As ferramentas
eletrônicas que fizeram a diferença para evitar um número ainda maior de
vítimas do coronavírus seguem indispensáveis
Após a comprovação do aumento de casos
na Europa nos últimos meses e volta do lockdown em diversos países do
continente, é a vez do Brasil encarar a crescente de infectados e uma provável
segunda onda da pandemia de Covid-19. Diferentemente da primeira - que nunca
cessou de fato, dessa vez estamos um pouco mais preparados e adaptados ao isolamento
social e às tecnologias que fizeram com que não precisássemos nos expor em idas
ao mercado e, inclusive, ao médico.
Cadu Lopes, CEO da Doctoralia (https://doctoralia.com.br), maior plataforma de agendamento
médico do mundo, explica como funcionam as tecnologias que facilitaram a vida
de profissionais e pacientes durante o primeiro ápice da pandemia e como elas
seguem sendo importantes para a segunda onda e, inclusive, no pós-pandemia.
Telemedicina
A ferramenta é destaque desde março de
2020, quando seu exercício foi autorizado e regulamentado pela Organização
Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde como medida emergencial. Com
ela é possível realizar consultas sem sair de casa, com diversos profissionais
de saúde, e obter diagnósticos precisos sem necessidade de exposição em uma
clínica ou hospital, os ambientes mais temidos pela população em 2020.
Por ter sido aprovada às pressas,
muitas pessoas ficaram receosas e estranharam esse formato de consulta. Porém,
oito meses depois, a aderência comprova a eficácia dessa ferramenta que já era
estudada e esperada pelo sistema e profissionais de saúde brasileiros há alguns
anos.
Na Doctoralia já são mais de 500 mil
teleconsultas realizadas desde a liberação e 15 mil profissionais de saúde
atendendo via plataforma nessa modalidade. Nosso serviço de telemedicina
garante a proteção dos dados pessoais, pois segue o padrão americano de
criptografia avançada AES e está de acordo com a General Data Protection Regulation
- GDPR, a Lei Geral de Proteção de Dados europeia, e a Health Insurance
Portability and Accountability Act - HIPAA, a Lei de Portabilidade e
Responsabilidade de Seguros de Saúde.
Além disso, o app permite que pacientes
salvem seus médicos favoritos com um único clique, permitindo que criem e
organizem seu time de saúde para consultas por especialidade.
Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
Longe de ser novidade, o PEP é uma
ferramenta bem disseminada em clínicas e hospitais ao redor do país. Seu
objetivo é que toda e qualquer informação útil sobre o histórico médico do
paciente, independente do hospital e localidade do Brasil em que ele vá
utilizar o serviço de saúde, esteja disponível. Aprimorando diagnósticos e
evitando repetição desnecessária de exames, por exemplo.
Tivemos que correr contra o tempo para
que nosso software evoluísse na velocidade exigida pela pandemia. Além da
agenda médica e histórico de consultas, incorporamos as seguintes
funcionalidades:
• Área para registro de diagnósticos,
antecedentes e medicamentos.
• Importação da base de pacientes de
documentos em formatos .csv ou .xls.
• Possibilidade de anexar arquivos,
como resultados de exames e imagens.
• Emissão de atestados e prescrições
digitais.
Prescrição eletrônica
Recomendada pelos mais importantes
órgãos de saúde do Brasil, Anvisa, Ministério da Saúde, Conselho Federal de
Medicina e Conselho Federal de Farmácia, está diretamente ligada às tecnologias
anteriormente citadas. É um diferencial no prontuário eletrônico e a conclusão
da telemedicina.
Um benefício principalmente ao
paciente, não só por nos poupar da temida "letra de médico", mas por
evitar a necessidade de exposição quando há prescrição de medicamentos
controlados, principalmente para os idosos. Hoje, as grandes redes de farmácia
aceitam prescrição eletrônica para a entrega de remédios a domicílio. É outra
realidade que esperamos manter no pós-pandemia.
Por mais que essas e outras
tecnologias, voltadas ou não à área da saúde, estejam em alta agora, elas não
foram pensadas ou desenvolvidas da noite para o dia. São anos de um trabalho
sério e pautado, inicialmente, na segurança do paciente e consumidor. O papel
dessas ferramentas é trazer mais qualidade de vida para ambos os lados,
estejamos dentro ou fora de uma pandemia.
App para pacientes
A ferramenta fortalece ainda mais o
propósito global da Doctoralia: encurtar o tempo de dor do paciente e tê-lo no
centro do cuidado. O aplicativo é uma extensão do site e ganhou uma nova versão
na pandemia. A novidade facilita os cuidados com a saúde e permite que o
paciente faça suas escolhas com autonomia e segurança.
Além de agendar uma consulta pelo smartphone de forma rápida e fácil, é
possível ler as opiniões de outros pacientes, o que possibilita encontrar o profissional
com melhor classificação na área buscada. E por meio do chat, o paciente pode
esclarecer suas dúvidas de forma direta e imediata com o profissional de saúde,
antes ou depois da consulta, além de poder enviar ou receber imagens e
resultados de exames. A gestão da consulta fica totalmente sob o poder do
paciente: confirmação, alteração ou cancelamento do compromisso. O novo App
permite ainda verificar a localização exata do consultório e abrir diretamente
no aplicativo de mapas do celular para encontrar o melhor trajeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário