Especialista do Senac São
Paulo indica os novos conceitos turísticos
Conhecer novos
destinos, culturas, paisagens ou simplesmente
desfrutar de experiências inéditas em diferentes lugares no seu próprio
país ou então no exterior. Essas são as principais motivações do turista, que
celebra o seu dia em 13 de junho.
Conforme a
pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
do Estado de São Paulo), o turismo brasileiro está em alta e o primeiro
trimestre de 2024 já é o melhor para o setor desde 2019, ano da pré-pandemia.
Além disso, o faturamento do período registrou R$ 48,2 bilhões, número 1,9%
maior que o mesmo período de 2023.
Para auxiliar os diversos perfis de
turistas, convidamos Bruno Manhães, docente da área de turismo do Senac São
Paulo, para apresentar as tendências e novos conceitos turísticos que devem agradar aos viajantes em
busca dos mais variados tipos de experiências.
“Viajar faz parte da vida contemporânea,
é sinônimo de qualidade de vida e impacta na perspectiva social. O turismo está
popularizado, não é para elite, e pode ser feito na própria cidade”, conta
Bruno Manhães.
●
Turismo de experiência.
Neste estilo de viagem, o turista é o
protagonista. A ideia é que o viajante tenha muita interação e vivências com a
comunidade, a cultura local e leve os aprendizados para casa.
●
Turismo Criativo
Este segmento busca encontrar
potencialidades da indústria criativa em locais onde não existe, digamos assim,
um turismo tradicional.
A intenção é aproximar os turistas dos
produtores culturais locais que serão anfitriões e proporcionarão experiências
genuínas, a exemplo de uma caminhada fotográfica com um fotógrafo local, visita
aos ateliês em diferentes territórios para aprender a fazer renda ou viajar
para degustar pratos regionais
●
Turismo Pedagógico
Tem por objetivo usar o território ou a
cidade como espaço educativo. O aprendizado é lúdico, profundo e o aluno vivencia o
aprendizado na prática, conforme os conteúdos pedagógicos.
Neste segmento, a finalidade da viagem
não é só lazer e exige planejamento e articulação coletiva entre o guia de
turismo, professor e aluno.
●
Turismo Cultural
É um segmento amplo, complexo e está
conectado com o turismo de experiência e criativo. A cultura está em todo
lugar!
A motivação do viajante é ampliar o
repertório, adquirir novas referências seja em atividades eruditas ou populares
como curtir festivais de música, festa junina, conhecer o folclore, visitar
museus, entre outros.
●
Slow travel
É perfeito para quem busca viajar com
mais qualidade e menos quantidade de lugares para visitação. O foco é
desacelerar e participar de experiências imersivas relacionadas ao bem-estar,
apreciar os detalhes arquitetônicos, belezas naturais ou realizar uma simples
conversa com a população local sobre cultura, história e tradições. Tudo sem
pressa!
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Turismo Étnico e Afro
É o passeio certo para quem deseja vivenciar
e conhecer as culturas dos povos originários ou visitar os territórios do povo
preto em aldeias ou quilombos, respectivamente. Neste segmento, é importante
procurar agências responsáveis que prezam por deixar um legado positivo às
localidades, como por exemplo, a contratação de guias de turismo locais que
possam falar com legitimidade sobre a sua
cultura.
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