Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Menos quedas e mais vida social: veja os benefícios da musculação para os idosos

Frequentar a academia na 3ª idade só traz benefícios
 Freepik

Prática regular de musculação na 3ª idade traz impactos positivos para a qualidade de vida


Com o envelhecimento, surgem inúmeros desafios para a saúde e o bem-estar, mas a prática regular de musculação pode ser uma ferramenta poderosa para promover a vitalidade e a qualidade de vida na 3ª idade. Segundo Anderson Dornelas, professor de educação física e gestor da Bodytech de Brasília, estudos apontam que o ganho de massa muscular e óssea são estratégias essenciais para um envelhecimento saudável, pois combatem a perda de massa magra e ajudam a manter a nossa independência física e cognitiva. 

“O treinamento resistido, inclusive, já tem se mostrado uma importante ferramenta para postergar problemas no cérebro, como demência ou Alzheimer. Estudos indicam, por exemplo, que quanto maior o índice de força em membros inferiores, menor é a incidência de déficits cognitivos”, explica. E sabe aquela sua programação financeira, visando ter mais conforto, poder viajar e curtir a aposentadoria? Para a massa muscular, o pensamento é o mesmo! 

Dornelas destaca que podemos dividir o ciclo da vida em três etapas: construção, manutenção e declínio. “O ideal é cultivar a massa muscular e óssea nas duas primeiras fases, pois isso nos dá uma longevidade maior, com a possibilidade de aproveitar a expectativa de vida - que está aumentando - de forma ativa, e não apenas sobrevivendo no final da vida”, diz.

 

TEM MAIS VANTAGENS

Além de toda essa melhora da funcionalidade e da capacidade de realizar atividades da vida diária, outro grande benefício de frequentar uma academia na 3ª idade é o aumento da rede de convívio para os idosos que, por vezes, desenvolvem depressão, justamente por verem seus ciclos sociais diminuindo a cada dia. “Muitos alunos acabam criando laços de amizade com outros frequentadores da academia e levando esses amigos para a vida deles, tendo outros encontros e passeios juntos”, ressalta o gestor da Bodytech de Brasília.

E as vantagens não param por aí, pois a musculação ainda tem o importante papel de minimizar o risco de quedas e fraturas, o que já é relacionado na literatura como um importante fator para a longevidade. “Algumas lesões ortopédicas, como fratura na cabeça do fêmur, por exemplo, aceleram o processo de perda de massa muscular, por diminuírem momentaneamente, ou de forma permanente, os movimentos que esses idosos conseguem realizar”, alerta o professor da Bodytech Brasília. “A consequência é a diminuição das atividades diárias, como locomoção e até o ato de sentar e levantar de uma cadeira ou do vaso sanitário, levando-os a uma vida mais sedentária.”

 

NUNCA MALHEI, E AGORA?

A boa notícia é que não é tarde para começar! Contudo, o mais indicado é seguir um programa de treinamento individualizado e personalizado, especialmente na 3ª idade, o que traz segurança e resultados consistentes ao idoso.

“Isso inclui consultar um médico e ser atendido por uma equipe multidisciplinar da saúde, formada também por profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e geriatria”, alerta Dornelas, antes de completar: “Já na academia, é importante procurar um instrutor de musculação qualificado, se possível especialista em treinamentos para o público da melhor idade.” 

Inicialmente, ele indica pesquisar academias em sua região que ofereçam programas voltados para idosos, como a Bodytech, ou que tenham profissionais qualificados em treinamento para essa faixa etária. Outra orientação importante é pedir recomendações a amigos, familiares ou profissionais de saúde que possam conhecer e sugerir locais de confiança.

Após essa pesquisa inicial, agende uma visita pessoalmente ao local para conhecer as instalações, verificar a acessibilidade, equipamentos e ambiente. “Também é interessante escolher uma academia que seja conveniente para você nos quesitos melhor localização, horário de funcionamento e facilidade de acesso. Isso aumentará suas chances de manter uma rotina consistente de exercícios”, finaliza o gestor da academia Bodytech em Brasília (DF).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados