Infográfico Resultados de
Paraisópolis |
O projeto Bora Testar, criado para levar testes de
diagnóstico às maiores favelas do país com o objetivo de ajudar na prevenção da
saúde dessa população e gerar dados que traduzam a realidade desses
territórios, finalizou a primeira etapa da campanha ao atender moradores de
Paraisópolis, em São Paulo e apresenta os resultados dessa primeira operação.
Dividida em sete quadrantes compostos por 42
setores censitários, os mesmos utilizados pelo IBGE para mapear a região, três
equipes compostas por enfermeiros e entrevistadores se organizaram para visitar
as casas, realizar a triagem para os testes e, quando necessário, aplicar os
exames diagnósticos. A ação ocorreu entre os dias 8 e 12 de setembro.
As equipes percorreram os sete quadrantes de
Paraisópolis e fizeram a triagem com 400 moradores. Desse total, 28% foram
encaminhados para os exames e 6,3% tiveram resultado positivo para a Covid-19.
“Esta é uma amostra probabilística que trabalha com o número de entrevistas
correspondentes aos locais, os quais são divididos de maneira proporcional ao
número de domicílios e nos dá confiança de resultados”, explica Emilia Rabello,
sócia-fundadora da OutDoor Social, uma das idealizadoras do projeto.
A partir do questionário também é possível traçar
um perfil dos moradores. Entre os que apresentaram resultado positivo para o
coronavírus, 48% têm renda familiar até R$ 1045. Não há distinção entre o grau
de instrução, foram contaminados igualmente 40,7% dos que têm o fundamental
incompleto e os que têm ensino médio e superior incompletos. Mas o
contágio se deu com maior incidência entre os moradores que saem de casa para
trabalhar (51,9%).
O levantamento deixa claro que pessoas que trabalham
com atendimento presencial (serviços) estão mais suscetíveis à contaminação com
40% dos resultados positivos e 50% que servem na área de saúde.
A triagem traz também perguntas sobre sintomas
apresentados anteriormente à data do questionário e no dia da visita, e esses
dados apresentam mudanças. Entre os sintomas anteriores (entre março e agosto),
a falta de olfato e paladar eram as principais manifestações e afetaram 23% das
pessoas, além de tosse 22% e febre e calafrios 21%. Na data da visita, apenas
4% apresentavam os sintomas mais conhecidos da doença: a ausência de olfato e
paladar, enquanto a tosse e nariz congestionado eram 6,5%. Entre os que tiveram
sintomas, apenas 11% disseram ter procurado orientação médica.
O formulário utilizado para triar e encaminhar as
pessoas para o diagnóstico foi criado por um grupo de médicos, parceiros do
Bora Testar, e desenvolvedores da plataforma Ciente (https://app.ciente.net/covid/),
por meio da qual os comunitários são questionados sobre seus sintomas. A partir
destas informações é possível o cruzamento de dados para retratar a pandemia
nas favelas brasileiras, de comunidade em comunidade, até o final da campanha.
“A testagem é uma das principais ferramentas para
zelar pela saúde e pela vida dessas pessoas, mas a triagem é fundamental para
otimizar a utilidade e o desempenho dos testes para que os resultados sejam
mais fidedignos – como funciona melhor, com maior precisão e maior
confiabilidade”, explica a médica infectologista Juliana Arruda de Matos, uma
das desenvolvedoras da plataforma Ciente.
Censo das Favelas - No
Brasil, existem mais de 6.300 favelas, segundo o IBGE, que abrigam 13,4 milhões
de pessoas, retratando uma grande desigualdade social de acesso à saúde. Por
isso, uma das maiores preocupações com o contágio da Covid-19 tem sido a
disseminação e a letalidade do coronavírus nessas comunidades, que se
caracterizam por terem residências muito próximas, famílias vivendo em casas de
cômodo único, dificuldade no abastecimento de água, pouco acesso ao saneamento
básico e socialmente distantes de serviços de saúde adequados.
Paraisópolis é uma das maiores favelas do Brasil,
com aproximadamente 60 mil habitantes e faz parte do grupo G10 - um bloco de
líderes e empreendedores de impacto social que reúne as 10 maiores favelas do
Brasil e que participa como parceiro logístico para a realização da triagem e
dos testes aplicados pela Campanha Bora Testar nessa comunidade.
“Nossa preocupação, além de levar os testes aos que
mais precisam para cooperar com a prevenção da doença, é poder contribuir com
dados que ajudem a traçar políticas públicas para o atendimento de uma das
populações mais vulneráveis de nossa sociedade”, complete Claudia Daré,
diretora executiva da LatAm Intersect PR, também idealizadora da Campanha Bora
Testar.
A metodologia aplicada na triagem também auxilia no
combate à COVID 19 de maneira objetiva, pois relevou que os casos positivos
estao concentrados em três unidades censitárias, com prevalência no quadrante
seis, no setor um (ver mapa).
Segundo Gilson Rodrigues, coordenador nacional do
grupo G-10 das Favelas, esta é a região central da comunidade, onde há maior
concentração de pessoas, e próxima a um córrego, onde o esgoto corre a céu
aberto. “Não resta dúvidas que essas condições são fatores propícios para a
contaminação. Apesar de todo o esforço que dedicamos para dar melhores
condições aos moradores, políticas públicas são ainda mais necessárias” afirma.
Outras ações da Campanha Bora Testar já estão
programadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O projeto conta com apoio de
empresas solidárias e também com uma plataforma de crowfunding para compra de
testes e suporte logístico. A próxima comunidade a ser testada será Heliópolis,
também em São Paulo. Para contribuir com a campanha, com qualquer valor a
partir de 10 reais, basta acessar a plataforma.
Sobre a Campanha Bora Testar
Idealizada para levar testes de diagnóstico da
Covid-19 às favelas do Brasil, o objetivo da campanha é ajudar a preservar a
saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade
desses locais.
Com quatro pilares básicos: informação, triagem,
exames com sintomáticos e rastreamento, a campanha foi criada e desenvolvida
pela Outdoor Social, Alchemy Strategy e Latam Intersect PR, empresas de
comunicação que se uniram com suas diferentes especialidades para realizá-la.
Sobre os realizadores
da Campanha
Outdoor Social
www.outdoorsocial.com.br ou pelo Instagram @outdoorsocial.
LatAm Intersect PR
Alchemy
http://www.alchemy-strategy.com/
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