De janeiro a setembro de 2020 o número somou 754 pedidos
Os pedidos
de falências requeridas de janeiro a setembro desse ano somam a menor quantia
em dez anos (2011 a 2020), de acordo com levantamento da Serasa
Experian. No período, foram 754 solicitações, bem abaixo dos 1.100
pedidos feitos de janeiro a setembro de 2019 e quase 50% menor que o registrado
no mesmo período em 2011. Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, o
fato de os pedidos de falências serem os menores dos últimos 10 anos é muito
positivo. Principalmente, porque mostra que, ao invés de pedir falência, as
empresas têm procurado usar ferramentas que permitem recuperar créditos de uma
forma mais eficiente e menos custosa do que por meio de vias judiciais.
Pedidos mensais de falências
Na comparação apenas mensal, foram realizados 82 pedidos de falência, uma queda
de 19,6% ante agosto, quando foram verificados 102 pedidos.
Tendo como
base a comparação de setembro contra agosto também ocorreu queda em todos os
portes. Em setembro, foram verificados 47 pedidos de falência de micro e
pequenas empresas ante 54 em agosto. Entre as médias, houve queda de 24 para 15
pedidos e, entre as grandes, de 24 para 20.
Já em
relação ao setor no confronto mês a mês, a Indústria apresentou alta no número
de pedidos, passando de 20 para 25. Comércio e Serviços caíram de 102 para 82
e, de 49 para 28, respectivamente.
Recuperação judicial
O número de pedidos de recuperação judicial no acumulado em 10 anos atingiu
955, mas não é o menor do período. No entanto, na comparação mensal houve queda
de 34,1%, passando de 132 em agosto para 87 em setembro.
Por porte,
na comparação mensal houve queda nas micro e pequenas empresas de 95 para 58 e
nas grandes de 18 para 10. Já os pedidos das médias ficaram estáveis em 19.
Quando
considerado por setor, os pedidos do Comércio cresceram de 31 para 33. Já
Indústria e Serviços apresentaram declínio de 19 para 11 e de 83 para 32,
respectivamente.
Serasa
Experian disponibiliza material para impulsionar a saúde financeira
Para cuidar da saúde financeira da empresa e atravessar esse período
desafiador, é importante pensar em ações a curto e longo prazo, sem deixar de
ser cauteloso com as finanças pessoais. Pensando nisso, os especialistas da
Serasa Experian dão algumas dicas importantes para PMEs que podem impulsionar
vendas e aumentar a clientela!
Serasa Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário