Apesar
dos recursos tecnológicos otimizarem os processos organizacionais, é preciso
ter cuidado para não comprometer a imagem
Segundo informações divulgadas pelo Banco Mundial, as companhias
que priorizam o uso da tecnologia são capazes de crescer 9,5 vezes mais do que
as que dispensam esta espécie de investimento. Ao trazer a temática para o
Brasil, é possível afirmar que a aquisição de recursos tecnológicos no país
aumentou em 4,5%. Diante deste panorama, as diferenças de tempo e espaço físico
deixam de ser uma barreira para a integração de pessoas que contam com uma
ampla gama de aplicativos no momento de conectarem-se. Este é o caso do
WhatsApp.
A ferramenta voltada inicialmente para conversas do âmbito
pessoal, atualmente também está inserida no ambiente corporativo sendo uma das
alternativas para a comunicação interna. Neste contexto, apenas 23,5% das
empresas oferecem treinamento para o manuseio adequado da tecnologia - o que
resulta em um compartilhamento de memes, piadas e correntes entre 20,1% dos
participantes de grupos de trabalho. Já 24,5% dos colaboradores realmente estão
aptos a estimular trocas estritamente organizacionais.
De acordo com José Roberto Marques, fundador do Instituto
Brasileiro de Coaching (IBC), o movimento tem um impacto positivo para os executivos.
Mas, a iniciativa requer certos cuidados.“Devido ao avanço tecnológico, a
comunicação ocorre de maneira acelerada. Para tomar uma decisão estratégica
antigamente era necessário tentar conciliar agendas atribuladas. Contudo, hoje
as atividades são realizadas por meio de simples mensagens virtuais. Ou seja,
trata-se de um caminho para otimizar todos os processos organizacionais. No
entanto, é essencial que os colaboradores saibam manter uma conduta
profissional similar a uma conversa frente a frente com um gestor ou colega”,
afirma.
Pensando em auxiliar os profissionais a aproveitarem ao máximo o
potencial corporativo do WhatsApp, o especialista selecionou as principais
dicas de uso da ferramenta. Confira abaixo:
Compartilhe dados relevantes
Independente da posição na empresa, é fundamental que o
colaborador analise a mensagem antes de enviá-la no grupo de trabalho para
verificar a importância da informação ao contexto profissional de todos os
integrantes. No caso da fomentação de uma discussão relacionada a determinado
projeto, não há necessidade de hesitar em enviar o dado. Porém, se a proposta
for em tom de brincadeira, é melhor evitar. Em suma, o foco na relevância do
conteúdo faz a diferença na comunicação organizacional.
Atente-se a escrita
Mesmo tratando-se de um ambiente virtual, o grupo de WhatsApp
corporativo é composto pelas pessoas do trabalho, o que diminui o caráter
informal da plataforma. Logo, é essencial ter cuidado com a imagem profissional
ao atentar-se a escrita com atenção aos erros gramaticais e abreviações.
Reflita
As trocas de mensagem à distância deixam de apresentar com clareza
a intenção da pessoa do outro lado da tela e esta característica pode ocasionar
ruídos na comunicação. Neste sentido, a sugestão é pensar antes de responder a
um integrante. Portanto, na hora em que um conteúdo parecer inadequado ou
provocação reflita sobre o retorno ideal a fim de evitar desconfortos.
Fuja dos áudios
Cuidado com os áudios em excesso. Afinal, as agendas dos executivos costumam ter pouca disponibilidade de tempo. Neste caso, a dica para transmitir mensagens extensas é a ligação que permite expor as ideias de maneira mais assertiva.
Fique de olho no relógio
Na ânsia de resolver um desafio organizacional ou compartilhar insights
com a equipe de trabalho, as pessoas abusam da facilidade da comunicação
virtual ao enviar mensagens em qualquer dia e horário. Entretanto, o uso
exagerado da tecnologia dentro e fora do expediente pode comprometer a
saúde mental dos colaboradores.
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