O principal objetivo dos políticos é convencer o seu eleitor através de um discurso claro, conciso e eficiente.
As eleições de 2020 terão uma abordagem bem diferenciada
e atípica. Muitas atividades presenciais não poderão ser realizadas, devido às
normativas legais do TSE e do TER, mas, também, devido aos cuidados decorrentes
das normativas sanitárias de prevenção ao Covid-19. É importante que os
candidatos consultem essas normativas para não comprometer a campanha.
Nessas eleições os candidatos e candidatas a
vereadores, prefeitos e vice prefeitos, terão grandes desafios para atingir seu
público alvo. Será uma campanha preferencialmente online.
Na primeira quinzena de setembro, iniciam as
convenções partidárias e, após as convenções, inicia-se, oficialmente, a
campanha, para candidatos(as).
“Aqui vão algumas perguntas que você precisa
responder: Você está pronto? Você já definiu uma equipe de apoiadores
para coordenar a sua campanha? Com no mínimo 10 pessoas? Você já definiu seu
mote, slogan, cores e discurso de campanha? Você tem uma plataforma de ação
como candidato(a)? Você já tem planejamento de campanha?” questiona Sirley
Machado Maciel, Analista comportamental, terapeuta e escritora.
Essas perguntas precisam ser respondidas com
assertividade para que o candidato entre para valer na disputa eleitoral e
óbvio, saia na frente.
O Instituto Intrepeds Desenvolvimento, há 30 anos
desenvolve programas de treinamento no campo da Oratória Assertiva e, para os
períodos eleitorais, tem um Programa de Formação, Capacitação e Treinamento
para Candidatos e Candidatas que corresponde a cursos, oficinas workshops e
atendimentos individualizados para contribuir no treinamento desse importante
momento para a cidadania brasileira. “Estamos com o Workshop Para Candidatas e
Candidatos – Estratégias de Campanha Para 2020” apresenta Sirley.
O trabalho realizado pelo Intrepeds parte do
princípio de que a comunicação humana vai muito além das trocas de informações
ou mensagem entre os indivíduos. Ela se materializa através de um processo
orquestrado e organizado, que combinam inúmeros fatores elementares para
resultar numa saudável interação social, política e econômica.
Todo o candidato nasce de uma experiência de
liderança junto à comunidade, o ato de liderar pessoas, passa por ações
comunicacionais, que requer treinamento e compreensão dos processos de
relacionamento interpessoal, como se estabelecem a criação de vínculos
positivos e como os mesmos podem resultar em integração e interação entre os
envolvidos de forma eficiente, produtiva e criativa.
“Hoje, o maior instrumento para uma campanha
eleitoral eficiente e produtiva, se chama Comunicação e Oratória Assertiva, ou
seja, passa pela capacidade de persuadir e convencer as pessoas sobre você e
suas propostas de maneira assertiva e não violenta” explica.
Os Candidatos e Candidatas enfrentarão um público
descrente com a política, com os políticos, em plena onda de pandemia, crise
econômica, marcada por desemprego e muitas incertezas. Como romper os desafios
da descrença e desesperança e se diferenciar no meio da multidão?
Algumas técnicas são fundamentais para conseguir
seus objetivos e sair na frente.
1) Sua história de vida e de liderança:
Valorize sua história e as conquistas que teve
junto ao seu público; nenhum candidato (a) nasce do nada. São pessoas que têm
uma representatividade, um trabalho e uma inserção social. Esse é o ponto de
partida. Vincule-se positivamente com as pessoas que sempre acreditaram em
você, pois conhecem sua história e sua postura pessoal. Trabalhe com o
respeito, empatia e solidariedade nesse momento tão difícil que estamos
enfrentando.
2) Sua agenda política:
A partir da sua história de liderança junto à comunidade,
criar uma agenda política, com uma plataforma de ação que alinhe propostas
claras, objetivas e concisas de responsabilidades com o cargo a que está se
candidatando. Nada de promessas vagas, ilusórias e sem lógica. A velha política
do “Toma lá, dá cá, já era”!
3) Legitimidade e autoridade:
É a sua história que nasce a legitimidade de sua
liderança. Se você nunca atuou em determinada área, não tem e nem é autoridade,
portanto, não tem representatividade. Portanto, se apresentar com essa agenda,
soa como oportunismo e politicagem. Essa postura, não pega mais!
4) Organização e estruturação de campanha:
A partir daí, inicia o processo de organização,
estruturação da campanha, que deverá contemplar atividades organizativas,
administrativas, comunicativas e de mobilização.
“A prática da Oratória Assertiva e da comunicação
não violenta são os mais perfeitos instrumentos do ser humano para persuadir,
mostrar, confrontar, debater, convencer e influenciar as pessoas. Assim, o
Workshop Para Candidatas e Candidatos – Estratégias de Campanha Para 2020 tem
como objetivo, criar um espaço de capacitação, treinamento e de desenvolvimento
dessas competências e habilidades” finaliza.
INTREPEDS
– Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser
Sirley
Machado Maciel - Analista comportamental, terapeuta e escritora
Site: www.intrepeds.com
Facebook:
Intrepeds.Desenvolvimento
Cel:
(41) 99996-7063
Facebook: Sirley Machado Maciel Intrepeds
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