Novo relatório do Canva revela por que líderes apostam na IA para aumentar os resultados e impulsionar o crescimento das suas empresas
● 91% usaram
ferramentas baseadas em IA para produzir conteúdo visual no ano passado
● 73% dizem que a comunicação visual aumentou o desempenho dos
negócios
● 72% estão destinando mais orçamento
para ferramentas visuais em comparação com o ano passado
O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, lança hoje o seu segundo Relatório de Economia Visual (lançado anualmente), que apresenta a percepção de mais de 3.700 líderes de empresas globais sobre o que impulsiona a comunicação visual e qual é o impacto dela.
O Canva contratou a Morning Consult,
empresa de inteligência de negócios, para entender como líderes tratam o uso de
ferramentas de comunicação visual nas empresas – além de qual é o papel que a
IA desempenha na habilidade deles de aumentar a produtividade e a criatividade
e de agilizar os fluxos de trabalho. A pesquisa foi realizada em 12 países –
entre eles, Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha,
México, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul e Austrália.
Entre
os principais resultados para o Brasil, estão:
● Os benefícios comerciais
desbloqueados: Quase três quartos (73%) de quem respondeu
afirma que as ferramentas de comunicação visual aumentaram o desempenho dos
negócios. Desde a aceleração da criação de conteúdo e da colaboração em equipe
até o maior envolvimento do público, a comunicação visual impulsiona a forma
como as organizações economizam tempo e dinheiro. O resultado é que 72% da
liderança está investindo mais em ferramentas de comunicação visual do que no
ano anterior.
● A aceleração da produtividade
pela IA: Orçamentos
mais apertados e demandas de conteúdo mais altas levaram a maior parte (91%) da
liderança a explorar ferramentas baseadas em IA como opções para acelerar a
produção de conteúdo. A maior parte (93%) concorda que a qualidade do conteúdo
visual melhorou por causa da IA, mas as preocupações com o plágio (75%), com a
reprodução de preconceito (68%) e com a perda de empregos (68%) persistem.
● O design democratizado: A capacidade de comunicar de maneira visual é
atualmente importante nas empresas, independentemente da função. A maior parte
da liderança (90%) espera que colaboradores em funções não relacionadas ao
design tenham, ainda assim, alguma competência em design, com o objetivo de se
comunicarem com eficácia nas suas organizações. Consequentemente, mais de dois
terços (70%) estão agora oferecendo formação a quem não desempenha funções de
design para atingir um determinado patamar de habilidade em design.
● A aceleração do crescimento por
meio da colaboração: Quase
um terço (29%) acredita que a incapacidade de colaborar entre equipes e de
seguir fluxos de trabalho complexos (27%) são desafios ao criar e aumentar a
produção de conteúdo. Assim, ao investir em plataformas de comunicação visual,
líderes de empresas dão ênfase à colaboração em tempo real (95%), aos fluxos de
trabalho simplificados (95%) e à funcionalidade (95%).
● As ferramentas certas para a
criatividade florescer: Dois terços (66%) acreditam que a
resistência de stakeholders com mais tempo de casa às novas tecnologias
prejudica a criatividade nas empresas – 67% dizem que equipes isoladas e má
colaboração multifuncional funcionam como impedimentos ao pensamento
imaginativo e aos novos resultados.
De apresentações
atraentes a vídeos que engajam a audiência e visualizações de dados
interativas, os recursos visuais se tornaram necessários para a comunicação,
permitindo que as organizações mostrem o que é de fato importante.
“Usamos o Canva para praticamente tudo o que usa um modelo,
desde apresentações até sinalização, sites internos, convites, manuais... As
possibilidades são infinitas. A habilidade de colaborar e compartilhar com
facilidade projetos entre equipes economiza muito tempo. O que normalmente
levaria dias leva apenas alguns minutos”, diz Rebecca Janes, designer criativa
e estrategista de branding ambiental da marca global da FedEx.
A necessidade de se comunicar
visualmente, interna e externamente, está sustentando a demanda nas
organizações por ferramentas de comunicação visual interoperáveis e fáceis de usar. A convergência da IA e da comunicação visual também criou
possibilidades infinitas para todos os profissionais criarem conteúdo de alto
impacto e em grande escala.
"Na atual era digital, líderes empresariais estão
reconhecendo o papel essencial da comunicação visual em aperfeiçoar a
colaboração entre as equipes, a produtividade e a eficiência no trabalho. A
pesquisa do Canva mostra o crescente investimento em ferramentas visuais,
fundamentais para cativar o público e impulsionar o sucesso das empresas",
diz Felipe Godoy, líder internacional de growth marketing do Canva para a
América Latina.
O Relatório de
Economia Visual entrevistou 3.707 líderes empresariais de marketing, vendas,
recursos humanos e operações que têm conhecimento das metas de receita da
empresa. Este grupo também influencia a estratégia de envolvimento do público
de suas organizações e como as equipes internas se comunicam entre si, com
outras equipes e com a empresa em geral.
Especificamente, o Canva entrevistou 320
líderes de empresas (diretores, vice-presidentes etc) no Brasil, 331 nos
Estados Unidos, 317 na Austrália, 311 no Reino Unido, 321 na Alemanha, 320 na
Espanha, 320 na França, 320 no México, 320 no Japão, 320 na Indonésia, 257 na
Índia e 250 na Coreia do Sul.
O Relatório de Economia Visual de 2024 do Canva na íntegra está aqui.
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