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Divulgação |
Você está produzindo
bons releases, conversando com os jornalistas e os resultados ainda não vieram?
A sugestão da Press Manager, empresa que lançou a primeira plataforma completa
para o serviço de divulgação de empresas é fazer do cliente um parceiro do seu
trabalho.
“Não é
tarefa simples explicar aos clientes que não temos poder sobre o que é
divulgado na imprensa, que assessoria não é garantia de divulgação e muito
menos que o timing dos veículos não acompanha a lógica da assessoria, mas a das
oscilações do mercado”. A frase é de Eduardo Rocha, CEO da Press Manager,
primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço
de divulgação. Segundo Eduardo, quando conseguimos que os clientes se tornem
nossos parceiros, compreendendo as fases de divulgação e ajudando, fornecendo
dados relevantes, as relações ficam mais simples.
Para ajudar as agência e assessores a investirem
nessa proximidade, Eduardo elencou três dicas. Confira:
Fale com ele o máximo que puder. Feedbacks são
sempre bem-vindos.
Se você mantiver uma relação próxima com seus
clientes, fazer com que eles sejam parceiros do seu trabalho ficará muito mais
fácil. Para quem está do lado de fora e pagando para ser fonte de imprensa,
muitas vezes é difícil de entender quando os resultados não vêm a galope. E
eles quase nunca vêm, certo? Então, mantenha uma rotina de feedbacks, deixe o
cliente entender o que está acontecendo e ganhe em credibilidade e engajamento.
Mostre cases de outros clientes para que ele
entenda em que parte do caminho de reconhecimento ele está.
Mostrar para seus clientes que o tempo é uma
constante para todo mundo que contrata assessoria pode ser uma ótima estratégia
para evitar estresse. Tem cliente que leva seis meses para começar a dar
resultados, a gente sabe disso. Uma coisa é certa: quando uma marca ou um
porta-voz é finalmente aceito pela imprensa, tudo parece correr melhor. Mas é
preciso ter paciência para aguardar o timing. Conhecer cases anteriores de
sucesso e de diferentes tempos também pode ser uma ótima forma de ganhar
confiança do cliente.
Gere relatórios completos, com os quais ele vai
entender o que está sendo feito.
Gerar relatórios que ajudam a mostrar o seu dia a
dia de trabalho pode ser uma ótima saída. Especialmente no que diz respeito ao
follow-up. Se tornar o cliente seu parceiro não é uma tarefa simples, é preciso
que ele entenda que falar com a imprensa, nos dias de hoje, também não é.
Levamos, muitas vezes, semanas para ter um retorno de veículos maiores. E essa
rotina de ligações e negativas, que faz parte do trabalho, é preciso ser
reconhecida pelo maior interessado no assunto.
Para Eduardo, gerar essa proximidade com seus
clientes, trazendo-os mais para perto da sua rotina de trabalho, pode ser um
fator extenuante do estresse gerado em períodos de menor resultados, ou quando
o cliente ainda não se tornou uma fonte real de imprensa. “Essa relação mais
aberta e próxima pode ser o ingrediente que falta para dias menos estressantes
e planejamentos ainda mais assertivos”, finaliza ele.
Fonte: Press Manager
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