Confira dicas para
evitar golpes durante as compras
A ClearSale, referência em inteligência de dados
com portfólio completo para prevenção a fraudes, prevê que as compras online
para o Dia dos Namorados podem chegar a 5,1 milhões de pedidos. Destes, pelo
menos 58,1 mil devem ser alvos de tentativas de fraude, totalizando em valores
cerca de R$ 72,8 milhões, um aumento de 19,56% em relação ao ano anterior. O
ticket médio das tentativas de golpes estimado é de R$ 1.229,06 contra R$
1.159,41, em 2023. O estudo abrange o período de 1 a 12 de junho.
“O Dia dos Namorados possui um valor sentimental
para muitos casais que celebram a data recorrendo ao comércio eletrônico.
Cientes disso, golpistas aproveitam a ocasião para aplicar golpes. A projeção
nos mostra que as tentativas de fraudes este ano podem superar as do ano
passado, assim como o ticket médio. Isso acende um alerta para a população e
empresas de todo o país redobrarem os cuidados”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da
ClearSale.
Para a estimativa, a ClearSale considerou apenas
pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce e pedidos de entidades
100% analisados pela ClearSale. São consideradas tentativas de fraude todas as
transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo,
confira as fraudes mais comuns e dicas para se proteger.
Tipos de fraude mais
comuns
Fraude Efetiva ou Fraude
Limpa
O fraudador efetua a compra na loja virtual e na
hora do pagamento utiliza dados roubados de cartões de crédito de bons
consumidores. Por serem dados verdadeiros, muitas equipes de combate a fraudes
sentem dificuldade em barrar este tipo de golpe.
Fraude Amigável
Essa modalidade ocorre quando alguém próximo ao
titular do cartão, geralmente parentes ou amigos, faz uma compra sem o
consentimento dele. Ao receber sua fatura, o dono do cartão não reconhece a
compra e entra em contato com a instituição financeira para pedir o
estorno.
Autofraude
Diferente dos demais tipos de fraudes, esta é uma
ação realizada pelo próprio titular do cartão. Neste caso, ele realiza a compra
online e, contesta o lançamento dentro do prazo da instituição financeira (180
dias), alegando que não fez a compra, mesmo já tendo recebido o produto.
Dicas para evitar
fraudes
Use senhas fortes
Não utilize senhas óbvias e que sejam de fácil
conexão com você ou a pessoas próximas, como iniciais e data de nascimento.
Opte por códigos fortes com a mistura de letras maiúsculas, minúsculas,
símbolos e números. E lembre-se: para garantir ainda mais segurança, jamais
utilize a mesma para mais de uma conta.
Tenha cuidado com links
estranhos
Algumas quadrilhas especializadas criam sites
falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados. Posteriormente, com essas
informações, os criminosos conseguem efetivar suas fraudes. Portanto, atente-se
aos pedidos de recadastramento, trocas de senha não programadas ou links
suspeitos.
Desconfie de promoções
absurdas
O Phishing é um tipo de ação fraudulenta comum no
ambiente online. Geralmente, o criminoso envia aos usuários e-mails com ofertas
imperdíveis ou exclusivas, no entanto, são mensagens contendo links para a
captura de senhas. Verifique a página oficial da loja e pesquise a reputação da
empresa em questão.
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