação gratuita 0800 591 1222

● WhatsApp 11 99575–2096


"A Caixa vai ser a nossa parceira para disseminar o passo a passo para que a mulher possa procurar socorro”, apontou a ministra Cristiane Britto. (Foto: Hilton Silva - Ascom/MMFDH)

O pré-lançamento do Programa CAIXA Pra Elas ocorreu nesta terça-feira (2), em Recife (PE); espaços atuarão como parceiros no enfrentamento à violência contra mulheres 

"A Caixa vai ser a nossa parceira para disseminar o passo a passo para que a mulher possa procurar socorro”, apontou a ministra Cristiane Britto. (Foto: Hilton Silva - Ascom/MMFDH)


No mês em que iniciativas de enfrentamento à violência contra mulheres são lembradas, conhecido como Agosto Lilás, a Caixa Econômica Federal realizou o pré-lançamento do Programa CAIXA Pra Elas, em Recife (PE). A agenda aconteceu nesta terça-feira (2) e sinalizou que orientações sobre medidas de prevenção à violência e acolhimento das mulheres do Brasil passarão a integrar os espaços bancários. 

Presente na cerimônia, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, reforçou a importância da disseminação dos canais de denúncia para os atos de violência contra a mulher.   

“Esses novos espaços dedicados às mulheres, dentro das agências, serão uma ferramenta fundamental para que a informação chegue lá na ponta, até as mulheres que ainda não conhecem os nossos canais de denúncia, o nosso Ligue 180 que funciona 24h por dia, inclusive por whatsapp”, enfatizou a ministra.

Cristiane Britto observou que cerca de 70% das mulheres vítimas de feminicídio no Brasil nunca passaram pela rede de proteção. “A Caixa vai ser a nossa parceira para disseminar o passo a passo para que a mulher possa procurar socorro”, apontou.  

A ministra falou, ainda, sobre o grau de relevância do empreendedorismo feminino. “A autonomia econômica pode ser a saída para uma mulher que está em um ciclo de violência  e que depende financeiramente do agressor. Muitas delas, infelizmente, acabam sendo vítimas de um feminicídio”, alertou. 

Mulheres em situação de violência recebem atendimento humanizado nas Casas da Mulher Brasileira

Dados do Disque 100 e Ligue 180 continuam disponíveis no defeso eleitoral


Estratégia 

De acordo com a presidente da Caixa, Daniella Marques, a instituição terá até o final do mês cerca de mil agências espalhadas pelo país com espaços dedicados às mulheres, além de 8 mil empregados capacitados para o atendimento especializado em todas as unidades do banco. 

“A estratégia do Caixa Pra Elas é focada em três pilares: a prevenção para o enfrentamento à violência contra a mulher e o abuso infantil; a promoção do empreendedorismo feminino; e ainda produtos bancários exclusivos para o público feminino”, comentou. “Nós queremos acolher e também levar o máximo de informação às mulheres brasileiras”, afirmou Daniella Marques. 

A visita ao espaço piloto, localizado na agência Cais do Apolo, contou com a presença da presidente da instituição, Daniella Marques; da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto; da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Ana Muñoz dos Reis; e do ministro do Turismo, Carlos Brito. O lançamento nacional do programa está previsto para o próximo dia 9 de agosto. 


Canais de denúncias

Sob a gestão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ligue 180 é um canal de atendimento exclusivo para mulheres, em todo o país. Além de receber denúncias de violência, como a familiar ou política, o serviço compartilha informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta sobre direitos e legislação vigente. 

O Ligue 180 pode ser acionado por meio de ligação, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. 


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