Pesquisar no Blog

domingo, 1 de junho de 2014


Etiqueta profissional na Copa
Saiba o que será permitido ou não pelos gestores durante o Mundial de futebol

A menos de um mês para o início da Copa do Mundo, muitas empresas ainda não sabem como vão lidar com o impacto do evento na rotina de seus colaboradores. “É interessante notar que só agora a maioria dos gestores começou a pensar em soluções para a questão, tanto é que alguns clientes estão nos questionando sobre as nossas políticas sobre o assunto para estabelecer parâmetros próprios”, conta Francine Silva, consultora de recursos humanos da Luandre. Enquanto algumas companhias já se decidiram por liberar os funcionários cerca de uma hora e meia antes do início da partida em dias de jogos da seleção brasileira, outras vão usar o primeiro jogo como medida para os demais.

A Luandre, companhia de recursos humanos com mais de 40 anos de mercado, selecionou algumas dúvidas que deverão surgir entre os funcionários durante esse agitado período e escalou um time de consultoras para respondê-las.

Posso negociar horários diferentes durante a Copa?

Se a empresa já possui uma política de flexibilização de horários, tudo bem conversar com o gestor. Mas, se não é o caso do seu local de trabalho, a atitude pode ter um impacto negativo entre os próprios colegas. “Deve existir uma regra para todos. Se só alguns tem o benefício, isso pode gerar problemas entre os demais que não seguirem as regras pré-estabelecidas”, conta Alessandra Torres, consultora da Luandre. Vale, nessa hora, analisar o andamento de suas atividades e do seu grupo e refletir se há urgências ou pendências. “Na hora de negociar com o gestor, exponha a organização de suas tarefas e proponha soluções para necessidades que possam surgir durante sua ausência”, orienta Francine Silva.

Comprei ingresso para um jogo que não é do Brasil, posso pedir uma folga para assisti-lo?
Tudo depende do posto ocupado e do passado do funcionário na empresa, por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente. “É uma negociação direta entre gestão e colaborador e, nesse caso, o histórico profissional é um fator decisivo”, detalha Janice Souza.

Quero muito assistir no estádio todos os jogos de uma seleção, como faço?

Se a situação passa do pontual e vira uma constante, pode pegar mal. “O colaborador poderia ter programado férias ou buscado alternativas para atender seus desejos sem gerar atrito e impactar no seu cotidiano”, explica Roberta Fioravanti. Essa, aliás, parece ser uma das poucas coisas que serão vistas de maneira totalmente negativa durante o Mundial. “Os gestores podem até mesmo se aproveitar desta oportunidade para notar colaboradores que não se enquadram mais e dispensá-los”, completa a consultora.

Posso assistir aos jogos do Brasil e de outras seleções durante o expediente no computador?  

Empresas que possuem sala de descanso, refeitórios ou outros cômodos com televisão deverão transmitir todos os jogos. Se esse for o caso, vale o bom senso na hora de escolher que momentos acompanhar e também na postura. “É importante ter ciência de que, mesmo durante a transmissão, o colaborador está no ambiente do trabalho, e não no sofá de casa com amigos”, aponta Francine Silva. Por isso, palavrões, comemorações exageradas e provocações não são bem vindas. No geral, vale observar as regras da empresa sobre o assunto, já que muitas não permitem que o funcionário use o computador com essa finalidade.

Fui liberado só durante o jogo e devo voltar para o expediente. É permitido tomar uma cerveja enquanto isso?

Se o funcionário vai voltar para o escritório, não é aconselhável tomar nenhum drink. “Vale a mesma premissa do horário de almoço, lanches e etc: se você retornará às suas atividades, não é adequado ingerir qualquer tipo de álcool”, alerta Francine.

Não gosto de futebol. Pega mal ficar no escritório adiantando tarefas mesmo se todos forem dispensados?

São duas possibilidades: ou o evento será encarado como uma programação para toda a equipe – nesse caso, o mais indicado é acompanhar o grupo, mesmo que não goste de futebol – ou os colaboradores não se reunirão durante o jogo. “Se a empresa dá a oportunidade de escolher, o colaborador é livre para tomar a decisão”, esclarece Roberta Fioravanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados