Divulgação / MF Press Global |
Atualmente, a Ordem dos Advogados do Brasil conta
com mais um de profissionais inscritos, o que confirma que o mercado da
advocacia no país está em constante crescimento. Esta atividade movimenta cerca
de R$ 50 bilhões por ano. No entanto, a quantidade de pessoas exercendo esta
profissão acende o alerta para a desvalorização da categoria.
“Pode dar uma olhadinha, Doutor?” A frase
tipicamente ouvida nos escritórios de advocacia se tornou até recentemente
objeto de uma sátira bem-humorada publicada nas redes sociais. No esquete, um
personagem interpreta um advogado e uma outra a cliente que pede ao
profissional que avalie um processo para ela. Além de dizer que não confia
naquele que já atua em sua ação, a mulher ainda deseja que o outro defensor
faça uma leitura da tramitação do processo sem cobrar por este trabalho.
Tal situação, apesar da forma cômica representada
no vídeo, revela uma desvalorização da categoria, lamenta o advogado Dr. Anselmo
Costa. “O fato de uma pessoa achar que o advogado vai só dar uma olhadinha
de graça em um processo revela como a categoria está passando por este momento
difícil. As pessoas esqueceram que para fazer isso a pessoa teve que estudar
por tantos anos para adquirir a formação necessária que a capacitasse para
fazer isso. E esta preparação leva anos e um grande investimento financeiro”,
explica.
De acordo com pesquisa da Datafolha realizada no
início deste ano, a maior parte da categoria atua na área de família e
sucessões, seguida pelas áreas: trabalhista, previdenciário, consumidor e
criminal. “São áreas que têm um contato mais direto com o anseio da sociedade em
geral. Por exemplo, são nelas que se discutem processos de divórcio, pensão
alimentícia, penas para crimes cometidos, verbas de aposentadoria, enfim, são
assuntos que demandam uma atenção especial das pessoas, pois afetam diretamente
suas vidas”, acrescenta Dr. Anselmo.
Para reverter o quadro de
desvalorização, o advogado acredita que a conscientização deve ser feita em
toda a sociedade: “É preciso reforçar o quanto aquela pessoa se preparou para
chegar até ali. São muitos anos de estudo investido na capacitação
profissional, por isso é necessário deixar isso bem claro para quem procura um
advogado. Se a pessoa chegou até lá, ela teve muitos méritos e isso merece o
devido reconhecimento. Talvez uma campanha na mídia seja uma boa oportunidade
para reforçar isso”, completa.
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