As novas
tecnologias têm sido muito utilizadas para eliminar processos burocráticosCréditos: Canva
Nos últimos anos,
o mundo se viu tomado pelas Inteligências Artificiais. É possível encontrá-las
desde em ferramentas de texto até, mais recentemente, em programas criadores de
imagens e vídeos realistas. A chamada I.A. teve seu início na década de 1950
pelo ramo da ciência que se concentra no desenvolvimento de sistemas e
algoritmos capazes de realizar tarefas. Naquela época, essas tarefas
necessitavam da inteligência humana.
As transformações
trazidas pela Inteligência artificial chegaram, também, ao mundo corporativo,
principalmente em áreas como a de gestão de pessoas. Essas transformações têm
permitido, por exemplo, que os setores de Recursos Humanos e Departamento
Pessoal eliminem diversos processos burocráticos e se tornem mais estratégicos.
Mas, uma das preocupações que normalmente surge com o aparecimento de novas
tecnologias é a da desumanização e, consequentemente, a perda de empregos.
Rafaela Cozar,
Head de Gestão e Inovação na Roda Brasil Logística, transportadora que tem como
foco organizacional o investimento em tecnologia e em gestão profissional,
acredita que esses medos não passam de “lendas”. “Um dos maiores desafios é
mesmo o da resistência à mudança, que já enfrentamos em outras situações”,
explica. “É importante ressaltar os benefícios da I.A. e capacitar esses
colaboradores para as novas ferramentas. Assim, garante-se a manutenção dos
cargos em vez da substituição”.
Na visão dela,
qualquer ferramenta tecnológica pode, se mal utilizada, desumanizar um
trabalho. “A questão da Inteligência Artificial é que ela serve para auxiliar o
trabalho humano em processos complexos ou burocráticos. Na prática, se bem
utilizada, ela pode otimizar os processos e permite focar mais no lado humano
do trabalho”, argumenta Rafaela. O tempo otimizado pela I.A., portanto, pode ser
utilizado para dar atenção plena às pessoas. São várias as áreas nas quais a
Inteligência Artificial tem auxiliado, como nos serviços de gestão,
planejamento, organização, direção e controle dos recursos humanos.
Por exemplo, já é
muito comum utilizar a I.A. no processo de recrutamento. “Ela ajuda a
selecionar candidatos fazendo o cruzamento de dados dos currículos, redes
sociais, testes e entrevistas com aquilo que a empresa busca”, comenta a Head.
Também utiliza-se essa tecnologia no momento de avaliar os colaboradores, a
partir da mensuração de pontos positivos e negativos, metas e indicadores
estabelecidos como valores para a empresa. “Sem contar que também permite que
se crie planos de desenvolvimento dos colaboradores”, conta.
Outro ponto no
qual a I.A. auxilia é o da comunicação, já que há várias ferramentas que
permitem o compartilhamento de informações, mensagens personalizadas e a
criação de pesquisa de climas organizacionais. As vantagens, como se vê, são
várias: com a I.A. é possível uma redução de custos, já que os processos são
automatizados, fazendo também com que se tornem muito mais eficientes e ágeis.
“Assim, a produtividade do setor também aumenta, já que a burocracia fica com a
I.A. e o setor pode focar em questões mais estratégicas”, encerra Rafaela.
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