Para qualquer cargo que uma pessoa venha a ocupar é importante que ela invista em atualizações de seus conhecimentos técnicos, que mantenha a leitura sobre atualidades em dia, e sempre faça cursos que renovem seu conhecimento. Mas você já parou para pensar que as suas competências emocionais podem interferir para você avançar na sua carreira?
As empresas precisam avaliar as competências técnicas, mas tão
importante quanto são as habilidades interpessoais conhecidas como "soft
skills". Se você nunca ouviu o termo, sabia que as soft skills são uma
série de competências que tem pouca ligação com a formação acadêmica e sim com
as habilidades de inteligência emocional que apenas os humanos conseguem
desenvolver.
As mais conhecidas são: comunicação clara, gestão do tempo,
capacidade de resolver problemas, flexibilidade e adaptabilidade aos desafios,
facilidade para trabalhar em equipe, atitude positiva e autoconfiança. No
entanto algumas habilidades importantes não são tão conhecidas, como o
gerenciamos das nossas próprias emoções e a forma como lidamos com os
relacionamentos.
Para conquistar esses atributos, investir no autoconhecimento é
cada vez mais importante, tanto para aprimorar essas capacidades, como também
para ampliar a consciência de quais diferenciais você tem como profissional. A
auto avaliação é uma ferramenta essencial para conhecer os seus pontos fortes e
fracos, além de também ajudar a compreender quais são seus próprios objetivos e
valores.
Um ótimo exemplo para ilustrar a grande necessidade das soft
skills foi o que aconteceu, com o início da pandemia do novo coronavírus. De
repente, as pessoas tiveram que mudar por completo a sua rotina e as que tinham
maior domínio emocional foram menos impactadas neste cenário. Isso porque essas
pessoas conseguem gerenciar melhor as suas emoções, o que contribui para se
adaptarem a mudança, resiliência para lidar com contratempos, otimismo e o bom
humor, mesmo em uma situação adversa.
Diversos estudos mostram que o quanto o bom humor e a felicidade
impactam diretamente na produtividade das pessoas dentro da empresa.
Profissionais com humor positivo possuem maior criatividade, maior capacidade
de resolver problemas, mais flexibilidade na rotina, e mais eficácia na tomada
de decisões. Enquanto uma pessoa com humor negativo tem pouca atenção aos
detalhes, gera desarmonia no ambiente corporativo, afinal as emoções são
contagiosas, sejam elas negativas ou positivas.
Muitas pessoas já possuem soft skills mas, se este não é o seu
caso, confira algumas dicas sobre como despertar sua competência emocional:
Gerenciar suas emoções: não quer dizer que
você vai bloquear suas emoções, na verdade você precisa aprender a viver com
suas emoções.
Preste atenção nas próprias emoções: parece
simples, mas muitas pessoas não conseguem se observar e identificar as próprias
emoções. Por isso, sugiro um exercício bem simples, que é anotar tudo o que
está sentindo e o que uma situação desconfortável causa em você e, depois, com
calma, reflita sobre cada item anotado.
Buscar motivações: o estresse é visto como negativo, no
entanto o estresse agudo, ou seja, o que é momentâneo, é importante para você
buscar novos planos, e sair do piloto automático. Assim busque ter planos
claros e possíveis para cada das suas metas e, caso o plano A não dê certo, vá
com confiança para o plano B.
Trabalhar a empatia: para ter
empatia, você precisa sentir as emoções. Se você não se permite sentir emoções,
como conseguirá detectá-las em outras pessoas? Faça um esforço consciente,
atenção em você para se conhecer. Depois atenção plena com a pessoa que estiver
na sua frente, vale a pena, afinal a empatia é uma fonte construtora de
relacionamentos.
Cris Kerr -CEO
da CKZ Diversidade, consultoria especializada em Inclusão & Diversidade,
professora da Fundação Dom Cabral, Mestra em Sustentabilidade e idealizadora do
10º Super Fórum Diversidade & Inclusão, evento que apoia as corporações a
construírem ambientes mais diversos e inclusivos, tornando-as mais inovadoras e
sustentáveis.
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