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quarta-feira, 9 de outubro de 2019

3 dicas para ajudar clientes a se tornarem parceiros do seu trabalho


 Divulgação

Você está produzindo bons releases, conversando com os jornalistas e os resultados ainda não vieram? A sugestão da Press Manager, empresa que lançou a primeira plataforma completa para o serviço de divulgação de empresas é fazer do cliente um parceiro do seu trabalho.


 “Não é tarefa simples explicar aos clientes que não temos poder sobre o que é divulgado na imprensa, que assessoria não é garantia de divulgação e muito menos que o timing dos veículos não acompanha a lógica da assessoria, mas a das oscilações do mercado”. A frase é de Eduardo Rocha, CEO da Press Manager, primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço de divulgação. Segundo Eduardo, quando conseguimos que os clientes se tornem nossos parceiros, compreendendo as fases de divulgação e ajudando, fornecendo dados relevantes, as relações ficam mais simples.

Para ajudar as agência e assessores a investirem nessa proximidade, Eduardo elencou três dicas. Confira:


Fale com ele o máximo que puder. Feedbacks são sempre bem-vindos.

Se você mantiver uma relação próxima com seus clientes, fazer com que eles sejam parceiros do seu trabalho ficará muito mais fácil. Para quem está do lado de fora e pagando para ser fonte de imprensa, muitas vezes é difícil de entender quando os resultados não vêm a galope. E eles quase nunca vêm, certo? Então, mantenha uma rotina de feedbacks, deixe o cliente entender o que está acontecendo e ganhe em credibilidade e engajamento.


Mostre cases de outros clientes para que ele entenda em que parte do caminho de reconhecimento ele está.

Mostrar para seus clientes que o tempo é uma constante para todo mundo que contrata assessoria pode ser uma ótima estratégia para evitar estresse. Tem cliente que leva seis meses para começar a dar resultados, a gente sabe disso. Uma coisa é certa: quando uma marca ou um porta-voz é finalmente aceito pela imprensa, tudo parece correr melhor. Mas é preciso ter paciência para aguardar o timing. Conhecer cases anteriores de sucesso e de diferentes tempos também pode ser uma ótima forma de ganhar confiança do cliente.


Gere relatórios completos, com os quais ele vai entender o que está sendo feito.

Gerar relatórios que ajudam a mostrar o seu dia a dia de trabalho pode ser uma ótima saída. Especialmente no que diz respeito ao follow-up. Se tornar o cliente seu parceiro não é uma tarefa simples, é preciso que ele entenda que falar com a imprensa, nos dias de hoje, também não é. Levamos, muitas vezes, semanas para ter um retorno de veículos maiores. E essa rotina de ligações e negativas, que faz parte do trabalho, é preciso ser reconhecida pelo maior interessado no assunto.

Para Eduardo, gerar essa proximidade com seus clientes, trazendo-os mais para perto da sua rotina de trabalho, pode ser um fator extenuante do estresse gerado em períodos de menor resultados, ou quando o cliente ainda não se tornou uma fonte real de imprensa. “Essa relação mais aberta e próxima pode ser o ingrediente que falta para dias menos estressantes e planejamentos ainda mais assertivos”, finaliza ele.





Fonte: Press Manager 



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