De acordo com Alex Vargas, empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, entre as estratégias que possibilitam um contato com o público e a venda de serviços estão as lives. “Essa conexão virtual auxilia na divulgação dos negócios, seja uma marca de roupas, canecas ou qualquer negócio que migrou para o online, por meio de conteúdo relevantes e que atraiam o público, é possível conquistar seguidores que se tornem possíveis clientes. Lives explicando a importância do seu negócio e conversas com outros especialistas de um determinado setor podem ajudar a dar retorno financeiro e a credibilidade que um negócio digital precisa”, aconselha.
Abaixo, o especialista
lista 5 dicas para as PMEs ganharem dinheiro com lives. Confira:
1- Crie uma conta no
Instagram: o primeiro passo é a empresa criar a conta no Instagram e
trabalhar a divulgação desta conta para os clientes. “Pode parecer algo básico,
mas muitas pequenas e médias empresas ainda não tem um posicionamento digital e
com a pandemia acabaram perdendo vendas ou se viram obrigadas a começar o
processo de digitalização forçado”, diz Vargas.
2- Pense nos conteúdos
abordados: é preciso inicialmente criar conteúdo que seja de interesse do
público-alvo daquela empresa. Por exemplo, se for uma loja de roupas femininas,
poderá postar fotos dos produtos, além de criar “stories” com pessoas usando as
roupas. A criação de conteúdo vai estar totalmente alinhada com o público-alvo
da empresa e com os produtos ou serviços que ela vende. “Para fazer o Instagram
crescer, basicamente duas técnicas podem ser aplicadas: criação de conteúdo e
divulgação para os já clientes e usar a plataforma de anúncios pagos do
Facebook Ads, que vincula anúncios no Instagram”, explica.
3 - Defina uma pessoa para
falar:
em caso de lives empresariais, o ideal é que o dono ou fundador assuma o papel.
“Mas isso também não é uma regra, existem muitos líderes que não gostam de
aparecer ou que não conseguem envolver o público. Neste caso, é legal colocar
uma pessoa que tenha aptidão por comunicação para assumir o papel e atrair mais
pessoas interessadas no assunto abordado”, esclarece o especialista.
4 - Invista em um
equipamento básico: a empresa não precisa ter uma super estrutura profissional,
apenas equipamentos básicos que deixem a live com mais qualidade. “A grande
vantagem das lives é a característica informal, por isso um bom celular já é
suficiente para garantir uma boa qualidade de som. Recomendo gravar em um lugar
silencioso e use o fone de ouvido”, aconselha.
5 - Crie conteúdos
exclusivos para vender: a principal estratégia de venda nas lives é criar uma
exclusividade, como por exemplo, os cupons de desconto limitados. “Uma forma
também de garantir que os cliente participem das lives é divulgar anteriormente
que somente quem assistir a live terá acesso aos cupons de desconto
exclusivos”, complementa.
6 - Fique atento com a
logística de entrega: esse é um ponto muito importante, principalmente se a empresa
foca em um negócio regional. “Neste caso, deverá deixar claro na live que
poderá haver diferença de frete. Há também a possibilidade de usar as lives
como impulsionador do negócio, atuando de forma mais nacional”, finaliza Alex
Vargas.
Alex Vargas - empreendedor
digital há mais de 15 anos. Desenvolveu dezenas de negócios na Internet. É
criador de diversos treinamentos online, com destaque para o Fórmula Negócio Online que é considerado o
treinamento mais indicado para quem quer começar um negócio do zero.
Reconhecidamente como um dos mais bem sucedidos profissionais de marketing digital do Brasil. Desenvolveu os
melhores treinamentos para empreendedores digitais, profissionais de marketing
e afiliados da atualidade. Reconhecido pelo mercado como um dos melhores copywriters da atualidade. Criou
cartas de vendas de altíssima conversão. Desenvolveu diversos negócios na
Internet. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do ano de 2019 do
Afiliados Brasil.Motivador de pessoas. Aborda pontos de motivação e mindset
para criação de negócios altamente lucrativos
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