A partir do dia
1º, o Universal Analytics terminará, dando espaço ao GA4
A partir de julho de 2024, o Google Analytics Universal
(GA3) deixará de existir, restando apenas o Google Analytics 4 (GA4). Essa
mudança representa um marco significativo para empresas que utilizam a
ferramenta para análise de dados.
O Google iniciou o desenvolvimento do GA4 com o objetivo de integrar a jornada
do usuário entre sites e aplicativos. No entanto, a crescente preocupação com a
privacidade dos usuários e novas regulamentações, como a GDPR na Europa e a
LGPD no Brasil, exigiram adaptações significativas. A desativação completa do
GA3 acontecerá em julho deste ano. A partir dessa data, todos os usuários
perderão acesso ao GA3 e seus dados serão excluídos permanentemente, sem
possibilidade de recuperação via API.
Com o foco integral no GA4, o Google começou a desativar gradualmente
funcionalidades do GA3, como o Relatório em Tempo-Real. Isso incentiva a
migração e a familiarização com a nova ferramenta, que promete maior integração
e melhores insights de dados. Essas desativações foram um claro sinal de que o
Google deixará de prestar suporte a esta versão, ao mesmo tempo que será um
grande incentivo a toda comunidade para se familiarizar com a nova ferramenta e
aprender como tirar o melhor proveito dela.
Empresas que utilizam o GA Universal há anos possuem um vasto histórico de
dados valiosos. Esses dados são cruciais para a criação de modelos avançados de
Machine Learning e para a geração de insights estratégicos com a ajuda de
Inteligências Artificiais Generativas (GenAIs).
Com a iminente desativação do GA3, as empresas devem agir rapidamente para
exportar e armazenar seus dados históricos. Embora o Google ofereça integração
com o BigQuery, essa solução pode não estar disponível para todos,
especialmente para aqueles que não utilizam a versão paga do GA3.
Uma alternativa é utilizar conectores e ferramentas desenvolvidas
especificamente para a extração e armazenamento de dados do GA3. Essas soluções
visam garantir a preservação dos dados mais relevantes, devolvendo o controle
às empresas de maneira rápida e eficaz. Isso inclui a visibilidade sobre os
principais dados, como volume de usuários, sessões, conversões (e-commerce e
metas), detalhes de produtos, e relatórios de aquisição (origem, mídia,
campanha), entre outras informações.
Além da preservação dos dados, a migração para o GA4 traz novas funcionalidades
que melhoram a análise de dados. O GA4 oferece uma visão unificada do usuário,
combinando dados de sites e aplicativos em uma única plataforma. Ele é baseado
totalmente em eventos, permitindo um acompanhamento mais detalhado do
comportamento do usuário. A capacidade de previsão baseada em IA, disponível no
GA4, ajuda as empresas a anteciparem tendências e tomar decisões mais
informadas.
Sabemos que são tempos desafiadores. Muitas mudanças de parVFadigmas estão
acontecendo nos últimos anos e ainda continuarão acontecendo nos próximos. É
por isso que é muito importante ter parceiros estratégicos nessa jornada, que
estarão sempre acompanhando e se atualizando para oferecer soluções
alternativas para a resolução dos problemas da atualidade.
Nícolas Santos - Data Strategy Manager & Associate Partner da Cadastra, empresa global de estratégia, tecnologia, dados e marketing.
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