Habilidades são
fruto de estudo de 5 meses com 40 das maiores líderes da América Latina
Quais são as soft skills necessárias para que uma
mulher chegue a um cargo decisório? Com o objetivo de apoiar
empresas a acelerar carreiras femininas, a startup Todas Group
realizou um estudo durante 5 meses com 40 das maiores líderes
da América Latina, o que resultou no mapeamento das 16
habilidades mais transformadoras para a liderança feminina.
Veja quais são abaixo:
- Autoconfiança: uma das
mais críticas para líderes a autoconfiança, esta habilidade pode ser
trabalhada por meio de estudo de fundamentos neurológicos e
comportamentais, além de exercícios de autoconhecimento, gerenciamento de
autocrítica e autorreconhecimento.
- Adaptabilidade: também crucial para
líderes, a adaptabilidade é essencial no mercado atual, especialmente em
ambientes digitais de constante mudança.
- Alta performance emocional: as emoções são como dados e
informações, e estão diretamente ligadas à razão. É importante que uma
mulher em cargo decisório saiba fazer o gerenciamento emocional.
- Autoralidade e protagonismo: ser autoral vai muito além
de criar algo do zero, é possível ser pioneira a partir de referências e
de um estudo bem estruturado. Além disso, para ser protagonista da sua
própria história, a mulher precisa fazer mudanças e posicionamentos
internos.
- Foco e atenção plena: para elevar a performance e
alcançar resultados mais precisos nas tarefas diárias, é preciso fazer o
gerenciamento da atenção. Consciência, gestão de estresse, exercícios de
respiração, empatia e comunicação consciente são importantes ferramentas
para melhorar o foco e atenção.
- Inovação: inovar é humano e temos
capacidades neurológicas de nos adaptar ao novo. A inovação está ligada à
criatividade e é preciso criar para inovar. É importante buscar métodos e
fazer exercícios para estimular essa capacidade.
- Liderança: liderança é, acima de tudo,
uma prática de autoconhecimento e de autoconfiança. É importante para a
mulher líder identificar a si mesma em sua equipe e assim potencializar as
qualidades.
- Networking: fazer amizade com colegas
de trabalho é apenas a ponta do iceberg. O networking é uma habilidade
social que traz resultados práticos no desempenho no trabalho, além de ser
sinal de maturidade da profissional, uma habilidade que se desenvolve ao
longo dos anos. É importante que as mulheres líderes estejam cercadas de
semelhantes para uma maior rede de apoio.
- Pensamento crítico: o pensamento crítico é
importante na medida em que a líder feminina consegue tomar decisões mais
eficazes ao analisar cada situação posta. É a capacidade de lidar com
desafios de forma estratégica e confiante.
- Desenvolvimento de equipes: é um processo multifacetado
que exige uma combinação de habilidades interpessoais, autoconhecimento,
comunicação eficaz e estratégias práticas para enfrentar desafios. É um
exercício que pede um mix de várias soft skills aplicadas no
cotidiano.
- Comunicação estratégica: envolve um entendimento
profundo da neurociência, a construção de conexões significativas, o uso
de comunicação não-violenta e a importância da preparação. Essa combinação
de elementos é essencial para desenvolver uma comunicação eficaz e
impactante. Para as lideranças femininas, é importante a sensibilidade e o
local de escuta, principalmente com lideradas mulheres.
- Disciplina positiva: uma ferramenta libertadora
e essencial para as lideranças femininas, destacando a importância do
autoconhecimento, consistência, pequenas metas diárias, e o equilíbrio
entre trabalho e descanso. A prática da disciplina deve ser prazerosa e
adaptável, promovendo bem-estar e sucesso contínuo.
- Posicionamento estratégico: sempre há lupa sobre o que
uma mulher diz ou faz. É essencial calcular cada passo e se colocar
eficientemente nas situações.
- Maternidade e carreira: a gravidez é um processo
natural que muda o corpo e a mente de uma mulher. As mulheres que já
gestaram possuem características humanas próprias e que ajudam a construir
um ambiente de trabalho mais harmônico.
- Marca pessoal: autoconhecimento é uma
base, mas não é tudo. A marca pessoal alia isto com a capacidade verbal de
explanar seus talentos, virtudes. É uma afirmação. No caso das mulheres, é
um empoderamento.
- Negociação e influência: é o manejo correto das
emoções na hora de tocar uma negociação. É mais uma faceta da estratégia
com a autoconfiança. É guiado não só pelos resultados, mas pelos
processos.
todasgroup.com.br
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