Segundo o Ministério da Saúde, 70% das queimaduras são causadas por acidentes domésticos. Mais de 220 mil crianças sofreram esse tipo de acidente na última década e mais de três mil vieram à óbito
O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras é lembrado em 6 de junho. Segundo o Ministério da Saúde, um milhão de queimaduras ocorrem anualmente no Brasil. Desse número, 70% são causadas por acidentes domésticos. Com objetivo de trazer informações essenciais sobre prevenção de queimaduras, a Mölnlycke, empresa sueca líder em tratamento de feridas, apoia e patrocina a campanha da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), "Queimaduras? Na minha casa não!", durante o mês de junho.
De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 150 mil internações por ano são causadas por queimaduras. Apenas nos primeiros quatro meses de 2021, mais de seis mil crianças e adolescentes foram internados no SUS por conta de queimaduras.
Na última década, quase 221 mil crianças entre 0 e 14 anos foram hospitalizadas por acidentes e mais de três mil morreram. As queimaduras estão em quarto lugar em causa de óbito entre crianças no Brasil e, os líquidos superaquecidos - com destaque para água - e combustíveis, são os principais agentes causadores[i].
Entre 2015 e 2020, queimaduras provocaram 19.772 mortes no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Desse número, 53,3% foram por queimaduras térmicas, causadas por fontes de calor, e 46,1% por queimaduras elétricas, quando uma corrente elétrica atravessa o corpo, gerando calor.
“Acidentes domésticos representam mais da metade dos casos de queimaduras e podem ser prevenidos através de informação. O objetivo da Mölnlycke é atuar na prevenção de acidentes e fornecer o melhor tratamento possível para pacientes através de soluções altamente tecnológicas”, destaca Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora clínica Latam da Mölnlycke.
A Mölnlycke promove o programa Poder da Gentileza, que ressalta o valor de cuidados adequados na cicatrização de feridas por queimaduras. Para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que queimaduras trazem, o tratamento e o toque devem ser conduzidos da maneira mais gentil possível nos cuidados com o paciente.
Além de agir na prevenção, a Mölnlycke fornece produtos de alta qualidade para o tratamento de queimaduras como a tecnologia Safetac®. Feita a partir de silicone, a tecnologia Safetac® possui uma aderência suave, moldando-se à pele e reduzindo incômodos e dor durante as trocas dos curativos.
Já o Granudacyn®, tecnologia pioneira no mercado Brasileiro, é uma solução de irrigação para limpeza e hidratação de feridas à base de Ácido Hipocloroso [HCIO] e Hipoclorito de Sódio [NaClO], conhecido por auxiliar no controle de microrganismos e biofilme de feridas. A fórmula possui pH neutro e foi reconhecida por consensos internacionais como a solução mais biocompatível entre os limpadores de feridas², não causando irritação para a pele e minimizando o desconforto durante a aplicação. Os produtos são comercializados em 50 países, incluindo o Brasil.
Para mais informações sobre a campanha de Junho Laranja, acesse o site da SBQ.
[i] Fonte: Barreto M. Estudo epidemiológico de 4907 casos de queimaduras internados no CTQ do hospital restauração de Recife-PE. Rev Bras Queimaduras. 2003;3:26-31.
2 Nair HKR et al (2023) International Consensus Document: Use of wound antiseptics in practice. Wounds International. Available online at www.woundsinternational. com
Nenhum comentário:
Postar um comentário