Por meio de ferramentas é possível assegurar a atenção dos pequenos e ajudar no processo de desenvolvimento durante o isolamento social
Em
todo o país, alunos das redes pública e privada, da Educação Infantil ao Ensino
Superior, estão tendo aulas e atividades remotas para seguir as recomendações
de distanciamento social causada pela pandemia da Covid-19. Diante este
cenário, o segmento de Educação Infantil e as demandas das escolas que possuem
este segmento, tem demandado esforço dos docentes/gestores para encontrar
alternativas às aulas presenciais.
Com
a proposta de auxiliar os pais nesse período e apresentar um formato mais
adequado para manter as disciplinas escolares dessas crianças, o Professor
Douglas Lopes, Assessor Pedagógico do SAE Digital, apresenta algumas dicas
e ferramentas que podem ser úteis para assegurar os alunos e ceder a
assistência essencial durante as aulas, os exercícios e as atividades
extracurriculares que os educadores recomendam.
Antes
de qualquer coisa, é importante entender que isolamento social não é sinônimo
de férias, as crianças necessitam ter a rotina e cumprir a carga horária
apresentada pelas escolas. “Ter esse primeiro ponto em mente é ideal para
evitar frustrações de pais e filhos, nada de sobrecarregar as crianças, é
importante balancear as atividades com brincadeiras lúdicas e interativas, já
que nessa faixa etária as escolas costumam apresentar tarefas educativas nestes
formatos”, explica o Professor Douglas.
Outro
ponto a se frisar é: casa não é escola. É importante explicar às crianças que
nesse momento o aprendizado será de forma on-line, contando de forma educativa
a atual situação ligada a pandemia. Exigir que a criança se comporte da mesma
maneira que estaria na escola não é o ideal, isso pode causar irritabilidade
aos pequenos e afetar a paciência dos pais. Não é necessário se cobrar tanto
quanto ao ensino e resultados, pais não são professores, a proposta é apenas
apoiar e ajudar durante esse processo. E a rotina de aprendizado é
imprescindível para as crianças, é adequado que seja considerado o espaço e as
possibilidades do ambiente domiciliar a partir dos direcionamentos feitos pelas
escolas em seus programas.
Para
deixar a criança mais a vontade é interessante preparar um ambiente adequado
para o momento das aulas. “Não precisa mudar a decoração da casa, mas trazer
um cantinho com colagens, atividades realizadas pelas crianças, até mesmo,
porque esse momento é válido a partir das experiências, das interações e das
brincadeiras sobre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento determinados
pelos direcionamentos das escolas, sobretudo, propiciar um ambiente pedagógico
ainda que seja em casa estimula o aprendizado”, comenta o professor.
Além
dessas, o profissional apresenta mais dicas essenciais que podem auxiliar nesse
período, são elas:
Respeite a vontade da criança - é necessário
levar em consideração a vontade das crianças, elas estão em um período de
aprendizagem, tudo tem seu tempo mesmo que seja durante as brincadeiras
educativas. Respeitar o tempo da criança e evitar comparações é um ponto
conveniente para o desenvolvimento.
Mantenha contato com a escola - essa dica
é especialmente útil para tempos de ensino à distância. A primeira infância é
uma faixa etária muito delicada para acompanhar aulas on-line e o ensino remoto
pode não trazer os mesmos resultados. Para além das atividades extras
desenvolvidas em família, se a criança não estiver conseguindo acompanhar as
aulas ou tarefas escolares, vale pedir ajuda da escola;
Acompanhamento
de um adulto – estar junto da criança nesse
momento é ideal para ajudar no processo de aprendizagem. A criança precisa ter
alguém ao seu lado para tirar dúvidas e também para acompanhá-la nas
atividades, mas também é importante dar liberdade para que os pequenos realizem
as atividades sozinhos. O aluno protagonista é o que queremos.
Utilize
de jogos e brincadeiras - durante esse processo durante o
processo usar ferramentas lúdicas e criativas ajudam no aprendizagem e
desenvolvimento das crianças. É adequado que essas ferramentas sejam
monitoradas e acompanhadas por um adulto e essa ludicidade compõe inúmeras
possibilidades, contação de histórias, construção de jogos e brinquedos com
materiais recicláveis, construção de fantoches, experiências científicas,
experiências culinárias, etc.
Como
reforço, o SAE Digital tem disponibilizado vídeos interativos voltados para
alunos da Educação Infantil em seu canal do Youtube
e também no seu ambiente virtual de aprendizagem - AVA. São três conteúdos por
semana com desafios lúdicos e interativos que propõem a investigação da criança
e do adulto que a acompanha a realizarem, juntos, determinadas ações, como a
construção de brinquedos e experimentos científicos feitos com materiais
facilmente encontrados em casa.
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