Conheça as principais dicas para humanizar esse processo
É
comum neste período que os gestores sentem com suas equipes para avaliar os
resultados e traçar as metas para o ano. O feedback é uma prática importante no
ambiente corporativo para que os profissionais saibam a percepção da empresa
sobre seus pontos fortes, habilidades que podem ser desenvolvidas, além de
alinhar expectativas e trocar conhecimento. Para que este momento seja
produtivo para quem dá e para quem recebe o feedback, listamos alguns itens que
o gestor ou profissional de RH deve estar atento para que a comunicação seja
transparente, humanizada e efetiva.
Dashboard de monitoramento
Para
organizar prazos de entrega dos projetos, use plataformas de gerenciamento de
tarefas, tais como Trello, Asana, Runrun.it e Jira. Com esses apps, é possível
estabelecer prazos de entregas e acompanhar o status de cada uma das
atividades, bem como identificar possíveis atrasos que podem ser
questionados no momento do feedback.
Nesse
caso, o líder deve entender quais os motivos do atraso e buscar, juntos,
soluções para que não ocorra novamente. E, claro, os dados também são
utilizados para identificar colaboradores com alto desempenho. Aqui, os pontos
positivos do colaborador devem ser valorizados no feedback.
Saiba o que falar
Ao
utilizar uma das plataformas de gerenciamento de tarefas, a liderança já deu o
primeiro passo para identificar a produtividade do seu liderado.
No
entanto, o desempenho do colaborador vai além das entregas em si, como, por
exemplo, frequência em reuniões importantes, fit cultural, entre outros pontos
importantes para a cultura da empresa. Por isso, colete o máximo de informações
e analise todos os pontos levantados.
Antes
de marcar a reunião de feedback, o gestor precisa refletir sobre os pontos que
serão abordados com o colaborador. A recomendação é que ele pergunte a si
mesmo: Qual o real motivo desse feedback (promover mudanças e desenvolver plano
de carreira)? De que forma pode ajudar o colaborador a desenvolver ou
aperfeiçoar determinadas habilidades? Os pontos levantados são realmente úteis
para o funcionário e para a empresa? Ao respondê-las, a liderança terá maior
assertividade ao dar o feedback e auxiliar na construção de um ambiente de
trabalho melhor.
Quando
o feedback é negativo, o gestor deve ter cuidado com as palavras e praticar a
empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Se algo precisa ser melhorado
ou alterado dentro do ambiente de trabalho, mostre as razões para isso e aponte
como corrigi-las. Esse não deve ser um momento de apontar o dedo ou de misturar
razões pessoais.
Seja objetivo
O
feedback quando subjetivo, ou seja, quando não é direto, gera desconforto e
ansiedade para a pessoa avaliada.
Seja empático
Pode
até parecer ser o oposto do item anterior, mas ser objetivo é fundamental para
um feedback assertivo. Existem várias formas de falar a mesma coisa, basta
saber o tom adequado para cada situação.
Crie uma relação de confiança
Faça
com que seu liderado saiba que pode contar com você sem medo. Dessa forma, ele
terá mais liberdade para falar sobre suas dúvidas, fazer sugestões e contar se
existe algum problema.
O
gestor também pode pedir um feedback, justamente para criar uma maior relação
de confiança. Essa é uma oportunidade para entender quais são, também, seus
pontos de melhoria.
Não fale em público
É
importante que essa conversa seja particular para não gerar nenhum tipo de
constrangimento e não afetar o desempenho da equipe como um todo.
Dê dicas durante o dia a dia de trabalho
Não
é necessário esperar até o dia do feedback para falar algo que aconteceu de
errado há alguns meses. As orientações podem ser passadas diariamente ou sempre
que necessário.
Proximidade
Com
a pandemia, o estilo de trabalho remoto se potencializou. Diversas empresas
contratam funcionários de outras cidades, estados e até mesmo países. Isso faz
com que muitos nem se conheçam pessoalmente.
Por
isso, é importante que o gestor crie a sensação de proximidade com seus
liderados. Afinal, mesmo a distância, eles passam a maior parte do dia juntos.
Que tal marcar um happy hour online? Ou até mesmo um amigo secreto com um
vale-presente?
Fortaleça
o relacionamento com o seu time em assuntos que não são apenas do trabalho
Com
isso, o momento do feedback será ainda mais tranquilo e irá fluir como reunião
de alinhamento.
Aumente
a performance da equipe
Com todas essas dicas, o feedback tem tudo para acontecer de maneira harmônica,
contribuindo para gerar mais eficiência e colaboração.
Preparado para seu próximo feedback?
Isabelle Araujo - diretora de Operações da
TotalPass, empresa de benefício corporativo que visa qualidade de vida.
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