Pesquisar no Blog

sábado, 9 de dezembro de 2023

Brincadeiras para ajudar no desenvolvimento motor das crianças

 Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, explica que não podemos nos preocupar apenas com a nossa mente e nossas emoções, precisamos também cuidar do nosso corpo para termos um bom desenvolvimento físico, intelectual, emocional do ser humano.

 

De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, especialista em psicomotricidade, é muito importante que as crianças realizem atividades motoras na educação infantil. "É fundamental que nos primeiros anos de vida, as crianças tenham tempo para brincar e movimentar o seu corpo.  Realizar atividades motoras na educação infantil vai ajudar no processo de alfabetização e vai evitar o sobrepeso e a obesidade infantil", explica. "No Brasil, em 2022, mais de 340 mil crianças de cinco a dez anos foram diagnosticadas com obesidade, segundo o relatório do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional", ressalta. 

A neuropsicopedagoga diz que crianças que possuem todas as habilidades motoras desenvolvidas se tornam no futuro adultos mais felizes e saudáveis. "Várias pesquisas cientificas já revelaram que as crianças que desenvolvem corretamente suas habilidades motoras se tornam no futuro adultos mais ativos, sociáveis, engajados e saudáveis fisicamente e psiquicamente. Isso ocorre porque durante a brincadeira a criança promove serotonina (reduzi a ansiedade), acetilcolina (favorece o estado de atenção e memória), dopamina, (gera prazer e motivação) e endorfina (reduz tensão neuronal)."

 A especialista em psicomotricidade Lidiane Leite, explica ainda que uma criança para ser alfabetizada precisa brincar muito para desenvolver todas as habilidades motoras. "Para uma criança ler e escrever corretamente ela precisa obter uma maturidade neuropsicomotora adequada, em outras palavras, ela precisa ter um bom equilíbrio, força muscular, conhecer bem o seu próprio corpo, ter desenvolvido uma boa orientação espacial e temporal e ainda ter uma boa coordenação motora fina e ampla." 

Lidiane Leite alerta que muitos problemas na escola podem ser causados por questões emocionais, físicas ou biológicas. "É muito importante fazer uma audiometria e um exame de vista para verificar se essa criança está enxergando e ouvindo bem. Como também verificar se ela dormindo bem e se alimentando bem, pois a privação do sono, a fome e o stress podem afetar a memória, a atenção e outras habilidades essenciais para a aprendizagem."  

"Alfabetizar uma criança não é algo simples. As crianças não nascem sabendo ler e escrever. Elas precisam brincar muito porque a ausência do movimento e da experiência corporal vai prejudicar bastante a organização do cérebro", finaliza a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite. 

Pensando em auxiliar no desenvolvimento motor das crianças, a Lidiane Leite separou alguns exercícios, que ela recomenda em seus cursos e palestras.

 

01 – Fique de pontinha dos pés por 10 segundos

 

02 – Salte em uma perna só, mantendo a outra perna dobrada.

 

03 – Feche os olhos e diga em voz alta, as partes do seu corpo humano, de baixo pra cima. E depois de cima para baixo.

 

04 – Deite no chão de barriga para cima e levante o seu braço esquerdo e dobre a sua perna esquerda.

 

05 – Deite no chão de barriga para cima e abra bem os braços e depois bata 5 palmas.

 

06 – Fique em pé. Depois pule para o lado direito e em seguida coloque as mão no joelho.

 

07 – Deite no chão de barriga para baixo. Tente virar a cabeça para um lado e depois para o outro lado sem mexer o tronco. 

 

08 - Mostre a sua mão. Depois use o polegar e o indicador para pegar pequenos objetos com a pontinha dos dedos.

 

09 - Mostre a sua mão. Em seguida, segure por 5 segundos uma folha de sulfite apenas com o polegar e o indicador. 

 

10 - Mostre as suas mãos. Depois use os seus polegares e indicadores para Rasgar e picar papel em tiras. Depois pode fazer bolinhas usando o polegar e o indicador par amassar e modelar o papel.

 



Lidiane Leite – Jornalista, pedagoga, neuropsicopedagoga e especialista em psicomotricidade. Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Ministra palestras e cursos sobre educação e comportamento infantil. Escreve artigos e é autora de 13 livros-caixinhas: "Cadê o Resultado?", "Qual não tem Par?", "O que eles têm em comum?", "Stop", "Certo ou Errado", "Ginástica de Memória ", "Palavra Certa" e "Onde está o cachorrinho", "Monte os grupos", "Interpretação de Texto", "Exercícios de Coordenação Motora", "Cores em Ordem" e "Jogo de Imitação = Emoções". Todos eles foram editados e publicados pela Editora Matrix.
www.lidianeleite.com.br
Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga
Youtube: neurocienciacomlidianeleite


2 comentários:

Posts mais acessados