Total nacional foi de mais de 1 milhão de ocorrências detectadas, volume 24,3% maior que o registrado no mesmo mês de 2023
Em março, no Sul
do país, foram registradas 203.131 tentativas de fraude de identidade,
detectadas graças às tecnologias antifraude que envolvem verificação de dados
cadastrais, verificação de documentos e biometria facial. O estado com o maior
volume de diligências foi o Paraná. Veja, no gráfico abaixo, dados de todas as
Unidades Federativas (UFs) da região:
Considerando
todo o país, foram registradas 1.064.803 tentativas de fraude de identidade em
março. O volume representa um aumento de 24,3% em relação ao mesmo mês de 2023
e é o maior número já marcado pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa
Experian desde o início da série histórica, em 2022. Veja o levantamento mês a mês dos
últimos 12 meses:
As fraudes de identidade acontecem quando golpistas roubam dados pessoais de terceiros e tentam se passar por eles para obter vantagens financeiras. O indicador identifica essas investidas no momento do onboarding, ou seja, na abertura de contas ou pedidos de cartões, empréstimos, aluguel de carros, entre outras modalidades.
“Com o evidente aumento dos casos, torna-se ainda mais
necessário que as empresas se conscientizem da importância da proteção em
camadas, que consiste em combinar diversas tecnologias de proteção para
autenticar os usuários. Alguns exemplos envolvem autenticação do dispositivo,
em caso de acesso via aplicativos e web, Liveness (prova de vida), biometria
facial, geolocalização, entre outras, que podem ser personalizadas de acordo
com o nicho de atuação e nível de maturidade do negócio”, explica o Diretor de
Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Na visão por setores, “Bancos e Cartões” concentrou a
maior parte das ocorrências (50,9%) e “Telefonia” foi o menos visado pelos
criminosos (1,6%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os
que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em março (35,8%). Confira
o detalhamento por setor e faixa etária:
Ranking de
tentativas de fraude evitadas em março
Caio Rocha
explica que “as grandes metrópoles são, geralmente, alvos dos criminosos por
serem locais com alta frequência de transações financeiras, além de serem
centros comerciais”. Veja, no gráfico abaixo, os dados de cada Unidade
Federativa (UF) e a tabela com a variação anual:
Em relação a
quantidades de tentativas de fraude a cada milhão de habitantes, o Indicador
mostrou que Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e São Paulo
são os alvos preferidos dos criminosos. Confira a lista completa e o número de
tentativas a seguir:
Evite fraudes:
veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
·
Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e
com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
·
Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com
preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos
usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se
valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e
dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de
mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas
não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem
que o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos,
como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou
do aplicativo;
·
Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar
por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o
contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se
tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
·
Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi
vítima de fraude.
Empresas:
·
Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos
consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em métodos de soluções
antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que
a segurança da operação seja garantida, com o mínimo de atrito possível em sua
experiência. Nesse sentido, a Serasa Experian tem soluções modulares
inteligentes que possibilitam oferecer uma experiência segura ao cliente final.
Com combinação de big data, analytics e soluções automatizadas, as empresas
podem blindar seus negócios contra fraudes mantendo a melhor experiência para
seu usuário.
·
Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas
antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus
clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor
no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de
pendências em seu nome, por exemplo;
·
Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é
essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter
acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a
veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é
uma estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação
cadastral pode identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações
suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras
bases de dados confiáveis;
· Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.
www.experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário