Pesquisar no Blog

sábado, 13 de abril de 2024

Como as mulheres podem lidar com o sentimento de incompetência

Segundo Andressa Gnann, é preciso enfrentar a pressão pela perfeição e entender que está tudo bem em não dar conta de tudo o tempo todo

 

Muitas mulheres acreditam que não são suficientemente boas e que deveriam dar conta de muito mais coisas do que conseguem. Trabalho, maternidade, estudos, autocuidado e tantas outras áreas da vida parecem demandar muito mais do que o possível, por isso o sentimento de incompetência pode aparecer. 

Segundo a empresária e advogada Andressa Gnann, que também é mãe, palestrante, mentora de empreendedoras, escritora, sócia fundadora e gestora do escritório Gnann e Souza Advogados, considerado como Referência Nacional e Melhores do Ano em Advocacia e Justiça, responsável pelo projeto Papo de Leoa e idealizadora do Treinamento Full Life, a obrigação de ser alta performance o tempo deixa as mulheres em constante pressão. 

“Muitas mulheres se cobram porque não conseguem ser a mãe exemplar que todo mundo diz que elas têm que ser; ou não conseguem ser uma profissional alta performance e talvez nem ir para academia todos os dias. Mas precisamos lembrar que está tudo bem não dar conta de tudo o tempo todo. Tem dias em que a gente tem a impressão de que só está tentando sobreviver”, avalia. 

Para Andressa, a jornada das mulheres não é fácil, mas é preciso aprender a não se cobrar tanto e encarar cada desafio como uma oportunidade de crescimento. “A cada obstáculo superado, você cresce, aprende e se fortalece cada vez mais. O cansaço e os obstáculos sempre vão existir, mas o importante é aprender a descansar sem culpa e não desistir”, orienta. 

A especialista acredita que o sentimento de incompetência que aflige muitas mulheres pode ser exacerbado por fatores culturais, de gênero e sociais. “Sabemos, por exemplo, que as mulheres muitas vezes têm que se provar mais para provar que são competentes, e isso, em algumas áreas, pode levá-las à exaustão”, diz. 

Ela lembra que a própria sociedade muitas vezes impõe expectativas e pressões sobre as mulheres, tanto na vida profissional quanto pessoal. “Essa cobrança da sociedade e de terceiros também ajuda a aumentar o sentimento de não ser competente o suficiente para dar conta, mas é preciso que as mulheres parem de se preocupar tanto com o julgamento alheio e entendam que está tudo bem em não serem perfeitas, afinal, quem é? Ou melhor, o que é a perfeição?”, questiona. 

Andressa acredita que para superar o sentimento de não se acharem boas o bastante, as mulheres devem se apoiar mais e também buscar o desenvolvimento pessoal. “É importante reconhecer que somos seres humanos, falhos e imperfeitos. Que não temos a obrigação de ser e agir como as pessoas acham. E principalmente ter sororidade, julgar menos, apontar menos e apoiar mais. É por isso que insisto que as mulheres precisam de menos competição e mais compreensão”, finaliza.

 

Andressa Gnann - palestrante, empresária, empreendedora serial, advogada, mentora, professora, coach, consultora de negócios e responsável pelo projeto PAPO DE LEOA que tem o compromisso em instruir, inspirar e empoderar mulheres, promovendo uma vida plena, equilibrada, próspera e feliz. Além de sócia e investidora em microempresas, também é sócia fundadora do escritório Gnann e Souza Advogados, classificado como referência nacional, reconhecido como Melhores do Ano em Advocacia e Justiça e com prêmio Quality Justiça. Andressa Gnann é uma figura multifacetada com habilidades e competências em várias áreas distintas, equilibrando com maestria os seus diversos papéis e liderando iniciativas voltadas para o público feminino. Para mais informações, acesse o instagram e pra conhecer o projeto Papo de Leoa acesse: instagram .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados