![]() |
divulgação / Colégio Positivo |
Especialista orienta na escolha do presente
ideal
Escolher
presente para crianças geralmente é uma tarefa difícil e que gera muitas
dúvidas. Saber o que presentear de acordo com a idade pode beneficiar a
diversão e, até mesmo, proporcionar mais segurança para as crianças durante a
brincadeira. Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado em 12 de
outubro, a psicóloga escolar do Colégio Positivo Internacional, Michelle
Cristina Norberto, orienta como presentear os pequenos.
De
acordo com a especialista, no processo de desenvolvimento cognitivo de uma
criança, as brincadeiras possuem uma função importante e os brinquedos, por sua
vez, são ferramentas fundamentais nesse processo. “Na escolha de um brinquedo,
alguns cuidados são fundamentais, como a identificação de quais estímulos à aprendizagem
ele proporciona, se é adequado quanto à segurança e se possui certificação do
INMETRO”, reforça Michelle. Com relação aos estímulos para o desenvolvimento
infantil, alguns brinquedos são mais adequados para determinadas fases do
desenvolvimento.
De
0 a 2 anos:
brinquedos coloridos, com sons e texturas diferentes são ideais para crianças
de até dois anos, já que estimulam o desenvolvimento das percepções táteis,
auditivas, visuais e psicomotoras. Segundo a psicóloga, esse é o período de
maior desenvolvimento da criança e com maiores saltos de aprendizagem. “Os
brinquedos ideais são os que propiciam estímulos sensoriais e coordenação
motora, como objetos sonoros, mordedores, móbiles, jogos de encaixe, jogos de
ação e reação para bebês e que se desloquem a partir do movimento da criança”,
sugere.
De
2 a 4 anos: Nesta
fase, a criança aprende muito por imitação e inicia os jogos simbólicos e o faz
de conta. Os brinquedos que permitem e estimulam o faz de conta são os mais
indicados. Exemplos de brinquedos são os blocos de montar, jogos de panelinhas,
kits de ferramentas, fantasias, bonecos e bonecas, brinquedos que recriam
cenários e jogos de encaixe.
De
4 a 6 anos: princesas,
bonecas, cavaleiros e futebol são as atividades preferidas desta faixa etária.
“Para essas crianças, os brinquedos podem ser ferramentas também no
desenvolvimento do aprendizado acadêmico, estimulando a memória, a coordenação
motora fina e ampla, a coordenação viso-motora, a atenção, o raciocínio e a
criatividade. Algumas possibilidades são massinhas, tintas, bolas de diferentes
tamanhos, quebra-cabeças, Lince, jogos de alinhavo, fantasias e blocos de
montar”, diz Michelle.
A
partir de 6 anos: nesta
fase, as crianças já conseguem expressar seus interesses e vontades e os brinquedos
podem ser mais direcionados a partir das características e aspectos motores de
cada um. “Cada dia mais a interação social e entre os pares se mostra mais
presente nas brincadeiras; o brincar de faz de conta já ocorre em grupo, já há
elaboração de contextos e troca de papéis. São importantes brinquedos que sejam
utilizados em grupo, como jogos de tabuleiro, corda, bola, jogos de regras que
exijam troca de turnos (minha vez/sua vez) e saber lidar com o ganhar e
perder”, sinaliza a psicóloga.
A
partir de 8 anos:
as crianças já conseguem expressar seus interesses e vontades. Por isso, os
brinquedos já podem ser mais direcionados a partir dos interesses da criança,
para estimular os aspectos motores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário