Levantamento inédito do Instituto Data Popular aponta ainda que,
apesar do apoio, para 43% das pessoas força-tarefa prejudicou a economia do
país
PRNewswire/ -- Pesquisa inédita
realizada pelo Instituto Data Popular com a classe C em todas as regiões do
Brasil revela que 74% desejam que a Operação Lava Jato continue. Além disso,
51% avaliam a força-tarefa como ótima ou boa. O levantamento, denominado Data
Check-up Brasil - Classe C, aponta também que o apoio é seguido de uma visão crítica
de 43% dos entrevistados, que afirmam que a ação prejudicou a economia do país.
Essa é a primeira pesquisa com foco exclusivo nesse segmento social, que
representa mais da metade da população.
Entre os que defendem a manutenção
da Operação, a maioria é de mulheres (79%), com 35 a 44 anos (79%) e ensino
médio e superior completos (79%). Outros 21% querem o fim da Lava Jato e 5% não
souberam opinar. O percentual que avalia a força-tarefa como ruim ou péssima é
de 27%.
Além disso, a maioria dos
entrevistados acredita que a Lava Jato é um importante instrumento de combate à
corrupção (74%) e que políticos e empresários terão um comportamento mais
honesto a partir da ação (57%).
Em outra frente, para 53%, juízes e
promotores utilizam a ação para perseguir adversários políticos e que a
força-tarefa comete muitos excessos, impedindo que os denunciados tenham direto
à ampla defesa (42%).
Corrupção
Levantamento aponta ainda que a
maioria dos entrevistados percebe corrupção nos três poderes e no empresariado
brasileiro. Outro dado de destaque é sobre o grau de corrupção: 92% opinaram
que ela está muito presente no Poder Legislativo, 86% no Executivo, 80% no
Judiciário e 87% entre os empresários.
Melhora
Apesar do contexto político, a
maior parte da classe C é otimista com relação ao cenário econômico do país e
aposta em uma melhora nos próximos meses (38%). Para a maioria (53%), haverá
ainda um avanço na renda pessoal.
O objetivo do Data Popular é que a
pesquisa, com foco específico na classe C, seja realizada mensalmente,
abordando assuntos sobre opinião pública/comportamento e mercado/consumo. Nessa
primeira edição, o Data Check-up Brasil - Classe C traz um panorama do cenário
econômico brasileiro, corrupção e Operação Lava Jato, consumo de mídia/redes
sociais e relação com instituições financeiras.
"Queremos dar voz àquela que é
a maior classe social brasileira. Entender seu comportamento, hábitos de
consumo e opiniões. Apesar de tamanha representatividade, essas pessoas ainda
são pouco ouvidas e isso é fundamental para entendermos o contexto social e
econômico atual", afirma Marcio Falcão Lopes, Gerente de Pesquisa e
Inteligência de Mercado do Instituto.
A pesquisa ouviu 1.020 pessoas com
renda entre R$ 1.646,95 e R$
4.144,67, em 33 cidades brasileiras (escolhidas a partir de critérios
populacionais), sendo 19 delas capitais. A margem de erro do levantamento,
realizado entre os dias 4 e 18 de setembro, é de 3 pontos percentuais, para
mais ou para menos.
Classe C
Para compreender quem é o público
pertencente à classe C, há diferentes critérios estabelecidos por instituições
e especialistas da área. O principal deles é a renda mensal. Dados do IBGE
revelam que esta é a maior parcela da população brasileira, representando 51%.
Segundo o Data Popular, o protagonismo dessas pessoas é crescente e formado por
um público heterogêneo com poder de consumo ativo.
Data Popular
Com 17 anos de mercado, o Instituto
Data Popular é uma empresa de referência quando o assunto é pesquisa e consumo
popular no Brasil. O foco da sua atuação é mostrar "o Brasil de
verdade", ouvindo, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas,
consultoria e outras metodologias o público das classes C, D e E.
FONTE
Instituto Data Popular
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