Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Nova técnica usada por dentistas promete aumentar a durabilidade das restaurações e evitar novas cáries

  Sem dor ou sangramento, protocolo suíço ajuda a manter os dentes limpos antes, durante e depois dos tratamentos restauradores


 

Quem já precisou fazer uma restauração no dente sabe o quanto é importante que o procedimento dure por muitos anos. O que nem todo mundo sabe é que a forma como os dentes são limpos antes e durante o tratamento pode fazer toda a diferença para o sucesso do resultado. 

Por isso, o método chamado GBT – Guided Biofilm Therapy vem ganhando espaço entre dentistas do Brasil e do mundo. Desenvolvido na Suíça, ele remove a placa bacteriana (biofilme) com mais eficiência e sem dor, ajudando a evitar infiltrações, inflamações e até novas cáries após a restauração. 

“A GBT permite que a limpeza seja feita de forma delicada, com um jato de água morna, ar e um pó de limpeza chamado eritritol, que é suave, mas muito eficaz”, explica o Dr. Newton Cardoso, professor de odontologia na New York University. Segundo ele, o método também ajuda a preservar a união entre o dente e o material restaurador — um dos pontos mais sensíveis do tratamento.

 

Mais conforto e mais proteção 

Diferente de métodos tradicionais, que podem causar dor ou sangramento durante a limpeza, a GBT proporciona mais conforto para o paciente, tornando o atendimento mais tranquilo e eficiente. “Ele pode ser usado antes da restauração, para preparar o dente, e até durante o procedimento, ajudando a eliminar as bactérias da região tratada”, afirma o especialista. 

Além de garantir que a restauração dure mais tempo, a técnica ajuda a manter a gengiva saudável e a evitar problemas maiores. “A saúde começa pela boca. Cuidar bem dos dentes pode ajudar a prevenir doenças como diabetes, doenças cardíacas e Alzheimer”, reforça o Dr. Newton.

 

Inovação que já chegou ao Brasil 

A tecnologia GBT foi criada pela EMS, uma empresa suíça especializada em equipamentos de saúde. No Brasil, o protocolo já é utilizado por diversos profissionais em consultórios que buscam unir conforto, tecnologia e mais segurança para seus pacientes. 

Antes de realizar um tratamento restaurador, vale conversar com o dentista para saber se a clínica oferece esse método — especialmente se você busca um atendimento mais moderno, confortável e eficaz.
 



Dr. Newton Cardoso - professor adjunto de Cariologia e Cuidados Integrais na New York University (New York, NY) desde 2003; Diretor do Programa de Educação Odontológica Continuada, NYU; Centro de Design Smile em São Paulo, Brasil; Educação Nova, São Paulo, Brasil; Sociedade Brasileira de Estética Odontologia e Centro Geneva Smile de Educação Odontológica Continuada. O especialista é idealizador e fundador do New Prophy Lounge, primeiro centro dedicado à prevenção com destaque para a profilaxia dental avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados